Feed on
Posts
Comments

Vivemos hoje o fim de um longo período de contração cognitiva, algo que podemos chamar de uma ditadura cognitiva, que nos levou a um estágio de baixa qualidade de produção de verdades e de tomada de decisões.

large_anonymous_internet_surfing

Não é a primeira vez que vivemos isso na história.

Porém, é comum nestes momentos de final de contração termos uma produção científica e um método de pensamento em toda sociedade de baixa qualidade, tanto do ponto de vista metodológico (verdades com baixa argumentação), quanto ético (de baixa redução de sofrimento).

(Falei mais sobre isso aqui.)

Vemos aqui na luta dos primeiros filósofos contra a ditadura cognitiva, com o resgate dos argumentos e o diálogo pós-Idade Média que as organizações na contração tendem a se voltar para elas mesmas, produzindo uma ciência muito mais mitológica, de fabulação do que produtora de alta qualidade da verdade.

Falta métodos, pois o pêndulo cognitivo tende na contração a viver de achismos, de gurus, de verdades produzidas muito mais pela autoridade (gurus, sofistas, marqueteiros) do que de argumentos.

Há um vazio na capacidade de interação e na qualidade de diálogos na sociedade.

2632030157_40f8b8f129

Há e haverá cada vez mais um forte movimento de resgate da produção da verdade de mais qualidade, que passa pelo:

  • – à filosofia;
  • – à história;
  • – a produção do conhecimento interativa baseada em argumentos e não mais na força de convencimento das autoridades.

Por causa dessa verdade de baixa qualidade que tenho cada vez mais me incomodado com as análises sobre o mundo digital, que se baseiam no estudo sem levar em conta fatos similares no passado. É um achismo que as autoridades de plantão insistem em difundir, gerando muito mais fumaça do que fogo.

Cansa.

É isso,

que dizes?

Versão 1.0 – 11/11/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

2 Responses to “A verdade de baixa qualidade”

  1. […] Como vimos aqui, temos que fazer um resgate da história da filosofia. Nossa revisão passa pelo cruzamento do processo de contração e expansão cognitiva, que tem forte influência nas escolas filosóficas, de perda da força dos argumentos e de uma verdade de melhor qualidade para a baixa dos argumentos e uma verdade de pior qualidade. […]

  2. […] é típico resultado de um movimento de produção de baixa qualidade de verdades, fruto do final de nossa contração cognitiva, que trabalha com super-especializações, que vai […]

Leave a Reply

WhatsApp chat