Feed on
Posts
Comments

Cheguei no conceito da produção da verdade. Abandonei os conceitos de informação, conhecimento, rede e comunicação por alguns motivos. Já que os conceitos acima têm sindicatos especializados e não permitem que se converse sobre tais assuntos de forma integrada. Quando se tenta, logo sai uma passeata. 🙂

img

Ou seja, se falar informação, por exemplo, já tem um pessoal indo para a rua protestar, pois eles se consideram donos e entendidos do conceito.

O problema é que não vejo lógica em pensar informação, conhecimento, rede e comunicação como fenômenos separados, como se fosse possível ter quatro escolas diferentes estudando estes assuntos de forma isolada.

Isso é típico resultado de um movimento de produção de baixa qualidade de verdades, fruto do final de nossa contração cognitiva, que trabalha com super-especializações, que vai dificultando a visão do todo.

É um cartesianismo que impede de se trabalhar com mais complexidade.

cegoseelefante

As pessoas passam mais tempo discutindo o seu corte teórico do que resolvendo os problemas que deveriam estar focados em minimizar.

Assim, já andei flertando com o conceito de ideias, mas me senti mais confortável com o conceito de produção da verdade, pois é algo que a filosofia lida muito bem, com história, e não temos sindicato de filósofos, pois aqui, há pretensamente, uma paixão pela verdade.

Quando falamos em produção da verdade, os fenômenos se integram e temos, por consequência, uma facilitação:

  • – Verdades devem ter uma taxa de qualidade melhor;
  • – Para permitir, uma tomada de decisões melhor.

Assim, elimina-se um falso debate sobre as relações entre os quatro conceitos, integrando-os em um só e eliminando diferentes abordagens, a meu ver, com mais eficácia.

Podem protestar!

É isso,

que dizes?

Versão 1.0 – 11/11/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

One Response to “Contra os sindicatos da informação, do conhecimento, da rede e da comunicação”

  1. […] Trabalhei aqui com a ideia que tempos que superar as falsas especializações: informação, conhecimento, rede e comunicação. […]

Leave a Reply

WhatsApp chat