Muito se fala em rede.
Rede de que?
Podemos dizer que do ponto de vista sociológico o que é mais relevante, sob meu ponto de vista, são as redes de tomada de decisão.
Definiria como:
Redes tecno-cognitivas que são construÃdas em torno das tecnologias cognitivas disponÃveis que condicionam e definem como as decisões são tomadas. Tais redes têm como elementos: a sua topologia, mais ou menos centralizadas, a opção de oferecer mais ou menos canais de difusão de verdades pela sociedade,  com mais ou menos tempo de uso pelas autoridades de plantão, todas condicionadas pelas possibilidades e impossibilidades tecnológicas disponÃveis.
Vivemos hoje a passagem da:
- Rede de tomada de decisão impressa-eletrônica – baseada no papel impressos e mÃdias eletrônicas, com um centro bem definido, sem possibilidade da alteração das mensagens enquanto circulam com um tempo de uso definido desde 1800, bastante dominada pelas atuais organizações, gerando um fenômeno de contração cognitiva;
- Rede de tomada de decisão digital – baseada no computador em rede, com uma abertura de novos canais de difusão de verdades, com possibilidade da alteração das mensagens enquanto circulam, além de inclusão de diversos rastros digitais, tais como comentários, estrelas, curtir, com um tempo de uso ainda inicial,  sem o o domÃnio pelas atuais organizações, gerando um fenômeno de expansão cognitiva, que abre a possibilidade de uma nova Governança da Espécie baseada em outra rede de tomada de decisões.
Vejamos abaixo como estas redes podem ser representadas em um desenho. Primeiro a Rede de tomada de decisão impresso-eletrônica:
Agora a Rede de tomada de decisões digital:
As novas redes criam uma passagem da tomada de decisões do monocentrismo para o policentrismo, que nos levou no passado a criar o monoteÃsmo e o politeÃsmo, por exemplo.
É isso.
Que dizes?
Versão 1.0 – 07/10/2013 – Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto lÃquido, sujeito à s alterações, a partir da interação.
[…] As redes de tomada de decisão […]
[…] As redes de tomada de decisão […]