Feed on
Posts
Comments

Versão 1.0 – 03/09/13

Colabore revisando, criticando e sugerindo novos caminhos para a minha pesquisa. Pode usar o texto à vontade, desde que aponte para a sua origem, pois é um texto líquido, sujeito às alterações, a partir da interação.

download (27)

Tenho feito um exercício com todos meus alunos logo no início das aulas sobre o que é a realidade.

De maneira geral, colocam a realidade como algo tangível, atingível, por um lado, e as percepções de outro. Uma realidade a-histórica, fixa como o sol, fruto do fim da era monoteísta-impressa-eletrônica. 

Já disse aqui que vivemos um momento particular na história da humanidade do fim da contração cognitiva rumo à expansão cognitiva (algo como um politeísmo-digital). Hoje, posso constatar que nossa taxa de abstração atingiu um número muito baixo. Encaramos a realidade de forma muito pouco crítica, apesar dos protestos em todo o mundo e em particular de junho 2013 no Brasil.

Se fosse a mim perguntado o que é a realidade eu diria que é uma verdadeira suruba entre:

  • – os fatos;
  • – as interpretações;
  • – as percepções;
  • – os interesses;
  • – e os contextos.

Como vemos na figura abaixo:

surubaPodemos dizer que a realidade é constituída de fatos interpretados em dadas percepções, a partir de interesses, em um dado contexto por cada pessoa ou um dado coletivo.

Assim, a realidade é tudo menos algo que possamos dizer que aquilo é a realidade.

Podemos dizer que é pouco provável que aquilo não seja um fato, dependendo muito do fato.

A morte de alguém é algo nessa direção, desde que o corpo esteja ali para ser visto e reconhecido.

É importante também analisar o contexto.

Hoje, com as ferramentas que temos, o momento que vivemos, com os pensadores de plantão (que nos dão uma taxa de qualidade de percepção) e com as mídias que temos, mais ou menos controladas e no momento sócio-político-econômico podemos ver algumas coisas que serão vistas de forma completamente diferente depois.

A suruba do real depende de muitas coisas, até mesmo de como acordamos ou vamos dormir, pois nosso humor de manhã pode ser um para um determinado fato e de noite outro completamente diferente.

Assim, o que podemos ter, como visão filosófica diante da realidade, é uma atitude de humildade e de completo respeito, pois o que hoje parece ser chão, amanhã é buraco e vice-versa.

Que dizes?

 

 

2 Responses to “A realidade é uma suruba!”

  1. […] Somos condicionados pelo ambiente, não gostamos de pensar com nossa própria cabeça, e esse modelo nos leva a sucessivas crises, que é justamente o momento em que nossos hábitos (de agir e pensar) se deparam com fatos da vida, que precisam de um novo entendimento. (Desenvolvo mais a ideia do que é a realidade aqui.) […]

  2. […] vai um pouco na direção da discussão que fiz aqui que a realidade é uma verdadeira suruba, que não está em ninguém, mas na interação das diferentes […]

Leave a Reply

WhatsApp chat