Feed on
Posts
Comments

Nunca na história dessa humanidade vivemos uma crise de percepção tão grande e nunca estivemos tão despreparados!

Versão 1.0 – 08 de outubro de 2012
Rascunho – colabore na revisão.
Replicar: pode distribuir, basta apenas citar o autor, colocar um link para o blog e avisar que novas versões podem ser vistas no atual link.

O principal problema que temos hoje para compreender as consequências da atual Revolução Cognitiva é o enorme fosso entre o que está acontecendo e o que achamos que está acontecendo.

Digamos que estamos vivendo o início de uma macro-mudança civilizacional, mas todo nossa maneira de pensar problemas está preparada para micro-mudanças.

Há um choque entre a taxa de percepção possível e os fatos.

Nossa maneira de pensar o mundo foi toda preparada para um mundo com uma taxa de mudança baixa, para andarmos com o piloto-automático ligado, para uma realidade pré-existente, para uma caixa permanentemente cobrindo  nossas cabeças.

Não fomos educados para recriar o mundo, mas para aceitá-lo do jeito que ele é!

Porém, estamos entrando na primeira fase de uma Revolução Cognitiva que tudo isso está sendo FORTEMENTE questionado.

É, de fato um choque!

Como vemos abaixo:

Anota: estamos saindo de um período de estabilidade cognitiva no mundo.

De fato, temos a ilusão que o mundo é aquilo que achamos que é, mas não necessariamente.

Nossa visão de realidade é fortemente intoxicada pelo controle das ideias. Assim, podemos dizer que a realidade é mais ou menos aquilo que os canais que controlam (controlavam) as ideias dizem (diziam) repetidamente o que é.

Quanto menos canais tivermos, mais veremos o mundo conforme estes canais e vice-versa.

Nosso senso de realidade e de verdade é, assim, condicionado pelo controle das ideias.

Uma revolução cognitiva é justamente a explosão de novos canais de ideias, um descontrole dos canais antes controlados – um fato raro e, portanto, relevante para o futuro da civilização, pois é algo que chega ao mesmo tempo para várias regiões do planeta.

O fenômeno em si tem como consequência uma gradual reconstrução da visão que temos do mundo, pois novos olhares passam a disputar com os canais “oficiais”.

Assim, o mundo passa a mudar, pois:

  • – novos canais criam novas realidades;
  • – a revolução cognitiva avança recriando mais e mais o mundo, talvez se aproximando mais dos fatos que antes não conseguíamos ver melhor, pois não podíamos compartilhar visões;
  • – o próprio novo canal cria produtos e serviços, afetando a indústria de ideias;
  • – e cria, por fim, um novo modelo de controle informacional, alterando o modelo de gestão de todas as organizações.
Haja mudança concentrada!!!

É um novo ciclo inovador que se abre, pois vemos o que era antes considerado “conhecido” de forma diferente e cada vez menos nublado.

Há, assim, uma forte reconstrução da realidade e da verdade em todos os setores, refazendo as fórmulas-mães de todos os campos.

Aumenta-se a velocidade das mudanças, pois estamos, aos poucos, dissolvendo a realidade mais dura e mais sólida dos poucos canais para uma mais líquida de canais variados, com trocas cada vez mais intensas.

O modelo de controle e de gestão de todas as organizações precisa começar a lidar com esse mundo menos consolidado, pois a criação de produtos e serviços passa a ser feita nesse novo ambiente, “fora da caixa”, de uma verdade mais multi-facetada e criada por elementos externos ao sistema.

Por isso, a necessidade de quebrar os muros para fora e os de dentro, dando mais espaço para a participação dos que não tinham voz, pois tudo que sabíamos sobre o mundo está em processo de revisão profunda.

Entramos em um ciclo de revisão filosófica de nossas mentes!

Estamos apenas começando esse ciclo.

O nosso papel, como profissionais responsáveis por esse alinhamento, é o de criar pontes entre a percepção distorcida e aproximar do que está acontecendo (o máximo possível, pois nunca chegaremos lá).

Por aí, que dizes?

One Response to “A pororoca cognitiva”

Leave a Reply

WhatsApp chat