Feed on
Posts
Comments

 

Quem não estuda a história da informação, desde os tempos da linguagem, seus movimentos de ruptura, nunca irá compreender a Internet com mais clareza;

 

Sabe qual a diferença entre um projeto bem sucedido e um mal sucedido em Redes Sociais Digitais?

A consciência história.

Quem tem ou quem não tem.

  • Quem não tem procura implantar redes sociais pensando que tudo continua igual, como era antes.
  • Quem tem toma cuidado, pois sabe que os paradigmas que tínhamos antes já não servem mais.

O problema é que estamos vindo de um processo tão acelerado de alterações da sociedade que vivemos uma espécie de estafa devido ao excesso de mudanças.

E quando isso ocorre você já não mais se preocupa e vai tocando as coisas, pois se tudo está mudando não tenho muito tempo para entender.

E aí está o grande diferencial de quem vai atuar de forma mais ou menos eficaz ao implantar projetos colaborativos em organizaçõs.

Apesar de todas as mudanças, existem tonalidades diferentes entre elas.

Uma mudança em tecnologias fins e tecnologias meio.

Carros modernos nos facilitam a andar melhor e mais rápido, gastando menos energia, com GPS que não nos deixa perder, maravilhoso, mas é uma tecnologia fim, que nos permite chegar em outro lugar, nos dá mais mobilidade, mas não permite desenvolver novas tecnologias, a partir do carro.

Há consequências mais ou menos limitadas e controladas dessa ação na sociedade.

A chegada de um computador é algo diferente, pois é uma tecnologia cognitiva, meio, que nos permite ampliar a capacidade de nosso cérebro e, só então, fazer carros mais sofisticados.

A expansão do cérebro é algo que nos permite algo mais além, aberto.

Obviamente, que precisamos de carros para levar computadores para a casa das pessoas, mas são duas coisas diferentes e devem, em termos de futuro, serem colocados, na balança do peso histórico de forma diferente.

Concordas?

  • Uma tecnologia de carro tem um impacto, digamos X na sociedade.
  • Uma tecnologia cognitiva tem um impacto, digamos 100 x na mesma sociedade.

E para ampliar essa visão temos dois tipos de tecnologias cognitivas com impactos distintos.

  • Uma tecnologia cognitiva que amplia apenas nossa capacidade de pensar, tal como foi o computador, a calculadora, que não permite a descentralização da informação e da comunicação tem um impacto 100x.
  • Diferente de uma tecnologia cognitiva, que além disso, nos permite ampliar nossa capacidade de trocar informação, comunicação e nos relacionarmos com outras pessoas, que atinge a marca de 10000x.
Detalhemos:

A sociedade é marcada por um bolsão de poder, que estabelece regras e controles e a sociedade aceita essa condição para continuar vivendo.

É o que podemos chamar de senso comum aceito.

Para que isso funcione a contento precisamos de um ambiente comunicacional e informacional controlado, que acaba se tornando conservador e avesso à mudanças.

O que nos leva à perda de meritocracia, de dinamismo, da nossa capacidade de inovar.

A tendência humana é pelo conservação, mas esta nos gera crises, pois a vida lá fora mostra que as coisas mudam e nos obriga a ajustar.

Quando uma tecnologia cognitiva altera e permite a descentralização radical da informação e da comunicação há um furo dessa bolha e tudo se abre.

O poder que tinha o controle deixa de ter.

E abre-se um largo espaço de reforma geral da sociedade para ajustes variados.

Nunca antes imaginado, pois o ambiente controlado não permitia!

Demandas reprimidas vem à tona e está aberta a temporada de macro-mudanças na sociedade num patamar não costumeiramente visto.

(Foi o que aconteceu com a chegada da tecnologia cognitiva do papel impresso que nos tirou do feudalismo e da monarquia e nos permitiu criar o capitalismo e a república, vindos na aba a academia e as organizações, através da revolução industrial.)

Sem os livros não teríamos revolução industrial, com certeza!

Assim, qualquer projeto de implantar novas tecnologias cognitivas descentralizadoras (como popularmente chamamos de redes sociais)  exige que se perceba o impacto de mudança que estamos lidando de 10000x, diferente de quando implantamos outras tecnologias menos explosivas.

E é este o impasse que vivemos.

Como diz o Cortella vivemos a civilização Miojo, aquela que quer tudo resolvido em 3 minutos, porém determinadas massas levam mais tempo para cozinhar!

Diria, assim, nunca tivemos uma mudança tão radical e nunca estivemos tão despreparados para enfrentar uma mudança como essa.

Por isso, que implantar projetos 2.0 sem consciência histórica vai enriquecer muita gente, que implanta, mas vai pode deixar mais pobre quem pagou!

Que dizes?

 

4 Responses to “O pulo do gato das redes sociais –> história”

  1. Na área de administração todo cuidado deve ser pouco. Uma área que costuma passar por muitos modismos e que para a maioria deles existem aplicações com soluções milagrosas, simples e caras, muito caras, que nunca dão certo. Trabalhei em uma empresa que investiu pesaso em uma Universidade Corporativa em grande parte baseada na intranet, mas o que se via eram alguns textos, falta de colaboração, de participação. E nem mesmo se tinha uma ferramenta para facilitar a atualização dos tais textos, o que gerou falta de novidades, e de interesse… O maximo de interação que vi eram algumas enquetes. Quando saí da empresa pensavam em implantar uma comunidade de pratica, diversas empresas aprsentando produtos e tudo que via era muito, mas muito parecido com as comunidades do até então altamente popular Orkut. As idéias de como administrar tal ferramenta eram baseadas em experiências de grupos presenciais e eu pensava: se é para ser igual ao presencial, para que gastar dinheiro com uma tecnologia. Sai da empresa, ela não adquiriu a ferramenta, mas o incrível é que o modelo das páginas da universidade coorporativa continua o mesmo… ah, alguns serviços estavam fora da página da universidade corporativa… teleaulas, em que era necessário se deslocar para a sede da empresa, que ninguém assistia, é outro exemplo do gasto que se fez para nada… as empresas implantam sem pensar no depois, sem pensar em participação, sem pensar em colaboração, e em algumas ainda só conseguem ver o modelo emissor>receptor, buscando adequar o mundo atual para esta forma do passado

  2. Carlos Nepomuceno disse:

    Alex, justamente isso.

    É uma nova maneira de pensar o social, a relação entre as pessoas, se não aprofundarmos isso, ficaremos patinando.

    Grato pela visita e comentário,
    Nepô.

  3. Marcelo disse:

    pois eu digo que você, a confirmar sua afirmação final, vai enriquecer.

Leave a Reply

WhatsApp chat