Feed on
Posts
Comments

Toda transformação que ocorre no mundo natural é resultado de alguma forma de desequilíbrio – Marcelo Gleiser – da coleção;

Desenvolvi aqui a ideia das Redes de Conhecimento.

Em resumo, somos cardumes dentro de aquários de conhecimento, não podemos compreender como as pessoas pensam isoladas desses aquários.

Porém, estes aquários operam, mudam, se renovam, através de peixes-guia. Ou seja, um cardume procura alguns peixes para guiá-los por diversas características.

Acredito que existam milhares de “espécies”, claro, mas três podemos dizer que se destacam no item mudanças de conhecimento.

Mutantes por natureza – Os que estão sempre tentando ampliar as fronteiras do aquário, úteis para não deixar tudo se acomodar.

Preservacionistas/conservadores – Os que preservam o ambiente para que nada mude muito rápido ao ponto de virar.

Cardume geral – E os que ficam entre os dois extremos, procurando argumentos sólidos.

A minoria faz parte dos visionários mutantes, tipo Raul Seixas, que queria ser uma metamorfose e não ter opinião formada sobre tudo.

E a maioria tende a manter as coisas como estão, pois existe muito a perder.

(Aliás, quando o muito a perder, deixa de existir é que existe a tendência de revoltas e até revoluções, vide Espanha e bombeiros do Rio, recentemente.)

Ambos os lados mutantes e preservacionistas/conservadores tendem a ter pessoas que conseguem ter mais clareza do aquário como um todo e ainda representar essa clareza em forma de discurso, seja em textos, áudios, vídeos, etc.

Que seriam os grandes peixes-guias, repassando para peixes-guias menores numa cadeia de repercussão de ideias, que o Twitter representa muito bem com seus seguidos e seguidores nos mais diferentes assuntos.

Todos com seu grau de importância para o cardume respectivo. Ao se invalidar pessoas, na verdade, está se inviabilizando cardumes inteiros!

Ou seja, os aquários se organizam por cardumes de pensamento e quem modifica o modus-pensante são basicamente os peixe-guia e a rede que está por baixo deles.

Compreender essa dinâmica nos coloca numa posição interessante se queremos interferir nesse processo e mudar o mundo.

Isso é a rede social, que se espelha hoje na Internet, que é a coisa mais antiga do mundo, mas que é hoje representada no mundo digital de forma mais transparente, entre seguidos e seguidores.

Que dizes?

One Response to “Os peixes-guia do conhecimento”

  1. […] As redes, os aquários, entretanto, funcionam com os peixes líderes, falo isso a seguir. Falei aqui. […]

Leave a Reply

WhatsApp chat