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Liste abaixo nos comentários os riscos e as oportunidades que visualiza com a Rede.

Riscos e oportunidades...

Riscos e oportunidades...

Defina, se for o caso, em que área estamos falando, Educação, Governo, Corporação. Coloque o nome das pessoas que compõe o grupo.

Grato, abraços

Nepomuceno.

3 Responses to “Trabalho MBKM – Grupo – Oportunidades e riscos com a Rede”

  1. Alessandra Quagliani Andrade disse:

    Área – Educação
    Grupo:
    Angela Albernaz
    Alessandra Quagliani Andrade
    Beatriz Gomes
    Cláudia Ramos
    Helena Dunshee
    Vera Vani

    OPORTUNIDADES:

    – Criar conteúdo- O conhecimento será produzido em conjunto entre professores e alunos reestruturando o sistema atual de aprendizado. Todos ensinam, todos aprendem.

    – A escola como ponto de encontro para incentivar relacionamentos e permitir a quebra de comportamentos característcos da era do Conhecimento tais como: Individualismo, Isolamento e Aldeia Global desagregada.

    – a web será a ferramenta para a inteligência coletiva – a comunidade local cresce, compartilha e encontra parceiros para multiplicar e aprimorar suas descobertas.

    – Promover a crítica – com a restruturação do modelo de ensino poderemos ter acesso a diferentes pontos de vista de um mesmo assunto.

    – Tornar o conhecimento mais fluído e dinâmico.

    – Permitir que mais pessoas possam ser formadas democratizando o processo de formação educacional.

    – Postura de “Professor eterno aluno” – Auto-desenvolvimento constante.

    RISCOS

    – Não gerenciar a informação como pornografia e linguagem inadequada.

    – Perda de sentido da existência da escola – Cegueira em perceber que a escola não é mais o unico canal. Não é mais o seu papel determinar o certo ou errado mas criar uma forma colaborativa de aprendizagem onde todos aprendem juntos.

    – Inadequação da formação do professor – promover o crescimento do profissional para revelar um perfil democrático, flexível a aberto à experiência de qualquer conhecimento prático e empírico.

    – Conteúdo didático empobrecido – Ao adotar somente as fontes tradicionais de formação do perfil industrial do saber, não se forma um aluno pronto para a era do conhecimento. Afinal apertar parafusos não é tudo na vida.

    – Ausência de disciplina por parte dos alunos – O Aluno também vai ter que adquirir responsabilidade e comprometimento na sua “liberdade” de ensino; já que horário fixo e presença podem não ser mais fatores obrigatórios para formação escolar.

    – Localmente, a exclusão digital pode atrasar a inserção de um grande números de pessoas que ainda não possuem intimidade e acesso a essa tecnologia.

    Bjs e até breve,

    Meninas Educadinhas.

  2. Márcia Tavares disse:

    GRUPO:
    Alexandre Quedinho
    Betânia Regina
    Márcia Tavares
    Neuza Fernandes
    Wilder Farias

    Os Partidos Políticos e a WEB 2.0

    OPORTUNIDADES:

    Estratégia: Construção da reputação de partido de maior transparência e interação com o cidadão-eleitor, com a implantação de um padrão inovador de atuação online inspirado nos conceitos de agilidade, colaboração e interatividade da Web 2.0.

    Ações:

    1. Divulgação de vídeos e podcasts de reuniões, assembléias, atuação dos políticos eleitos, atuação política de futuros candidatos, etc. Informar o que realmente acontece, no tempo em que os fatos acontecem, antes mesmo da informação ser transmitida (e possivelmente deturpada) pela mídia. Distribuir via web, .fms e mobile).

    2. Mapeamento das ondas de “pensamento coletivo”, através da participação como expectador, nas comunidades que tratam dos temas relacionados às políticas públicas e afins. Criar suas próprias áreas virtuais colaborativas permanentes para a discussão de temas fundamentais para a sociedade, e comunidades pontuais para a difusão de temas inovadores. Com isso, pesquisar e conhecer as sugestões dos cidadãos, até que seja possível alimentar um banco de idéias relevantes para ser desenvolvido por especialistas do partido, possivelmente, em conjunto com o autor (ou grupo de autores). As melhores devem receber reconhecimento e re-injeção de estímulo.

    3. Conquista e retenção de militantes virtuais, a partir da identificação e do mapeamento de perfis multiplicadores e formadores de opinião e suas relações na rede, bem como movimentos favoráveis e contra o partido ou suas propostas. A estes deve ser dedicada atenção especial a fim de construir relações favoráveis sem ferir o código de conduta web 2.0.

    4. Implantação de sistema de votação online para filiados do partido através do qual as pessoas possam dar feedback para a melhoria das propostas apresentadas pelo partido, ainda durante a sua elaboração.

    5. Sistema Vivo de Memória Política, através do qual o cidadão será informado das atividades diárias mais significativas (no exercício do mandato) do candidato em que votou (ou candidato que deseja seguir, como é feito no Twitter) do partido. Através dele receberá informações sobre orçamentos x dinheiro efetivamente aplicado, etc. O sistema pode ter uma versão mobile para medir a percepção dos cidadãos, em tempo real, do trabalho desenvolvido pelos políticos do partido no seu dia-a-dia como indivíduo e para a coletividade. É uma forma de munir o partido de informações relevantes sobre a eficácia da comunicação governo-cidadão, eficiência das ações dos governantes do partido, propostas do cidadão-eleitor, índice de aprovação x rejeição virtual entre outras.

    6. Criação de projetos de Inclusão Digital para suprir pontualmente a carência de acesso à internet em áreas estratégicas de apoio existentes (para reter e multiplicar) e deficientes (para atrair) para o partido através da Web 2.0. Mais Parceria com os fabricantes de celulares para viabilizar o acesso das mais variadas classes ao sistema de Memória via celular (através de uma versão de interatividade via SMS) e wi-fi gratuito.

    7. Doação on-line: Por meio da web pode-se implementar a doação on-line ao partido e/ou candidato, sendo mais uma alternativa para arrecadar recursos.

    RISCOS:

    1. Surgimento de campanhas anti-partidárias resultantes da mobilização de grupos com forte reputação nas mídias sociais (possivelmente motivadas por erro de estratégia do partido ou pela simples discordância às propostas do mesmo) unidos à grande força de multiplicação dos atores da Web 2.0.

    2. Disseminação veloz de informações restritas ou negativas, uma vez que caiam na rede.

    3. Fundação de novos partidos inspirados pela militância organizada divergente.

    4. Perda da identidade do partido, se as estratégias não forem orientadas à sombra da filosofia partidária do mesmo, na tentativa de tentar atender os anseios de grupos sociais com diferentes ideologias.

    5. Dificuldade na priorização de metas / projetos devido à freqüência colaborativa da população no que tange a elaboração de projetos.

    6. Visão parcial gerada pela dificuldade de alcançar os excluídos digitais.

  3. Anônimo disse:

    As vantagens e desvantagens da internet 2.0 para as empresas

    Várias empresas líderes começaram a criar iniciativas potencializadas pelas redes sociais como ações de marketing ou endomarketing, comunicação corporativa, relações públicas e pesquisas de tendências e de opinião.
    Existem hoje várias aplicações destas ferramentas para as empresas como criar ações de comunicação específicas, visando associação a grupos de redes sociais públicas e estabelecidas, construírem conceitos de marca sólidos junto a públicos-alvos específicos, visando identificar, unir e se comunicar com grupos importantes para a empresa dentro do assunto escolhido, mapear as colocações relacionadas às empresas para entender as necessidades e reclamações do consumidor, podendo tomar ações direcionadas para solucionar problemas.
    Outras vantagens para as empresas é a redução dos custos de transporte e de viagens, pois a internet possibilita acessar sites de outras empresas e/ou contatos comerciais sem necessitar dar um passo além do próprio microcomputador e com isso os empresários fazem negócios de compra e venda.
    Na verdade, a internet se bem utilizada, traz muitos benefícios: é possível oferecer uma melhor experiência de navegação e uma interface mais rica; a possibilidade de o internauta participar efetivamente do site das empresas; estreitar o relacionamento com o cliente e torná-los fiéis, conhecendo-o mais profundamente e possibilitando também a entrega de produtos e serviços personalizados.
    No âmbito interno, algumas organizações perceberam que a utilização deste tipo de
    ferramenta pode trazer grandes benefícios, tais como maior facilidade de comunicação entre áreas e da liderança com suas equipes, aumento da colaboração, sistematização do conhecimento organizacional, educação on line entre outros. Do mesmo modo, muitas empresas podem fazer reuniões entre filiais situadas em diferentes regiões do pais utilizando estas ferramentas com custo zero.

    Desvantagens
    Por trata-se ainda de uma matéria nova, que está sendo experimentada agora todas as empresas estão expostas a alguns riscos. A própria legislação não vem acompanhando a evolução do mundo internet.
    Embora um grande número de empresas tenha adotado tecnologias Web 2.0, elas não estão preparadas para lidar com as falhas de segurança do novo cenário. Atualmente, a Internet está cheia de ameaças como fraudes, vírus, spywares e zumbis, que desafiam operações corporativas. A maioria das empresas é lenta em responder às ameaças mais recentes, ou não sabem como reagir. A necessidade de uma proteção web, ou seja, uma legislação eficiente nunca foi tão grande.

    Grupo:Sinaia Canhada, Cassiane Lanzoni, kátia werneck Paiva, Odilaine Nóbrega, Raquel Rangel Santos Rubim, Djenane da Silveira Filuszteck

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