Hierarquia é a ordenação de elementos em ordem de importância.
Muitos defendem que acabou a hierarquia no mundo Digital.
Discordo.
Note bem a definição.
Ordenação de importância.
O problema no mundo e na evolução cultural e política da sociedade é de que deve haver uma taxa MUITO maior de meritocracia na ordem de importância.
Estamos saindo de um Ambiente Cognitivo com um forte e rígido controle da hierarquia, como ocorre na Idade Média. Nestes momentos a ordem de importância é rígida e estabelecida por autoridades sem liderança.
A Idade Média e a Idade Mídia são compatíveis!
Um sistema social, seja ele qual for, precisa sempre para gerar valor inverter isso, trocando no menor tempo possível as autoridades sem liderança e colocando lideranças para ter autoridade.
As Revoluções Cognitivas procuram fazer um macro-ajustes sistêmico da espécie que aumenta em tamanho, flexibilizando a hierarquia.
(Uma hierarquia rígida e fechada, enquanto a população aumenta vertiginosamente, só é possível ser mantida com forte controle das ideias, de tal forma a criar uma violenta homogenização social e uma redução drástica da diversidade humana, se refletindo cada vez mais em crises.)
Este é o grande desafio do mundo digital, criar ambientes, através da Colaboração de Massa, turbinadas pelos Algoritmos Digitais, que possam aumentar a taxa de meritocracia, fazendo com que a ordem de importância seja a mais coerente possível com os problemas a serem enfrentados.
Não vamos acabar com a hierarquia, portanto, pois sempre precisaremos criar ambientes que definam melhor a ordem da importância para tomarmos decisão.
Só que iremos precisar que essa ordem de importância seja muito mais flexível e permita que muito mais gente participe dela.
A base da Governança Digital é justamente permitir que isso seja possível, através da implantação de uma Nova Cultura Digital, que será fruto do Modelo Mental emergente, que espelha a Plástica Cerebral que está mudando radicalmente nos mais jovens com o uso dos novos aparelhos.
É isso, que dizes?