Feed on
Posts
Comments

Somos diferentes culturalmente em vários aspectos, mas também somos COGNITIVAMENTE.Uma pessoa que viveu sua vida na oralidade terá um Modelo Mental diferente de quem viveu no mundo baseado na escrita que será diferente do pessoal que agora está até o pescoço no digital.

3 macacos

O cérebro se adapta a cada um destes ambientes, como defendi aqui, e isso nos leva para Modelos Mentais diferentes, que pedem ambientes culturais diferentes.

Um ser oral não conseguirá nunca “comprar” as ideias de um mundo liberal, baseado nos indivíduos, uma ideia que só foi possível ser disseminada em uma Europa alfabetizada, pós-papel impresso.

Isso, do ponto de vista, social, político e econômico define muita coisa e não é um corte que os estrategistas ou os pesquisadores de opinião fazem, pois se divide por faixas etárias, de poder aquisitivo, cultural, gênero.

macaco-olha-camera.JPG

Porém, o Modelo Mental é determinante para uma série de atitudes.

  • O Modelo Mental Oral, por exemplo, é mais religioso, emocional, supersticioso e tem maior tendência a acreditar em soluções mágicas para seus problemas, tende a votar e demandar um modelo monárquico.
  • O Modelo Mental Escrito, por exemplo, é menos religioso, ou vê Deus de forma mais etérea, racional, menos supersticioso e tem maior tendência a acreditar em soluções mais lógicas para seus problemas, tende a votar e demandar um modelo republicano clássico.
  • O Modelo Mental digital, emergente, é um misto dos dois, porém com uma religiosidade ainda mais etérea, diria até politeísta, intuitivo (que seria um misto do emocional e racional) pouco supersticioso e tem maior tendência a acreditar em soluções próprias e coletivas para resolver seus problemas , tende a demandar um modelo republicano inovador.

Muito do que vivemos hoje de conflitos ideológicos não fazem o menor sentido, pois vê-se que um Hugo Chavez não faria sucesso nunca em um mundo oralizado, bem como, uma Margareth Thacher só conseguiu ser eleita em um mundo escrito.

Isso nos leva para um desafio GIGANTESCO para o próximo século, pois trata-se de uma população enorme ORAL, com tendências monárquicas, sujeitas à manipulação dos líderes carismáticos de todos os tipos.

1564415690

Qualquer movimento iluminista do século XXI tem que apostar fortemente em:

  • – uma radical inclusão digital para a disseminação do novo meio e do novo Modelo Mental como um elemento fundamental de desenvolvimento de Plásticas Cerebrais mais sofisticadas para lidar com problemas complexos;
  • – e o que passa por inventar um modelo de Educação Inovadora de Massa, que possa esquecer o papel impresso como ferramenta, pulando a barreira e saltando direto para o Digital.

Muitas das instabilidades que teremos nesse novo século será pela incapacidade que teremos de ver isso claramente e implementar o quanto antes essa política.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat