“Poucas pessoas fazem as perguntas mais profundas. O problema é que essas perguntas são vitais para chegar ao âmago dos problemas que motivam o comportamento babaca dele.” – Mark Manson.
Nossa Tecnoespécie tem alta taxa de liberdade sobre a genética. É a maior entre todos os seres vivos deste planeta.
Para sobreviver e viver, temos que fazer muitas escolhas e, por causa disso, precisamos de um sistema filosófico adequado para definir Perguntas Estruturantes e Respostas Progressivas mais adequadas.
É da qualidade dos sistemas filosóficos criados, revisados, amadurecidos que dependerá a qualidade de vida de cada grupo ou pessoa.
Um sistema filosófico define uma forma encadeada das Perguntas Estruturantes em determinada ordem para que possamos não só decidir melhor, mas poder organizar os diálogos.
Todos os nossos valores, paradigmas e hábitos, mesmo que você não saiba, vêm de um determinado sistema filosófico.
Uma pessoa ou um grupo que não torna explícito o diálogo sobre sistemas filosóficos está vivendo uma crise de pensamento e, por sua vez, de hábitos.
Um sistema filosófico define, em determinada ordem, quais são as perguntas hiper, super e estruturantes, pois a resposta de uma interfere na da outra.
Resolvi criar o Sistema Filosófico Descentralizador, inspirado nas provocações da Titia Ayn Rand, que criou o Objetivismo.
Fiz algumas modificações para facilitar a minha análise sobre o mundo digital e encaixar a nova forma de pensar dos Bimodais, influenciados pela Escola de Toronto, liderada pelo conceituador Master Marshall McLuhan
Temos a primeira grande divisão do Sistema Filosófico Descentralizador da seguinte maneira:
- Hiper Estruturante – definição dos motivos e da sugestão da melhor forma de organizar o Sistema Filosófico Bimodal;
- Super Estruturante – Perguntas Estruturantes e Respostas Progressivas sobre a essência da espécie;
- Estruturante – Perguntas Estruturantes e Respostas Progressivas de como devemos agir ao longo de nossas vidas, incluindo os grupos, cada pessoa na sua vida pessoal e profissional, onde se inclui nossa relação com as mudanças.
As Perguntas Hiper Estruturantes são as seguintes:
- Por que devemos criar um Sistema Filosófico?
- E qual a melhor forma de fazer isso?
As Perguntas Super Estruturantes são as seguintes, que abarcam toda a espécie:
- Quem somos?
- De onde viemos e para onde vamos?
- Como nos adaptamos ao longo da jornada?
- Como devemos organizar a sociedade?
As Perguntas Estruturantes são as seguintes, que abarcam cada indivíduo:
- Como vivo melhor como pessoa e profissional?
- Como saber o que é bom ou ruim para viver melhor?
- Como saber o que é mais ou menos verdade para viver melhor?
- Como me adapto ao longo da jornada?
Note que as Respostas Progressivas abrangem cada uma destas etapas acima que acabam por influenciar as demais.
É das Respostas Progressivas do Sistema Filosófico, que derivam teorias e metodologias em todos os campos, mas principalmente das Ciências Sociais.
Podemos fazer o movimento de baixo para cima (do mais abstrato/hiper estruturante para a estruturantes) ou de baixo para cima (do mais aplicado/estruturante para as hiper estruturantes).
Um sistema filosófico serve de base para o balizamento da vida de cada pessoa, dos grupos e da própria ideia de civilização.
Você pode discordar deste sistema filosófico, mas seria bom ter um que pudesse organizar as Perguntas Estruturantes e Respostas Progressivas, pois isso vai ajudar a pensar e agir melhor.
Além disso, você consegue perceber a cada novo contato com ideias de qualquer tipo de onde elas partem e quais são as encruzilhadas filosóficas, que foram escolhidas previamente.
O Descentralismo tem no nome de Descentralismo, pois as respostas que são fornecidas para as perguntas de cima nos leva a um movimento da espécie sempre na direção de mais poder para os indivíduos para lidar melhor com a complexidade.
O Descentralismo Progressivo é a grande novidade do Sistema Filosófico Bimodal, que sugere uma mudança disruptiva nas Ciências Sociais, a partir da revisão feita diante da Revolução Midiática Civilizacional em curso.
Sobre os detalhes do Descentralismo e as Respostas Progressivas, falo em outro artigo.
É isso, que dizes?