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Quero refletir um pouco sobre o que diz o Flexa.

Ele diz que um dos obstáculos é o que ele chamou de Referencial/Parâmetro de Qualidade.

Qualidade – grau negativo ou positivo de excelência.

Ele fala de indicadores de qualidade de uma escola, mas vou preferir chamar de educação.

E diz que há dois parâmetros, aqueles que pensam em centralização e os que defende descentralização.

E sobre o primeiro trecho que quero falar hoje.

Se compararmos a situação com o Youtube, para termos um parâmetro, a questão é a mesma.

Quem define a qualidades dos vídeos que entram?

Note que o debate é o que vamos chamar de Referência de Qualidade.

A TV Globo, por que tem uma referência de qualidade, que alguém precisa autorizar TODOS os vídeos que vão para o ar, estabelece um parâmetro de exponencial.

A quantidade de vídeos que circularão, assim, como o Netflix, vai depender da autorização de um centro qualificador.

O problema da Referência de Qualidade Centralizadora é a escala.

O Youtube para existir precisou passar de uma Referência de Qualidade Centralizadora para o de Descentralizadora.

Como fez isso?

Transferiu para os usuários o critério do estabelecimento de Referência de Qualidade.

Se pensarmos no desafio da Qualidade Exponencial da Educação estaremos debatendo o mesmo que foi feito nos Ubers, onde se inclui o Youtube.

A passagem de um Referência de Qualidade Centralizada que tem limites de atendimento.

O desafio da Educação para o Futuro é justamente criar um ambiente em que se possa distribuir o critério de qualidade.

Para que isso seja feito, existe uma chave importante.

A passagem do foco em assunto, em Educação “como forma de promover o alinhamento com o conhecimento do passado”, que precisa de um centro para definir qual é mais ou menos relevante;

Para.

A passagem do foco para problema, no qual a Educação deixa de ser “uma forma de promover o alinhamento com o conhecimento do passado”, mas um instrumento para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

E aí temos algo importante.

Quem vai definir a qualidade é o cliente que estará se utilizando das plataformas educacionais, organizações, pessoas físicas, que serão atendidos pelos pré-profissionais em formação.

E é a capacidade dos estudantes de se utilizar destes novos ambientes e de atender os clientes em torno dessa plataforma que vai se aferir a nova Qualidade.

Com este novo modelo, completamente novo, se consegue superar a barreira que temos hoje da Qualidade Exponencial.

É isso, que dizem?

Quer debater o futuro da Educação de forma mais eficaz?

Entre no nosso grupo Educação Bimodal, me manda um zap e veja o que é preciso: 99608-6422 – “Nepô, quero entrar no grupo Educação Bimodal”.

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