Feed on
Posts
Comments

Ouve-se muito por aí que temos agora no mercado as tais Tecnologias Exponenciais.

Isso a meu ver é um conceito MIMIMI, mais atrapalha do que ajuda, recomendo não usar e não basear nenhuma decisão relevante nele.

Vejamos.

Exponencial quer dizer: taxa de crescimento muito maior (geometricamente maior) se comparado a um antigo modelo menos exponencial.

Assim, ao se utilizar o conceito “exponencial” aplicado aos negócios, estamos nos referindo a taxa de crescimento e capacidade de atendimento de organizações, que passam a ser infinitamente maiores do que as anteriores.

Se compararmos, por exemplo, o crescimento e a capacidade de atendimento do Uber com uma cooperativa de táxi ou empresa de transporte tradicional podemos constatar é a adoção de um mix de tecnologias que permitiu nova forma de comando e controle dos processos.

No Uber, o que é exponencial não são as tecnologias utilizadas, mas o novo modelo de administração, que permite a reintermediação de vários processos.

A quantidade necessária de gerentes no Uber para coordenar o “exército” de motoristas é exponencialmente menor do que uma empresa de transporte tradicional.

Aí está a explicação da exponencialidade do Uber: com menos gerentes muito mais gente trabalhando e sendo atendida!

O que é REALMENTE exponencial nas novas organizações uberizadas é o conjunto de tecnologia, que permite a invenção de nova Ideologia Administrativa.

É nova Ideologia Administrativa Uberizada que permite que haja nova forma de comando e controle e não as tecnologias!

No Uber, uma série de nova maneira de pensar e agir , a saber:

  • adoção de nova ideologia de comando e controle muito mais distribuído do que o atual;
  • nova referência de controle de qualidade (auto gerenciado por motoristas e passageiros), via Reputação Digital;
  • reintermediação das telefonistas pelo celular/gps;
  • fim dos vínculos fixos (autonomia, diárias, mensalidades, salário).

Tudo isso nos leva a um Modelo Administrativo novo, mais exponencial do que o passado, que foi obtido, a partir do uso inteligente de um conjunto de novas tecnologia, tendo como base nova Ideologia Administrativa mais distribuída.

Uma tecnologia, assim, não é exponencial em si, o que é exponencial é a ideologia.

Podemos, sim, se quisermos falar que há uma nova Ideologia Exponencial no mercado: aquela que mata os gerentes e transfere a coordenação para a comunidade de consumo (fornecedores e consumidores),

O conceito “Tecnologias Exponenciais”, assim, faz parte de mais uma tentativa de se tapar o sol com a peneira para evitar a dura realidade: a obrigação de de abandonar as velhas ideologias de comando e controle.

O que se quer no mercado hoje, é criar a fantasia de que basta mudar as tecnologias que tudo será resolvido. A exponencialidade virá sem nenhum mudança estrutural.

Não vai.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?

Venha tomar nossa pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/pro

Um dos formandos da escola me disse  seguinte:


Leave a Reply

WhatsApp chat