Feed on
Posts
Comments

Continuo dialogando com o Flexa:

Podemos dizer que estamos criando uma nova Ideologia Civilizacional para a Era Digital, algo que sempre ocorre depois de Revoluções Midiáticas.

Há alguns parâmetros filosóficos e teóricos, que devem ajudar a pensar as novas metodologias no geral e educacional.

A nova Ideologia Civilizacional vai promover novos conceitos que permitam a descentralização dos conceitos de descentralização, que tínhamos até aqui.

Toda a base de pensamento hoje está estruturada em parâmetros de Comando e Controle, que precisam ser revistos.

Hoje no Brasil e em vários lugares do mundo, há um pensamento sobre critérios da Qualidade da Educação, que são definidos pelo Estado, pelas escolas.

E não pelos próprios alunos e pelas organizações interessados em inovar nesse novo mundo.

Acredito que, lentamente, ou mais rapidamente (espero) consigamos a passagem do controle Estado/Escolas para o de Alunos/Organizações Produtivas.

As avaliações hoje são feitas, assim, a partir do critério de um centro, que têm as suas preocupações, mas que estão muito distantes da demanda que teremos neste novo século.

Vejo duas tendências fortes:

  • a preparação de ambientes educacionais,com cada vez mais flexibilização de tempo e lugar;
  • e, do ponto de vista do conteúdo, idem, a flexibilização, a partir de foco em solução problemas, da agenda de cada um, a partir de seus parâmetros, propósitos e potenciais com foco na inovação.

O problema nisso tudo é que hoje vivemos um momento bimodal disruptivo, diferente de outros momentos similares, incrementais ou radicais.

A educação que será hegemônica ao longo do século será completamente distinta da atual – e é preciso dividir o processo em dois ambientes:

  • um vai melhorando o que tem da melhor forma possível;
  • e outro começa do zero, procurando o máximo de desintoxicação.

É isso, que dizes?

Quer debater o futuro da Educação de forma mais eficaz?

Entre no nosso grupo Educação Bimodal, me manda um zap e veja o que é preciso: 2199608-6422 – “Nepô, quero entrar no grupo Educação Bimodal”.

Leave a Reply

WhatsApp chat