Feed on
Posts
Comments

Conceitos são criados para compor uma espécie de “muro” teórico.

Cada conceito tem que ter alguns elementos importantes:

  • ser coerente com o conjunto do “muro teórico”;
  • conseguir ser compreendido pelos envolvidos no problema que a teoria pretende ajudar a minimizar;
  • espelhar, dentro dos limites do conhecimento humano, algo que está na vida.

Conceitos não são criados apenas para vender, mas servir de base para que pessoas possam ter um mapa da vida para criar metodologias. E destas tecnologias, capacitação, processos.

O problema que temos hoje no mercado é que os conceitos, principalmente no mundo digital, servem muito mais para vender produtos e serviços, do que entender a realidade.

Pode colocar aí Mundo Vuca, Sociedade do Conhecimento, Economia Compartilhada, entre tantos outros.

(Ver aqui minhas críticas sobre eles nos Melhores Artigos de 2018).

Assim, temos uma espécie de Intoxicação da Ciência, que deixa de ser feita para entender a realidade, mas para vender uma realidade.

As pessoas acabam por compra algo que não reflete o que, de fato, está ocorrendo. Compra-se muito mais por quem está falando do que pela coerência com os fatos.

E isso, de certa forma, aguça a crise que vivemos hoje diante do digital: entende-se pouco, gasta-se muito e tem-se resultados cada vez piores.

Não estou, entretanto, defendendo aqui uma Ciência Não Comercial, pura, asséptica, mas uma limitação ética do que pode ser negociado.

O fato do mercado não comprar, agora, determinado conceito, não quer dizer que não seja válido mais adiante.

O mercado muitas vezes se mostrou inteiramente, como agora, iludido. Quer exemplos? Sugiro neste Natal você assistir a dois filmes:

 

Nestes filmes, as pessoas compram os conceitos que mais se ajustam a seus interesses, independente daquilo que ocorre na vida, do lado de fora – criando grandes ilusões coletivas.

Foram poucos nestes dois episódios que seguraram os conceitos mais coerentes e tiveram a coragem e a persistência de insistir – e apostar contra a manda – que estava sedenta por conceitos falsos e vazios.

No Digital, algo parecido tem ocorrido e esta é a base de trabalho da Comunidade Bimodal: reverter a vidência em ciência!

Seja um de nós!

Entre as atividades dos Bimodais, além dos grupos pelo Whatsapp (gratuitos e pago) temos ainda o curso básico de formação (que ganhará em 2019 o intermediário).

Veja o resultado de quem já se certificou:

Leave a Reply

WhatsApp chat