Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Chatinho:

O Estoicismo, derivado da palavra grega “stoá”, que significa pórtico de ensinamentos filosóficos, é uma abordagem da Inovação Pessoal com elementos incorporados no Projeto de Felicidade Blockchain da Bimodais. Baseado nas sugestões de Tio Gemini, o Estoicismo destaca a distinção entre o controlável e o incontrolável, a busca pela excelência de caráter, a manutenção da calma, viver o presente com atenção e aceitar a mortalidade. Os Estóicos, representados por figuras como Zenão, Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio, formam uma escola de pensamento que procurou criar uma metodologia tangível para uma vida melhor. Eles reorganizaram abordagens anteriores, questionaram Sócrates, Platão e Aristóteles e sugeriram Projetos de Felicidade Mais Fortes. Segundo Sellars procuravam evitar sentimentos negativos e oferecer terapias melhores para lidarmos com nossas emoções. Os Psicólogos pela Bimodais são vistos como Profissionais da Inovação Pessoal, divididos em Pósventivos e Preventivos. O conceito de “alma” dos antigos Cientistas da Inovação Pessoal é interpretado como mente, pensamentos e crenças, determinando a qualidade de vida conforme a escolha do Projeto de Felicidade de cada indivíduo.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. A missão dos Psicólogos (chamados pelos Bimodais de Profissionais da Inovação Pessoal Pósventivos) é de que as pessoas consigam ter vidas cada vez melhores.
  2. Quem inventou a Psicologia não foi Sigmund Freud (1856 – 1939), mas os Essenciólogos da Felicidade do passado.
  3. A escolha do Projeto de Felicidade de cada um determina a qualidade da sua vida.
  4. Os Estóicos sugerem, sem definir este nome, que adotemos a Psicologia Preventiva com diversas sugestões para que as pessoas vivam vidas melhores.
  5. Os Estóicos formam uma Escola de Pensamento, que procurou criar uma metodologia mais tangível para ajudar as pessoas a terem vidas melhores.
  6. O que falta de maneira geral, ainda mais agora no fim da Crise e início da Renascença Civilizacional, são Projetos de Felicidade Mais Fortes.
  7. Todo mundo, de forma consciente, ou não, adota um Projeto de Felicidade, a diferença é a qualidade do mesmo, podendo ser mais forte ou fraco.
  8. Sentimentos negativos que nos invadem e nos perturbam podem ser evitados ou melhor gerenciados se estamos operando com Projetos de Felicidade Mais Fortes.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“Emoções (negativas) que nos invadem o tempo todo, são, na verdade, produto de uma forma equivocada de enxergar o mundo.”John Sellars.

Neste artigo, começamos a Bimodalizar o livro “Lições de estoicismo: o que os filósofos antigos têm a ensinar sobre a vida” de John Sellars.

O livro procura abordar as sugestões dos primeiros Cientistas da Inovação Pessoal do passado conhecidos como Estóicos.

A palavra Estóico tem origem da palavra grega “stoá”, que significa pórtico, local de ensinamentos filosóficos.

O Estoicismo é uma das abordagens da Inovação Pessoal que tem diversos elementos já incorporados nas sugestões do Projeto de Felicidade Blockchain da Bimodais.

Tio Gemini define assim as principais sugestões do Estoicismo, que considero útil para um Projeto de Felicidade Mais Forte:

Distinguir entre o que é controlável e incontrolável:
Busque a excelência de caráter e aja com integridade em todas as áreas da vida;
Mantenha a calma e a compostura em situações difíceis;
Viva o presente com atenção;
Aceite a mortalidade.

Os Estóicos sugerem, sem definir este nome, que adotemos a Psicologia Preventiva com diversas sugestões para que as pessoas vivam vidas melhores.

(Na verdade, dentro da Ciência Social 2.0, que é sinônimo de Ciência da Inovação, a Psicologia passa a ser chamada de Ciência da Inovação Pessoal. E o que chamamos de Psicologia Preventiva é a Inovação Pessoal Preventiva. Um tema que deve ser abordado mais adiante.)

O livro de Sellars se baseia principalmente em quatro dos principais representantes do Estoicismo:

Zenão (333 a.C – 263 aC);
Sêneca (4-65);
Epicteto (que em grego, significa simplesmente “adquirido) (50-135);
Marco Aurélio (121-180).

Os Estóicos formam uma Escola de Pensamento, que procurou criar uma metodologia mais tangível para ajudar as pessoas a terem vidas melhores.

E questionaram de diferentes maneiras as abordagens de Sócrates (470 a.C – 399 a.C), Platão (427 a.C – 348 a.C) e Aristóteles (384 a.C – 322 a.C).

Na verdade, eles reorganizaram o que vinha sendo sugerido no campo da Inovação Pessoal com diversas novas sugestões.

Passemos aos comentários do livro de Sellars.

Diz ele:

“E se alguém lhe dissesse que grande parte do sofrimento em sua vida se deve simplesmente à sua forma de encarar as situações?”

O que falta de maneira geral, ainda mais agora no fim da Crise e início da Renascença Civilizacional, são Projetos de Felicidade Mais Fortes.

Projetos de Projetos de Felicidade Mais Fortes, do ponto de vista Bimodal, demandam consistentes Visões, Atitudes e Métricas para que as pessoas possam ter vidas melhores.

Todo mundo, de forma consciente, ou não, adota um Projeto de Felicidade, a diferença é a qualidade do mesmo, podendo ser mais forte ou fraco.

O que a Bimodais procura fazer – semelhante aos Estóicos – é reorganizar forma e conteúdo, para oferecer um Projeto de Felicidade Mais Forte, a partir de:

Revisões a partir dos novos Contextos Civilizacionais;
Incorporar sugestões de outros Cientistas da Inovação Pessoal, que viveram depois;
E se aproveitar de metodologias, tal como a de desenvolvimento de projetos, que não havia no passado.

Diz Sellars sobre o que Projetos de Felicidade Mais Fortes procuram evitar:

“(…) coisas que podem puxar alguém para baixo: ansiedade, frustração, medo, decepção, raiva e descontentamento generalizado.”

Sentimentos negativos que nos invadem e nos perturbam podem ser evitados ou melhor gerenciados se estamos operando com Projetos de Felicidade Mais Fortes.

Quando não gerenciamos bens os sentimentos negativos e eles estão o tempo todo presentes na nossa vida é sinal de que algo não vai bem.

É sinal de que estamos praticando Projetos de Felicidade Mais Fracos e precisamos de Projetos de Felicidade Mais Fortes.

Diz ele sobre os sentimentos negativos:

“(…) todas essas emoções (negativas) que nos invadem o tempo todo, são, na verdade, produto de uma forma equivocada de enxergar o mundo.”

E complementa:

“(…) nossa forma de pensar sobre as coisas pode, às vezes, gerar emoções prejudiciais.”

Sellars faz um resumo do Projeto de Felicidade Estóico (que serve para qualquer Projeto de Felicidade Mais Forte), a partir das seguintes perguntas:

Como levar uma vida melhor? (Visão geral);
Como entender seu lugar no mundo? (Visão particular);
Como agir quando algo dá errado, administrar as emoções e lidar com o próximo? (Atitudes);
Faltou falar algo sobre Métrica (Como saber que o projeto vai bem?).

Diz Sellars:

“Os Estóicos acreditavam que a filosofia deles tinha a oferecer, ou seja, uma terapia para a mente.”

O que chamamos no geral de “Filosofia” é um nome geral para campos de estudos que ainda não tinham nome.

A “Filosofia” desenvolveu vários ramos e aqui estamos falando objetivamente de Inovação Pessoal, que se desdobrou antes na Psicologia.

Os Estóicos, na verdade, dão sequência ao estudo da Felicidade dos gregos que é a origem básica da Psicologia.

Assim, podemos dizer que:

Quem inventou a Psicologia não foi Sigmund Freud (1856 – 1939), mas os Essenciólogos da Felicidade do passado.

A missão dos Psicólogos (chamados pelos Bimodais de Profissionais da Inovação Pessoal Pósventivos) é de que as pessoas consigam ter vidas cada vez melhores.

Vejamos o que incorporamos no Glossário Bimodal sobre os dois tipos de Profissionais da Inovação Pessoal:

Profissionais da Inovação Pessoal Pósventivos – que oferecem Projetos de Felicidade Mais Fortes de maneira geral para pessoas com problemas emocionais mais graves;
Profissionais da Inovação Pessoal Preventivos – que oferecem Projetos de Felicidade Mais Fortes de maneira geral para pessoas sem grandes problemas emocionais.

Diz ele sobre isso, que reforça a ideia do desenvolvimento prévio da Psicologia:

“O filósofo é um médico e a escola do filósofo é um hospital – um hospital para almas.”

Na verdade, o termo filósofo é algo, como vimos por aqui, muito genérico que causa muita confusão.

É mais preciso chamar de Cientistas da Inovação Pessoal do passado, pois há outros ramos da Filosofia que não lidam com a questão da felicidade, como é o caso dos Cientistas da Ciência (chamados de Epistemólogos).

Assim, os Cientistas da Inovação Pessoal do passado ao serem chamados por Sellars como “médicos da alma” temos aqui uma dicotomia.

Médico do Corpo, que cuida dos problemas físicos e objetivos e o Médico da Mente e subjetivos que cuida dos problemas das emoções.

Repare que a Mente tem a parte física cérebro, que pode ser operada, por exemplo, para se tirar um tumor e a parte subjetiva que precisa de um tipo específico de tratamento.

O que eles chamavam de “alma”, assim, é basicamente a parte subjetiva da mente.

Diz Sellars:

“Sócrates argumentou que a missão do filósofo é cuidar da alma das pessoas, tal como um médico cuida do corpo.”

Temos aqui, claramente, o lado Psicológico da abordagem dos antigos Cientistas da Inovação Pessoal.

(Repare que é papel de um Curador de uma Escola de Pensamento não deixar que Conceitos Mais Fracos sejam utilizados pelos membros da respectiva escola. Cabe ao Curador organizar os Ambientes de Diálogo e uma das suas atividades é apontar os Conceitos Fracos, colocando Mais Fortes no lugar.)

Sellars explica o conceito de “alma”:

““Alma ” não devemos pressupor nada imaterial, imortal ou sobrenatural. Nesse contexto, devemos compreendê – la apenas como mente, pensamentos e crenças.”

Foi a forma possível para os Cientistas da Inovação Pessoal do Passado se referirem ao estudo da mente.

O que se reforça aqui:

“(…) porque eles defendiam que, em última análise, a condição de nossa alma determina a qualidade de nossa vida.”

Aqui, acho que ficou confuso.

Eu Bimodalizaria a frase da seguinte maneira:

A escolha do Projeto de Felicidade de cada um determina a qualidade da sua vida.

(Note que quando vamos trazer do passado autores bem antigos é preciso entender o contexto. Eles são precursores de ciências que foram batizadas de outros nomes. Mais: alguns conceitos eram datados e precisam de uma recodificação.)

Na verdade, vou abordar num artigo futuro, temos um Eu Gerenciador das nossas vidas, que é responsável por fazer nossas escolhas.

O Eu Gerenciador é responsável por:

Definir os rumos da nossa vida, a partir das nossas características particulares pontos fortes e fracos;
E o gerenciamento das nossas duas Mentes (a Primária Armazenadora Mais Automática e a Secundária Revisora Mais Reflexiva).

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola na décima primeira imersão batizada de Felicidade 2.0. O valor é de R$ 715,00, ficando até o final de junho de 2024.

Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver melhor em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação nas lives mensais lives.

Basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para mantê-lo vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte e-mail: cnepomu@gmail.com

Quem depositar qualquer valor, poderá fazer os cursos avulsos que faremos ao longo do semestre.

Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon: https://a.co/d/3r3rGJ0

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat