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O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Chatinho:

O artigo discute a metodologia de criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante, inspirado no livro “A estratégia do oceano azul”. Destaca a importância da mente disruptiva, dividida em primária (armazenadora) e secundária (revisora). Pessoas com uma “Bancada Revisora” maior tendem a promover inovações mais disruptivas. A Revolução Civilizacional 2.0 amplia as “Bancadas Revisoras”, embora algumas pessoas já nasçam com predisposição para serem mais disruptivas. Em resumo, o artigo aborda como as mentes com maior capacidade de revisão impulsionam inovações disruptivas em meio a mudanças paradigmáticas da sociedade.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Uma pessoa mais criativa é aquela que consegue ver com mais facilidade o que está armazenado na sua Mente Primária.
  2. Uma Mente Mais Disruptiva não é mais inteligente – é mais criativa.
  3. A Bancada Revisora do Sapiens 1.0 é menor do que tenderá a ser a do 2.0.
  4. Uma pessoa com uma Bancada Revisora maior consegue separar melhor os Paradigmas Herdados da sua Identidade.
  5. Quanto mais dinâmico é um Ambiente de Sobrevivência, mais há a demanda por uma Bancada Revisora maior.
  6. A Revolução Civilizacional 2.0 (Digital) está incentivando de forma exponencial o alargamento das Bancadas Revisoras do Sapiens.
  7. Metodologias que querem desenvolver a disrupção, assim, não devem apenas falar no como, mas ressaltar com quem.
  8. O problema que temos hoje no campo da inovação é que não está claro que a disrupção precisa de mentes específicas.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“A criatividade exige coragem para abandonar as certezas.”  – Erich Fromm.

No livro “A estratégia do oceano azul: como criar novos mercados e tornar a concorrência irrelevante” de Kim Chan e Renée Mauborgne temos o desenvolvimento de uma metodologia para iniciar projetos disruptivos em organizações.

Sair do Oceano Vermelho que significa dentro dos Paradigmas Mainstream e ir para novos Paradigmas do Oceano Azul.

Os autores se preocupam bastante em explicar como fazer isso, mas em NENHUM momento abordaram a questão de quem pode fazer.

Temos aí o que nosso querido Cientista da Ciência Thomas Kuhn (1922-96) chamou de Anomalia e o Cientista da Inovação Pessoal Mihaly Csikszentmihalyi (1934-2021) chamou de Entropia.

Entropia e Anomalia são sintomas de que nossos Paradigmas estão brigando com a realidade.

(Paradigmas Disruptivos são aqueles que se afastam de forma profunda dos que vêm sendo usados pela sociedade.)

No estudo que a Bimodais tem feito da Ciência da Inovação identificamos diversos novos Paradigmas Disruptivos nas suas três camadas (Civilizacional, Grupal e Pessoal) temos:

Na Inovação Civilizacional – mudou a mídia, mudou a sociedade, a civilização, os Macro Modelos de Cooperação, a mente humana, em função do aumento populacional;
Na Inovação Grupal – como mudaram os Macro Modelos de Cooperação, há uma necessidade de recriação das bases mais Essenciológicas das novas organizações para continuarem competitivas;
Na Inovação Pessoal – como mudou a sociedade, há uma necessidade de novos Paradigmas para se viver melhor neste novo cenário mais descentralizado, dinâmico e inovador com novas formas de se pensar a felicidade.

Há, entretanto, a demanda pela compreensão da Mente Disruptiva – um novo Paradigma Disruptivo importante para podermos entender como a Inovação ocorre nas três camadas.

Muito se fala, por exemplo, de diferentes tipos de inteligência, mas uma Mente Mais Disruptiva não é mais inteligente é mais criativa.

Inspirados em Daniel Kahneman, no livro “Rápido e devagar: duas formas de pensar”, a Bimodais optou por defender que nossa mente é dividida em duas: a primária (armazenadora) e a Secundária (revisora).

Uma pessoa que tem tendências a ter uma Taxa de Criatividade maior, consegue olhar mais de fora a Mente Primária.

Uma pessoa mais criativa é aquela que consegue ver com mais facilidade o que está armazenado na Mente Primária.

Uma pessoa mais criativa nasce com uma capacidade abstrativa maior. Ou seja, consegue criar um espaço de reflexão entre as duas Mentes (Primária e Secundária).

Sim, há possibilidade de melhorar e aprimorar a capacidade de revisão da Mente Primária, mas é inegável que há pessoas que já nasceram com essa facilidade.

Uma pessoa com uma Bancada Revisora maior consegue separar melhor os Paradigmas Herdados da sua Identidade.
A Bancada Revisora maior permite que haja uma maior musculação da Mente Secundária analisando com mais frequência a Mente Primária.

Quando queremos promover Inovações Mais Disruptivas na sociedade é fundamental que possamos contar com pessoas com a Bancada Revisora maior.

Deste ponto de vista, podemos dizer que:

Quando queremos promover Inovações Mais Disruptivas é fundamental que tenhamos mentes com a Bancada Revisora maior.

Metodologias que querem desenvolver a disrupção, assim, não devem apenas falar no como, mas ressaltar com quem.

O problema que temos hoje no campo da inovação é que não está claro que a disrupção precisa de mentes específicas.

Pessoas com a Bancada Revisora menor têm grande dificuldade de ver de fora os Paradigmas armazenados na Mente Primária.

Conseguem, por causa disso, lidar melhor com mudanças mais incrementais, mas são avessas às mais Disruptivas.

Se fizermos uma pesquisa com aqueles que geraram e geram ideias e projetos mais disruptivos, vamos constatar que temos ali mentes com a Bancada Revisora maior.

Há, porém, um outro ponto relevante sobre isso.

Quando criamos novas civilizações, a partir de Revoluções Midiáticas, temos uma demanda pele aumento generalizado das Bancadas Revisoras.

A Bancada Revisora do Sapiens 1.0 é menor do que tenderá a ser a do 2.0.

Quanto mais dinâmico é um Ambiente de Sobrevivência, mais há a demanda por uma Bancada Revisora maior.

Assim, podemos dizer que:

A Revolução Civilizacional 2.0 (Digital) está incentivando de forma exponencial o alargamento das Bancadas Revisoras do Sapiens.

Porém, a divisão continua.

Por mais que tenhamos o aumento da Bancada Revisora generalizada, ainda teremos pessoas que já nascerão com uma maior e tenderão a serem mais disruptivas.

Vejamos o papel das duas formas de pensar:

Pessoas que têm Bancadas Revisoras maiores tendem a ser mais criativas e ajudam a sociedade a dar upgrades importantes nos seus Paradigmas;
Pessoas que têm Bancadas Revisoras menores tendem a ser menos criativas e ajudar a sociedade a desenvolver os Paradigmas existentes.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola na décima primeira imersão batizada de Felicidade 2.0. O valor é de R$ 715,00, ficando até o final de junho de 2024.

Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver melhor em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação nas lives mensais lives.

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Quem depositar qualquer valor, poderá fazer os cursos avulsos que faremos ao longo do semestre.

Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

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