Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

A Ciência Social 1.0, que dominou o pensamento social até o século XX, não percebia o papel das mídias nas grandes mudanças civilizacionais. Essa visão era baseada na ideia de que a sociedade é determinada por fatores econômicos, políticos e culturais, e que as mídias são apenas um reflexo dessas forças.

A Ciência Social 2.0, que se baseia nas ideias de Marshall McLuhan, incorpora o papel das mídias nas grandes mudanças civilizacionais. Essa abordagem entende que as mídias são uma força motriz da história, e que elas desempenham um papel fundamental na formação da sociedade.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Temos hoje, assim, uma crise da Economia 1.0, da Educação 1.0, da Psicologia 1.0, do Direito 1.0, que precisam de uma profunda revisão.
  2. Sem a Ciência Social 2.0 se torna impossível compreender de forma adequada e consistente a Civilização 2.0.
  3. A Bimodais, seguidora da Escola de Pensamento McLuhaniana, aprofundou o detalhamento da Ciência Social 2.0.
  4. A Ciência Social 2.0, assim, se inicia com uma revisão da relevância das mídias nas mudanças civilizacionais.
  5. Como as mídias se modificam de forma muito espaçada a sua influência nas mudanças sociais ficou um tanto mascarada pelo tempo.
  6. A Ciência Social 2.0 tem como padrinho principal Marshall McLuhan (1911-80).
  7. Podemos ter diferentes abordagens sobre a sociedade a serem escolhidas, que acabam se consolidando e tornando no que podemos chamar de visões mainstream.
  8. Temos a ilusão de que a forma como pensamos a sociedade não tem padrinhos, mas tem.
  9. Tudo que pensamos sobre a sociedade humana parte da visão dos Cientistas Sociais.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“Mudou a mídia, mudou a sociedade.”McLuhan.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Os Cientistas Sociais criam Narrativas Conceituais que vão se espalhando pela sociedade e vão se tornando nosso senso comum.

Temos a ilusão de que a forma como pensamos a sociedade não tem padrinhos, mas tem.

Podemos ter diferentes abordagens sobre a sociedade a serem escolhidas, que acabam se consolidando e tornando no que podemos chamar de visões mainstream.

Das diferentes abordagens da Ciência Social, nascem as Ciências Sociais, tais como a Administração, a Economia, a Psicologia e o Direito.

Podemos dividir a Ciência Social (a mãe de todas as Ciências Sociais) em duas etapas:

  • A Ciência Social 1.0 – que não percebia o papel das mídias nas grandes mudanças civilizacionais;
  • A Ciência Social 2.0 – que passa a incorporar o papel das mídias nas grandes mudanças civilizacionais.

A Ciência Social 1.0, que dominou o pensamento social até o século XX, não percebia o papel das mídias nas grandes mudanças civilizacionais. Essa visão era baseada na ideia de que a sociedade é determinada por fatores econômicos, políticos e culturais, e que as mídias são apenas um reflexo dessas forças.

A Ciência Social 2.0, que se baseia nas ideias de McLuhan, incorpora o papel das mídias nas grandes mudanças civilizacionais. Essa abordagem entende que as mídias são uma força motriz da história, e que elas desempenham um papel fundamental na formação da sociedade.

McLuhan, por outro lado, acreditava que as mídias são um agente ativo de mudança social. Ele argumentava que as mídias moldam a forma como pensamos, sentimos e nos comportamos, e que, portanto, elas têm um impacto profundo na sociedade.

A Ciência Social 2.0 tem como padrinho principal Marshall McLuhan (1911-80).

Ao afirmar que “mudou a mídia, mudou a sociedade”, McLuhan, depois seus seguidores, passaram a ver a sociedade de forma completamente distinta.

Como as mídias se modificam de forma muito espaçada a sua influência nas mudanças sociais ficou um tanto mascarada pelo tempo.

A Ciência Social 2.0, assim, se inicia com uma revisão da relevância das mídias nas mudanças civilizacionais.

A Bimodais, seguidora da Escola de Pensamento McLuhaniana, tem se esforçado para aprofundar o detalhamento da Ciência Social 2.0.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola na décima primeira imersão batizada de Felicidade 2.0. O valor é de R$ 715,00, ficando até o final de junho de 2024.

Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver melhor em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação nas lives mensais lives.

Basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para mantê-lo vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte e-mail: cnepomu@gmail.com

Quem depositar qualquer valor, poderá fazer os cursos avulsos que faremos ao longo do semestre.

Agradeço à adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon: https://a.co/d/3r3rGJ0

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat