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O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Link encurtado: https://encurtador.com.br/fuzI9

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#Shawn _Achor – dialogando com este autor.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

Décimo Ciclo de Leitura Bimodal:

Frases de Divulgação do Artigo:

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“Nosso cérebro muda de acordo com as nossas ações e as circunstâncias.”Achor.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Resumo feito pelo Tio Bard, a partir de algumas melhorias que fiz no livro que estamos desenvolvendo: “Como ler livros didáticos com maior eficácia?”:

Tópico: Metodologia Recomendada para Leitura de Livros Didáticos

O texto propõe uma metodologia de leitura de livros didáticos que seja centrada no leitor e na sua Narrativa Existencial. A Narrativa Existencial é o conjunto de crenças, valores e perspectivas que cada indivíduo tem sobre o mundo.

A metodologia proposta se divide em quatro fases:

  1. A escolha do livro: o leitor deve escolher livros que façam sentido para a sua Narrativa Existencial e que o estimulem a pensar.
  2. A leitura: o leitor deve ler o livro de forma ativa, fazendo anotações e questionando o autor.
  3. A reflexão: o leitor deve refletir sobre o que leu, identificando o que é novo, o que reforça sua Narrativa Existencial e o que a modifica.
  4. A síntese: o leitor deve sintetizar o que leu, criando um texto reflexivo.

O texto também propõe uma classificação de autores didáticos, com base em quatro critérios:

  • A maneira que alteram a Narrativa Existencial: autores atrapalhadores, reforçores e modificadores.
  • A escolha que fizeram em termos de análise do fenômeno: autores perceptivistas e padronistas.
  • A cosmovisão de mundo: autores centralizadores e descentralizadores.
  • A projeção do futuro: autores futuristas e presentistas.

Passemos ao diálogo com o autor.

Primeiros comentários.

O título do livro no Brasil, “O Jeito Harvard de Ser Feliz”, é simplesmente bizarro. O título original em inglês, “The Happiness Advantage”, é mais preciso, pois expressa a ideia de que a felicidade é uma vantagem.

O autor, Shawn Achor, não é um autor que segue padrões. Ele apresenta várias pesquisas de forma aleatória, mas sempre com o objetivo de defender algumas teses.

O livro reforçou minhas ideias, mas também me incomodou ao tentar separar sucesso de felicidade de forma equivocada.

Na visão americana de sucesso, sucesso é sinônimo de dinheiro, status e fama. Achor defende que o sucesso deve vir depois da felicidade, mas não questiona a visão materialista e superficial do sucesso.

Na lógica bimodal, sucesso e felicidade não vêm nem antes e nem depois, mas numa relação de equilíbrio. A minha felicidade depende da minha visão de sucesso, e a minha visão de sucesso depende da minha felicidade.

O que diferencia a lógica bimodal da visão americana do sucesso é que o sucesso deve ser endógeno, ou seja, criado por cada indivíduo a partir de seus próprios critérios de autopremiação.

Diz ele:

“Sabemos que a felicidade precede o sucesso e não resulta dele.”

Porém, Achor não questiona a visão do sucesso mainstream como se fosse algo que não pode ser alterado.

Na lógica Bimodal, o sucesso e a felicidade não vem nem antes e nem depois, mas numa relação de equilíbrio.

A minha felicidade (sensações) vai depender da minha visão de sucesso (escolhas de formas de pensar e agir).

Há uma relação de causa e efeito, que se retroalimentam, quanto mais há um alinhamento entre sucesso e felicidade, mais eu tenho sucesso quanto mais eu sou feliz.

O sucesso deve ser endógeno (eu crio os meus critérios de sucesso e não os outros), a partir dos meus critérios de auto premiação.

Vejamos mais detalhes.

Organização das anotações do livro “O jeito Harvard de ser feliz” feita com ajuda do Tio Bard:

Introdução

  • A felicidade é mais importante do que o sucesso.
  • A felicidade é um estado mental que pode ser cultivado.
  • A psicologia positiva estuda o que torna as pessoas felizes.

Não, eu preciso ter uma visão de sucesso que me gere sensações positivas. Devo rejeitar a visão mainstream de sucesso.

Sim, eu posso adotar pensamentos e atitudes que podem gerar sensações mais positivas, que só vão aparecer se os pensamentos e atitudes forem adequados.

Capítulo 1: O mito do sucesso antes da felicidade

  • A crença de que o sucesso leva à felicidade é equivocada.
  • A felicidade leva ao sucesso.
  • As pessoas felizes são mais produtivas, criativas e resilientes.

É preciso quebrar o mito de que o sucesso é uma coisa só, que é definida pelos outros e não por mim mesmo.

A felicidade não precede o sucesso, mas  se relaciona com ele.

Quanto mais meus critérios e atitudes em direção ao sucesso se afinarem com minhas sensações positivas, mais feliz eu serei.

Capítulo 2: A ciência da felicidade

  • A felicidade é uma experiência emocional positiva que inclui prazer, propósito e sentido.
  • A felicidade é subjetiva e pode ser diferente para cada pessoa.
  • A felicidade é influenciada por fatores genéticos, ambientais e comportamentais.

A felicidade é subjetiva e pode ser diferente para cada pessoa.

O mesmo digo em relação ao sucesso, que, no caso do Achor ele não vê assim.

Para Achor, o sucesso é objetivo, inquestionável, referenciado por terceiros e só a visão da felicidade é flexível.

Capítulo 3: O benefício da felicidade

  • A felicidade tem benefícios físicos, mentais e sociais.
  • As pessoas felizes vivem mais, são mais saudáveis e têm melhores relacionamentos.
  • As pessoas felizes são mais bem-sucedidas no trabalho e na vida.

Sim, quanto mais você tem emoções positivas, mais você desenvolve o seu personal sucesso.

Capítulo 4: Capitalizando o benefício da felicidade

  • A felicidade é uma habilidade que pode ser desenvolvida.
  • Existem práticas que podem aumentar a felicidade.
  • As pessoas felizes são mais propensas a ter sucesso.

A felicidade não é uma habilidade, mas sensações positivas que colhemos dependendo dos pensamentos e ações que escolhemos.

O que pode ser desenvolvido é escolher de forma adequada meus pensamentos e ações dentro de um Projeto de Felicidade.

Capítulo 5: A linha de Losada

  • O cérebro humano é moldado por nossas experiências e crenças.
  • Podemos escolher como ver o mundo.
  • Uma atitude mental positiva pode levar ao sucesso.

Uma atitude mental, não positiva, mas mais adequada, com uma visão de sucesso afinada com nossos cachorrinhos internos pode nos levar a aumentar a Taxa de Felicidade.

Capítulo 6: A fórmula de Arquimedes

  • A felicidade é uma alavanca que pode nos ajudar a alcançar nossos objetivos.
  • Quanto mais positiva for nossa atitude, mais poderemos alcançar.
  • A felicidade é uma escolha.

A felicidade não é uma escolha é uma consequência das nossas escolhas, pois não controlamos a geração das emoções positivas.

Capítulo 7: Use o ponto de apoio e a alavanca para descobrir sua missão

  • O trabalho pode ser um emprego, uma carreira ou uma missão.
  • As pessoas com uma missão são mais felizes e bem-sucedidas.
  • Podemos alinhar nosso trabalho com nossa visão pessoal para encontrar nossa missão.

Isso é muito bom, ponto alto da leitura, algo que me reforçou algo que estava esquecido.

Capítulo 8: Mapeando o caminho do sucesso

  • O sucesso é um processo, não um destino.
  • Podemos aumentar nossas chances de sucesso cultivando a felicidade.
  • A felicidade é o caminho para o sucesso.

O sucesso é uma visão, que guia nossa jornada. Quanto mais alinhada estiver com nossos Eus Internos, mais sensações positivas serão geradas.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Comecei esta semana uma avaliação para definir os nosso grupos dos Bimodais Exógenos (aquelas que pessoas que recebem material da escola, mas não estão dentro dela).

Criei um formulário para entender como você está aproveitando o que produzo todos os dias, que pode ser acessado e respondido aqui: https://encurtador.com.br/egiLQ

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola neste final de ano, pagando apenas R$ 200,00, ficando até o final do ano. Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação em duas lives, basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para manter o nosso projeto vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte cnepomu@gmail.com

Agradeço o preenchimento do formulário, o retorno a esta mensagem, a adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Pessoal, com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon:
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