Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

Carlos Nepomuceno discute a relação entre inovação e felicidade. O autor argumenta que a inovação é essencial para o progresso da humanidade, mas que os inovadores enfrentam um desafio particular: conciliar a necessidade de desafios com a busca pela felicidade. Nepomuceno defende que os inovadores precisam aprender a escolher os desafios adequados para eles. Ele sugere que os inovadores busquem desafios que sejam alinhados com seus valores e objetivos pessoais, e que sejam desafiadores, mas não impossíveis de serem superados.

O autor também afirma que os inovadores precisam desenvolver um conjunto de habilidades e atitudes que os ajudem a lidar com os desafios. Essas habilidades incluem proatividade, sabedoria e autoconhecimento. Além disso, Nepomuceno discute a importância de uma visão endógena da felicidade para os inovadores. Ele argumenta que os inovadores que são motivados por uma visão de felicidade interna, baseada em seus próprios valores e objetivos, tendem a ser mais felizes e bem-sucedidos.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Se temos clientes externos que precisamos agradar para poder ganhar dinheiro e sobreviver, temos também clientes internos, que têm as suas idiossincrasias.
  2. Não tem jeito. Ninguém será mais feliz se não conhecer e aprender a se relacionar com seus Eus Internos.
  3. Não adianta nada você gritar com seus cachorrinhos internos para que eles balancem o rabinho, pois isso é algo que eles farão, ou não, conforme a vida que você leva.
  4. Se fosse uma letra de Rock, diria que Sucesso é visão, Felicidade é sensação.
  5. O objetivo, assim, em um Projeto de Felicidade consistente não é o sucesso, mas as sensações de felicidade, que precisam estar alinhados.
  6. Se o que definimos como sucesso não gera sensações mais felizes, é sinal que estamos com uma visão de sucesso equivocada.
  7. Não adianta muito ter uma vida repleta de desafios se eles NÃO estão alinhados com os seus critérios de felicidade internos.
  8. Vidas com desafios são mais difíceis de serem administradas, pois exige-se muito mais proatividade, sabedoria e auto-conhecimento.
  9. Não existe, assim, a possibilidade das escolhas de sucesso irem para um lado e as sensações de felicidade para outro.
  10. Não existe a possibilidade de conversar sobre inovação sem que o epicentro do papo gire em torno da Felicidade.
  11. Felicidade não é uma chuva, mas um chuveiro que precisa ser construído, instalado e, constantemente, regulado.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“A verdadeira transformação começa quando você está realmente disposto a questionar e revisar quem você pensa que é.” – Shannon Alder

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Resumo feito pelo Tio Bard, baseado em texto que escrevi no nosso novo livro “A Primeira Encruzilhada Existencial: se responsabilize pelos seus traumas!“:

Tópico Introdução:

Na introdução do livro, Carlos Nepomuceno discute a relação entre inovação e felicidade. Ele argumenta que a inovação é essencial para o progresso da humanidade, mas que os inovadores enfrentam um desafio particular: conciliar a necessidade de desafios com a busca pela felicidade.

Nepomuceno começa o texto definindo inovação como “o processo de criar novas ideias, produtos ou serviços que melhoram nossas vidas”. Ele afirma que os inovadores são essenciais para a sociedade, pois são eles que criam as novas tecnologias, produtos e serviços que nos permitem viver melhor.

No entanto, Nepomuceno também aponta que os inovadores enfrentam um dilema: eles precisam de desafios para se sentirem motivados e felizes, mas a busca por desafios pode ser estressante e desgastante.

Nepomuceno argumenta que os inovadores precisam aprender a escolher os desafios adequados para eles. Ele sugere que os inovadores busquem desafios que sejam alinhados com seus valores e objetivos pessoais, e que sejam desafiadores, mas não impossíveis de serem superados.

Nepomuceno também afirma que os inovadores precisam desenvolver um conjunto de habilidades e atitudes que os ajudem a lidar com os desafios. Essas habilidades incluem proatividade, sabedoria e autoconhecimento.

O texto de Nepomuceno é uma reflexão importante sobre a relação entre inovação e felicidade. Ele oferece insights valiosos para os inovadores que buscam conciliar essas duas dimensões importantes da vida.

Tópico: A Felicidade Descentralizada

Sucesso e felicidade são conceitos subjetivos que são influenciados pela sociedade em que vivemos. Em sociedades mais centralizadas, uma elite intermediadora define uma visão de sucesso e felicidade que atende aos seus interesses. Essa visão é geralmente externa, ou seja, é baseada em valores e objetivos que são impostos de fora.

No entanto, vivemos hoje uma passagem de uma Era Civilizacional mais centralizada para uma mais descentralizada. Com essa mudança, também estamos passando por uma revisão das visões sobre sucesso e felicidade.

A tendência geral é a passagem de uma visão de sucesso e felicidade mais endógena do que exógena. Ou seja, as pessoas estão buscando um sucesso que esteja alinhado com seus valores e objetivos pessoais, e não com os valores e objetivos impostos pela sociedade.

Para que possamos aumentar nossa taxa de felicidade, é preciso procurar uma visão de sucesso que seja aplaudida pelos nossos Eus Internos e não pelos Outros Externos. Nossa visão de sucesso tem que estar alinhada com nossos “cachorrinhos internos” de tal forma que eles balancem o rabinho e não fiquem mordendo a perna.

Tópico: A Primeira Encruzilhada Existencial: se responsabilize pelos seus traumas!

O texto defende que todos os seres humanos são, em alguma medida, traumatizados. Isso ocorre porque, para se tornar um ser humano, é necessário passar por uma Formatação Básica Obrigatória (FBO), que nos traz formas de sentir, pensar e agir que guiam a nossa vida. Essa FBO pode ser mais ou menos traumática, deixando sequelas superficiais ou mais profundas.

Os traumas podem nos atrapalhar a viver uma vida mais inovadora e feliz. Isso ocorre porque eles podem nos limitar, nos impedir de correr riscos e nos levar a tomar decisões baseadas no medo.

Para superar os traumas e viver uma vida mais inovadora e feliz, é importante:

  • Admitir que temos traumas. O primeiro passo é reconhecer que eles existem e que fazem parte de nós.
  • Conhecer os nossos traumas. É importante entender quais são os nossos traumas, como eles surgiram e como eles nos afetam.
  • Gerir os nossos traumas. É importante aprender a lidar com os nossos traumas de forma saudável, sem nos deixarmos dominar por eles.
  • Criar novos paradigmas. Os traumas podem nos levar a adotar paradigmas limitantes. É importante criar novos paradigmas que sejam mais saudáveis e nos permitam viver uma vida mais plena.

A atitude de adultização é a mais saudável e construtiva para lidar com os traumas. Essa atitude nos permite tomar controle da nossa vida e construir uma vida mais plena e feliz.

Tópico: Segunda Encruzilhada Existencial

A Segunda Encruzilhada Existencial é uma escolha que todos os Sapiens precisam fazer sobre como encarar a felicidade. Existem duas opções:

Felicidade Reativa Exógena: Essa visão é baseada na visão de sucesso e felicidade dos outros. As pessoas que escolhem essa opção são mais passivas e inconscientes, deixando a vida levar.
Felicidade Proativa Endógena: Essa visão é baseada na visão de sucesso e felicidade própria. As pessoas que escolhem essa opção são mais ativas e conscientes, tendo um projeto de legado de longo prazo.
A Percepção Bimodal de Felicidade para Inovadores

A Percepção Bimodal de Felicidade para Inovadores diz que as pessoas que vêem o sucesso e a felicidade de forma proativa, como um projeto que deixa legados, e passam a ter referências mais internas do que externas, tendem a ser mais felizes.

Portanto, na visão Bimodal sobre felicidade para inovadores, as pessoas devem optar por uma visão da felicidade endógena, proativa e propositiva.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.” – Fernanda Pompeu.

Comecei esta semana uma avaliação para definir os nosso grupos dos Bimodais Exógenos (aquelas que pessoas que recebem material da escola, mas não estão dentro dela).

Criei um formulário para entender como você está aproveitando o que produzo todos os dias, que pode ser acessado e respondido aqui: https://encurtador.com.br/egiLQ

Tenho duas sugestões para que você possa apoiar e participar do nosso projeto:

a) entrar para a escola neste final de ano, pagando apenas R$ 200,00, ficando até o final do ano. Terá com isso: áudios de 18 minutos todos os dias, acesso ao novo livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado, dinâmico e inovador?”, participação em duas lives, basta depositar no pix / cnepomu@gmail.com

b) caso esteja sem tempo para entrar para a escola, mas gosta muito do nosso projeto, peço que colabore com um PIX para manter o nosso projeto vivo, pode depositar qualquer valor no seguinte cnepomu@gmail.com

Agradeço o preenchimento do formulário, o retorno a esta mensagem, a adesão à escola ou a colaboração via PIX para o nosso projeto.

Forte abraço,

Nepô.

Pessoal, com prazer informo que meu novo livro foi este mês para as livrarias. Já está à venda na Amazon:
https://a.co/d/3r3rGJ0

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat