Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Link encurtado: 

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

O texto discute os três principais perfis profissionais: conceituador, disseminador e operador.

O texto também discute a Ética do Conhecimento da Bimodais, que é a Certeza Provisória Razoável, e o segundo grande desafio intelectual do autor, que é entender e ajudar o Sapiens 2.0 a enfrentar os desafios do mundo atual.

Décimo Ciclo de Leitura Bimodal:

 

Frases de Divulgação do Artigo:

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“O homem cria a tecnologia e a tecnologia recria o homem.” –  John Culkin.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Quarta é dia de áudios abertos.

Aproveito nestes dias para fazer um bom “pente fino” no novo livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado e inovador?”.

Pela experiência dos últimos áudios das quartas, cheguei a conclusão que temos duas atividades principais:

  • Divulgar conceitos consolidados para os Bimodais de fora da escola;
  • E fazer uma revisão dos conceitos consolidados para os Bimodais de dentro da escola.

Como novidade registro a criação de mais um novo capítulo do livro “Capítulo VI – Inovação Pessoal para Disruptores 2.0”, que vai promover o aprofundamento da abordagem para disruptores, perfil que tem mais facilidade para a inovação.

Vamos aos trabalhos.

Hoje, consegui resolver um problema bobo aqui da minha cama.

Comprei um colchão duro para minimizar minhas dores nas costas, mas ele é muito pesado e tenho dificuldade de prender o lençol e a manta na beirada. até consigo, mas dá preguiça de fazer isso todos os dias.

Hoje, fiz um teste e coloquei uma cadeira escorando a ponta do lençol e da manta e quando acordei não havia embolado a manta e o lençol como era de costume.

Fiquei contente por ter resolvido de forma simples um probleminha que me enchia o saco.

Na verdade, faço isso todos os dias com diversos problemas, pois todos eles transformo em projetos.

Tal como o projeto que comecei ontem para reduzir uma dor no cotovelo, que apareceu depois de começar a fazer ginástica para os braços.

Diria que me sinto, desde que vim morar sozinho na pacata cidade de Teresópolis, num processo de espiral.

E poderia dizer que já tive na vida minhas fases de carrossel.

Vejamos a diferença entre dois momentos que passamos na vida:

  • Momentos Espiral – fases da nossa vida em que estamos aprimorando de forma continuada todas as nossas atividades, sempre melhorando hoje probleminhas e problemões de amanhã;
  • Momentos Carrossel – fases da nossa vida em que NÃO estamos aprimorando de forma continuada todas as nossas atividades, quase nunca melhorando hoje probleminhas e problemões de amanhã.

Quase com certeza, vivo aqui em Teresópolis a fase mais espiral da minha vida.

Tudo que faço, incluindo as minhas atividades profissionais, estão sendo melhoradas e aprimoradas todos os dias, sempre um pouquinho.

E tem algo interessante quando colocamos o espiral para rodar nas nossas vidas, pois há um processo de sinergia, pois tudo vai ajudando tudo.

Para nossa mente, um canil de cachorrinhos, não faz muita diferença quais são os desafios, pois quando aparece um problema, ela vai resolvendo, resolvendo e resolvendo.

Quanto mais você entra no modus operando problemas/soluções de forma constante e progressiva, mais e mais você vai ficando cada vez mais esperto na sua criatividade solucionadora.

Hoje é quarta o dia que fazemos áudios abertos e estou colocando meu canil de cachorrinhos solucionadores para me ajudar a fazer dos áudios abertos algo que:

  • Me permita continuar a melhorar e revisar o novo livro;
  • Consiga trazer algo interessante tanto para os Bimodais que estão fora como o que estão dentro da escola.

Vamos para mais uma tentativa sempre contando com o apoio do Tio Bard.

Resumo feito pelo Tio Bard, baseado em texto que escrevi no nosso novo livro “Sapiens 2.0: como viver em um mundo muito mais descentralizado e inovador?”:

O texto discute os três principais perfis profissionais de qualquer pessoa. O conceituador é responsável por criar novos conceitos ou aprimorar os existentes. O disseminador é responsável por sintetizar e divulgar conceitos de outras pessoas. O operador é responsável por colocar os conceitos em prática.

O texto enfatiza que esses perfis são complementares e não opostos. O conceituador precisa do operador para colocar seus conceitos em prática. O disseminador precisa do conceituador para obter novos conceitos. E o operador precisa do disseminador para compreender os conceitos que ele está aplicando.

Em suma, os três perfis profissionais são interdependentes e essenciais para o desenvolvimento humano.

O texto explica que a Bimodais acredita que o conhecimento é uma ferramenta importante para o ser humano, pois permite tomar decisões melhores.

No entanto, a Bimodais também acredita que é impossível ter certeza absoluta de nada. Portanto, a Bimodais escolheu a Certeza Provisória Razoável como sua Ética do Conhecimento.

A Certeza Provisória Razoável significa que as pessoas devem buscar certezas para tomar decisões, mesmo sabendo que essas certezas podem ser revistas a qualquer momento, a partir de fatos ou argumentos razoáveis.

Isso é necessário porque as pessoas precisam tomar decisões para agir no mundo e, para isso, precisam de algum tipo de conhecimento.

A Bimodais acredita que essa escolha é adequada não só no passado, mas ainda mais para um mundo cada vez mais dinâmico, pois o conhecimento está sempre evoluindo. Portanto, as pessoas precisam estar abertas a rever suas certezas à medida que novas informações e fatos são descobertos.

O texto discute o segundo grande desafio intelectual do autor, que é entender e ajudar o Sapiens 2.0 a enfrentar os desafios do mundo atual.

O autor acredita que o Sapiens 2.0 precisará aprender a viver em um mundo mais inovador e descentralizado, e que esse processo exigirá um esforço do Sapiens para conviver em um ambiente em que terá que viver um exponencial aumento da autonomia.

O projeto do livro “Sapiens 2.0” está se beneficiando da experiência do autor na escrita de livros anteriores. O autor está usando metodologias para tornar a produção do livro parte integrante das atividades da Escola Bimodal, e o estudo da migração do Sapiens 1.0 para o 2.0 está se tornando o eixo central dos diálogos da escola.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Quer experimentar a Bimodais por um mês?

Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Entre agora (de agosto a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 600,00 pelo Pix!

Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.

GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.

Leave a Reply

WhatsApp chat