Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Resumo feito pelo Tio Bard:

O autor, um profissional que passou de Operador para Conceituador, inicia sua jornada em um novo desafio intelectual: entender e explicar o fenômeno da Inovação.

Ele acredita que a inovação é essencial na nova Civilização 2.0, na qual o ritmo das mudanças é muito maior. Portanto, é preciso entender como ela funciona para que pessoas, grupos e organizações possam se tornar mais inovadores.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Não existe atividade operacional de ninguém que não se baseie, em algum nível, na atividade conceitual de alguém.
  2. O papel de todo Conceituador de Excelência, é o de entender e explicar fenômenos para que as pessoas possam lidar melhor com ele.
  3. O Sapiens 2.0 precisará dar um upgrade em relação ao 1.0 para viver num mundo muito mais dinâmico.
  4. A Mente Primária é obrigatoriamente formatada e o trabalho de inovação sempre será de revisão da mesma, através do uso intenso da Bancada Criativa e da Mente Secundária.
  5. Um Conceituador – cria conceitos próprios, aperfeiçoando os existentes.
  6. A inovação neste novo século passou a ser um tema muito badalado e não é à toa. Porém, badalação não significa necessariamente boas explicações.
  7. O Sapiens 2.0 terá uma demanda muito maior por Autonomia, Resiliência, Empreendedorismo e Filtragem Informacional.
  8. O Sapiens 2.0 terá uma demanda muito maior por Personalização, Responsabilidade, Conhecimento e Sabedoria.
  9. O Sapiens 2.0 terá uma demanda muito maior por Precisão, Decisão, Colaboração e Criatividade. 

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“A verdadeira transformação começa quando você está realmente disposto a questionar e revisar quem você pensa que é.”- Shannon L. Alder.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Este texto representa o início da jornada do meu segundo grande desafio intelectual, desde que passei as minhas atividades profissionais de Operador para Conceituador.

Vejamos a diferença dos principais perfis profissionais de qualquer pessoa:

  • Um Operador – coloca conceitos para validação, procurando resolver os problemas de sobrevivência;
  • Um Disseminador – sintetiza, mixa e divulga conceitos de outras pessoas;
  • Um Conceituador – cria conceitos próprios, aperfeiçoando os existentes.

Fato é que:

Não existe atividade operacional de ninguém que não se baseie, em algum nível, na atividade conceitual de alguém. 

Meu primeiro grande desafio intelectual foi o de procurar entender o Mundo Digital para ajudar as pessoas a lidar de forma mais adequada com ele.

Tal esforço significou uma produção de centenas de artigos no meu blog (nepo.com.br), que completa mais de 15 anos, sintetizados em um texto progressivo, que teve quatro versões em formato de livros por diferentes editoras: Conhecimento em Rede (2006), Gestão 3.0 (2013), Administração 3.0 (2018), sendo a última versão o livro “Civilização 2.0: por que estamos sendo obrigados a imitar as formigas?(2023).

Assim, minha atividade conceitual hoje que se reflete também na da Bimodais, se divide em:

  • Fazer pequenos ajustes nos estudos da Civilização 2.0 – meu primeiro grande desafio intelectual;
  • Desenvolver o estudo sobre o Fenômeno da Inovação, principalmente no campo da Inovação Pessoal, onde tudo começa;
  • E, em paralelo, ajustes conceituais na Ciência Social e em algumas Ciências Sociais (Administração e Educação estão mais avançados e Psicologia, Política e Economia, em fases mais iniciais). 

Com a sensação de dever cumprido, após o quarto livro, passo agora ao meu segundo grande desafio intelectual, que é o de procurar padrões mais consistentes de causa e efeito do fenômeno da Inovação, começando mais no aspecto da Inovação Pessoal.

O papel de todo Conceituador de Excelência, é o de entender e explicar  fenômenos para que as pessoas  possam lidar melhor com ele.

A inovação neste novo século passou a ser um tema muito badalado e não é à toa. Porém, badalação não significa necessariamente boas explicações.

Estamos, como vimos no livro Civilização 2.0 de 2023,  diante de uma nova Civilização, na qual o ritmo das mudanças é muito maior e exige que pessoas, grupos e organizações sejam muito mais inovadores do que no passado.

O Sapiens 2.0 precisará dar um upgrade em relação ao 1.0 para viver num mundo muito mais dinâmico.

 

Tabela comparativa entre as demandas do
Sapiens 1.0 e as que serão exigidas do 2.0
Demandas Sapiens 1.0 Sapiens 2.0
Autonomia Menos Mais
Resiliência Menos Mais
Empreendedorismo Menos Mais
Filtragem Informacional Menos Mais
Personalização Menos Mais
Responsabilidade Menos Mais
Conhecimento Menos Mais
Sabedoria Menos Mais
Precisão Menos Mais
Decisão Menos Mais
Colaboração Menos Mais
Criatividade Menos  Mais

(A tabela contou com apoio do Bimodal Átila Pessoa Costa.)

Inovação, diga-se de passagem, por ser também um tema bem badalado, com diversas interpretações disponíveis pode levar você a se perguntar: 

O que há de novo neste pretensioso título: “A arte secreta da inovação”?

Note que o trabalho de novas abordagens sobre determinado fenômeno parte de algumas premissas iniciais.

Emri Lakatos (1922-74) chamava estas abordagens iniciais diferenciadas de Núcleo Duro.

Se aplicarmos este conceito de Núcleo Duro para os dois grandes desafios intelectuais da Bimodais, podemos dizer que:

  • A análise do fenômeno da Civilização 2.0 tem como Núcleo Duro diferenciado a ideia de que “mudou a mídia, mudou a sociedade” e, a partir desta premissa de Marshall McLuhan (1911-80), todo o resto se desdobrou;
  • A análise do fenômeno da Inovação tem como Núcleo Duro diferenciado a ideia de Daniel Kahneman, de que nós temos dois sistemas na nossa mente – um mais automático e outro mais deliberativo. 

 

A Abordagem Bimodal sobre Inovação – Detalhes
1 Antes de tudo, temos uma visão do Digital, bem diferente da tradicional, pois parte de McLuhan (um conceituador pouco explorado pelo mainstream) que aqui e ali vai trazer visões diferentes sobre a demanda urgente da Inovação dentro da nova e ainda não tão compreendida Civilização 2.0;
2 Em segundo lugar, temos a visão de que a parte mais consciente do cérebro humano, opera, aperfeiçoando Kahneman, em três espaços distintos (Mente Primária, Bancada Criativa e Mente Secundária), o que nos permite uma visão bem mais objetiva e operacional de como podemos proceder projetos inovadores;
3 Em terceiro lugar, percebemos que a Mente Primária é obrigatoriamente formatada e o trabalho de inovação sempre  será  de revisão da mesma, através do uso intenso da Bancada Criativa e da Mente Secundária; 
4 Em quarto lugar, procuramos estabelecer padrões de como determinados Paradigmas Limitantes – armazenados na Mente Primária, muitas vezes de forma inconsciente, atrapalham o processo de Inovação de pessoas, grupos e organizações; 
5 Por fim, em quinto lugar, a partir dessa análise, sugerimos uma série de medidas para que pessoas, grupos, organizações ou regiões possam aumentar a taxa de inovação de forma sustentável no longo prazo.

Tudo aqui, entretanto, é bom que seja dito são hipóteses que precisam ser testadas para que possamos validá-las nos próximos anos ou décadas. 

Acreditamos, entretanto, que são consistentes e vão ajudar bastante aqueles que REALMENTE querem aumentar a Taxa de Inovação.

Comecei a desenvolver um formulário, com o qual pretendo traçar o perfil de cada pessoa, a partir da sua visão sobre as Crenças Limitantes.

O formulário para avaliar as Crenças Limitantes está aqui:

https://encurtador.com.br/rwQRV

Na verdade, o que estamos fazendo aqui é a preparação de Coachings da Inovação, que passarão a atua com uma base conceitual Bimodal.

A aposta é essa, me digam.

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Quer experimentar a Bimodais por um mês?

Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Entre agora (de agosto a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 600,00 pelo Pix!

Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.

GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat