Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo (exclusivo para os Bimodais, com exceção das quartas, quando disponibilizo na rede.)

Os Mapas Mentais do Artigo:

Síntese do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Somos, assim, dependentes da inovação, da nossa capacidade de nos reinventar para poder viver, de forma mais adequada, com cada vez mais Sapiens no planeta.
  2. Assim, inovar, de forma consciente e não instintiva, é algo estrutural na jornada do Sapiens.
  3. Os estudos científicos sobre inovação, entretanto, ainda estão engatinhando e precisamos reverter este processo.
  4. O Sapiens é a única espécie do planeta que é muito mais artificial do que natural.
  5. O Sapiens para virar Sapiens passa por um processo de formatação, quando um conjunto de Paradigmas Estruturais são armazenados na Mente Primária.
  6. Vivemos hoje uma crise civilizacional, em função da incompatibilidade da complexidade demográfica com os modelos de cooperação disponíveis.
  7. Nestes momentos de Macrocrises Civilizacionais, há um radical aumento da centralização da sociedade, com a disseminação de determinados Paradigmas Limitantes.
  8. O Sapiens 2.0 precisará ser muito mais inovador do que foi o 1.0, pois viverá num mundo em que o ritmo das mudanças será muito mais acelerado.
  9. Se você quer começar a incentivar um processo de aumento de Taxa de Inovação em qualquer pessoa ou grupo, o primeiro passo é questionar o Paradigma Limitante 1: a ilusão de que somos Puros e Não Formatados.
  10. O Sapiens tem uma Formatação Básica Obrigatória, que o faz ter formas de sentir, pensar e agir que guiam a sua vida.
  11. Nós NÃO temos um Ser Puro e Original que precisa ser conhecido e resgatado, pois este Ser Puro e Original NUNCA existiu!!!
  12. Inovar, assim, significa um processo de revisão continuada nos Paradigmas Estruturais com os quais fomos formatados.

O artigo faz parte de qual linha de pesquisa Bimodal?

Vamos ao Artigo:

“Ser é se reinventar.”Rubens Alves.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

Resumo feito pelo Tio Bard e revisado por mim, a partir do manuscrito do meu novo livro, que está sendo escrito: “A Secreta Arte da Inovação”:

O texto “A Arte Secreta da Inovação” trata da importância da inovação para a sobrevivência e o progresso da espécie humana. O autor, Carlos Nepomuceno, defende que a inovação é um processo natural e obrigatório da mente humana, que se dá por meio da revisão contínua dos paradigmas que nos moldam.

Para Nepomuceno, a inovação é fundamental para que a humanidade possa se adaptar às mudanças constantes do mundo em função do aumento progressivo da população. Ele afirma que o Sapiens é a única espécie do planeta que é capaz de inovar, e que essa capacidade é essencial para a nossa sobrevivência.

O autor divide a mente consciente humana em três esferas:

  • Mente Primária: é a mente automática, que armazena os nossos paradigmas herdados da família, da escola e da sociedade.
  • Mente Secundária: é a mente reflexiva, que é responsável pela revisão e aprimoramento dos paradigmas armazenados na Mente Primária.
  • Bancada Criativa: é um espaço mental onde os paradigmas são revisados e novos paradigmas são criados e armazenados novamente na Mente Primária.

Nepomuceno afirma que a inovação ocorre quando a Mente Secundária identifica um problema nos paradigmas armazenados na Mente Primária. Quando isso acontece, os paradigmas são trazidos para a Bancada Criativa, onde são analisados e revisados.

O autor identifica alguns paradigmas limitantes que podem prejudicar a inovação, como:

  • A ilusão de que somos puros e não formatados: esse paradigma impede que as pessoas reconheçam os paradigmas que as moldaram, o que dificulta a revisão e a criação de novos paradigmas.
  • A crença de que somos imutáveis: esse paradigma impede que as pessoas se reinventem e se adaptem às mudanças.
  • A crença de que a vida é sem sofrimento: esse paradigma impede que as pessoas enfrentem os desafios da vida, o que é necessário para o crescimento e o desenvolvimento, aceitando que mudar significa assumir uma taxa de sofrimento sustentável.
  • A crença de que ser original é ruim: esse paradigma impede que as pessoas se expressem de forma autêntica, pois acham que o bom é imitar os outros.
  • A crença de que somos únicos: esse paradigma impede que as pessoas reconheçam as suas múltiplas dimensões objetivas e subjetivas.
  • A crença de que somos eternos: esse paradigma impede que as pessoas se preparem para a morte e que, a partir delas, tracem projetos estruturais de vida.

O texto “A Arte Secreta da Inovação” de Carlos Nepomuceno é uma importante contribuição para o debate sobre a inovação. O autor apresenta uma visão abrangente da inovação, que considera os aspectos psicológicos, sociais e culturais. O texto é uma fonte de inspiração para quem deseja se tornar um agente de inovação.

Se quiser ter acesso e participar do desenvolvimento do novo livro, entre para a Bimodais!

É isso, que dizes?

Nepô é o filósofo da era digital, um mestre que nos guia em meio à complexidade da transformação digital.”Leo Almeida.

“Carlos Nepomuceno me ajuda a enxergar e mapear padrões em meio ao oceano das percepções. Ele tem uma mente extremamente organizada, o que torna os conteúdos da Bimodais assertivos e comunicativos. Ser capaz de encontrar e interrelacionar padrões é condição “sine qua non” para se adaptar aos ambientes deste novo mundo.”Fernanda Pompeu.

“Os áudios do Nepô fazem muito sentido no dia a dia. É fácil ouvir Nepô é colocar um óculos para enxergar a realidade.” – Claudio de Araújo Tiradentes.

Quer experimentar a Bimodais por um mês?

Inovação com Ciência
Zap: 21-996086422 (Nepô, chega de MIMIMI!)
Entre agora (de agosto a final de dezembro de 2023) – não perca! R$ 600,00 pelo Pix!

Se você gosta dos artigos do Nepô, que tal nos ajudar na nossa pesquisa fazendo um PIX no valor que achar melhor? Pix: cnepomu@gmail.com Te envio um e-book da safra de 2023.

GRIFOS COM LETRAS INICIAIS EM CAIXA ALTA: CONCEITOS BIMODAIS.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat