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Os Mapas Mentais do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Uma pessoa ambiciosa é aquela que quer mudar, fazer algo diferente e não tem nada de negativo nisso.
  2. Quem quer inovar precisa justamente começar a questionar o uso indevido de muitos conceitos, que são interpretados de forma pejorativa.
  3. Muitos Conceitos precisam, assim, de reinterpretação, pois estão intoxicados pela centralização do século passado.
  4. O tempo favorece a quem aposta em Ambições mais de longo prazo e mais intangíveis.
  5. Ambicionar é pretender algo.
  6. Na Renascença Civilizacional, é natural que os preconceitos contra a Originalização e o Empreendedorismo sejam questionados.
  7. Não existe melhoria humana que não seja fruto da ambição de alguém.
  8. Fato é que uma série de melhorias que temos hoje na sociedade são possíveis graças à ambição de Einstein.

Vamos ao Artigo:

“Quando vivemos uma crise é preciso revisar premissas, descobrir os ativos ocultos e começar a reedificar.”Ayn Rand.

(Do Acervo dos nossos Conceituadores da Inovação Preferidos)

O Dr. Google define assim ambição:

Forte desejo de poder ou riquezas, honras ou glórias; cobiça; cupidez. Anseio veemente de alcançar determinado objetivo, de obter sucesso; aspiração, pretensão.

Ambição vem do latim Ambitĭo, que significa “entre duas direções”. Do latim ambi- de ambo, ae, o, exprimindo ideia de duplicidade, ambos, ‘de ambos os lados’.

Note que:

A definição mainstream de ambição é negativa, mas a origem da palavra NÃO É.

Ou seja, é um conceito que está sendo interpretado hoje de um jeito, mas não foi criado assim.

Vejam os antônimos:

Generosidade, desambição, desprendimento, magnanimidade, bondade, largueza, desinteresse, prodigalidade, desapego, altruísmo, filantropia, humanitarismo, caridade, dadivosidade, abnegação.

Assim, quem é ambicioso, por relação, não é generoso, nem magnânimo, é malvado, é estreito, interesseiro, não é prodígio, não é humanitário, caridoso, dadivoso ou abnegado.

Alberto Einstein (1879-1955), por exemplo, era ambicioso, pois resolveu desafiar as leis da física e queira, por causa disso, ganhar um Nobel.

Quis usar todo o potencial possível da sua mente para desvendar mistérios que antes não eram possíveis.

O que fez a diferença ali? Uma mente especial – gerenciada por Einstein – que permitiu que isso fosse possível.

Fato é que uma série de melhorias que temos hoje na sociedade são possíveis graças à ambição de Einstein.

Digo mais.

Não existe melhoria humana que não seja fruto da ambição de alguém.

O uso pejorativo de ambição, bem como de pretensão, de egoísmo é o que podemos chamar de Pejorativismo Conceitual.

Pejorativismo Conceitual  fenômeno que tira a neutralidade original de determinado conceito, tornando-o  negativo. 

Podem existir diversos tipos de Pejorativismos Conceituais.

O que nos chama a atenção no estudo da inovação dentro do atual Macro Ciclo Civilizacional é o Pejorativismo Conceitual Anti-Empreendedor.

Pejorativismo Conceitual Anti-Empreendedor – modifica conceitos, que acabam desestimulando o empreendedorismo. É um fenômeno que se potencializa dentro do Macrociclo das Crises Civilizacionais.

Conceitos que são mais neutros, passam a ser tratados de forma pejorativa – que denota algo desagradável.

Os Conceitos, assim, recebem um uso e são “empacotados“, conforme o ambiente em que estão.

Se temos um momento civilizacional em que o empreendedorismo e a inovação são desincentivadas, uma série de conceitos serão distorcidos para que isso seja possível.

Um dos trabalhos de incentivo da inovação e do empreendedorismo é justamente a identificação e o questionamento dos Conceitos Desincentivadores.

Conceitos Desincentivadores – que são utilizados e interpretados de forma negativa, apesar da sua origem permitir mais interpretações.

Vimos, por exemplo, que egoísmo, como nos ensinou Ayn Rand (1905-82) é neutro, que demanda complementos:

  • Egoísmo Tóxicoaquele que o interesse da pessoa não agride o dos outros e faz com que ela procure de forma ética a sua própria felicidade, através de trocas voluntárias;
  • Egoísmo Saudávelaquele que o interesse da pessoa não agride o dos outros e faz com que ela procure de forma ética a sua própria felicidade, através de trocas voluntárias.

Nos Macrociclos Civilizacionais da Crise – que vivemos intensamente antes do Digital – há uma demanda da sociedade pela:

  • Centralização da Cooperação, reduzindo a Taxa de Empreendedorismo e Originalização;
  • E um incentivo à massificação do Sapiens para que possamos lidar com o aumento da Complexidade Demográfica de forma mais verticalizada.

Taxa de Empreendedorismo – medida que avalia o grau da prática do empreendedorismo em determinado tempo e lugar.

Estamos passando da Crise para a Renascença:

  • nas Crises Civilizacionais – quando aumentamos a população e o ambiente de sobrevivência fica obsoleto, temos um estímulo à verticalização, à massificação e à redução da Taxa de Empreendedorismo e da Originalização;
  • nas Renascenças Civilizacionais – quando temos novas mídias e novos modelos de sobrevivência, temos um estímulo à horizontalização, à personalização e o aumento da Taxa de Empreendedorismo e da Originalização.

Na Renascença Civilizacional, é natural que os preconceitos contra a Originalização e o Empreendedorismo sejam questionados.

É fundamental entender que no Pós-Digital estamos vivendo a passagem:

  • de menos para mais Originalização;
  • de menos para mais Empreendedorismo;
  • de menos para mais Inovação;
  • de menos para mais Descentralização.

Muitos Conceitos precisam, assim, de reinterpretação, pois estão intoxicados pela centralização do século passado.

Quem quer inovar precisa justamente começar a questionar o uso indevido de muitos conceitos, que são interpretados de forma pejorativa.

Entre estes conceitos está o da Ambição, que tem o sentido similar ao de Bimodalidade.

“Ambi” vem de dois, como é o caso de Ambidestro, Ambivalente.

Ambição é estar no ponto “a” e desejar o “b”. Ambição é sinônimo de pretensão.

Ambicionar é pretender algo.

Uma pessoa ambiciosa é aquela que quer mudar, fazer algo diferente e não tem nada de negativo nisso.

Uma pessoa pretensiosa (pretende) ou arrogante (arroga) são aquelas que querem algo diferente.

O que diferencia os conceitos não é querer algo diferente, mas como se quer o diferente. Não está no fim, mas no meio.

Quando defendemos que as pessoas devem ter propósitos na sua vida, que pensem em projetos de longo prazo, estamos estimulando a ambição e a pretensão.

O que podemos melhorar no diálogo sobre ambição é definir alguns tipos de ambição, de pretensão, de sonho, de propósito das pessoas:

  • Ambição Pelo Tempo Projetado – tipo de ambição, que pode ser de curto, médio e longo prazo;
  • Ambição Pelo tipo de resultado – de bens mais tangíveis do que intangíveis ou mais intangíveis do que tangíveis.

Quando se vai pensar sobre a questão da Inovação Pessoal, é bom que cada um defina que tipo de ambição quer na vida.

Porém, dentro do que avaliamos de uma Filosofia de Vida Mais Forte, baseada nas Demandas Estruturais e Essenciais do Sapiens, podemos dizer que:

O tempo favorece a quem aposta em Ambições mais de longo prazo e mais intangíveis.

É isso, que dizes?

“A Bimodais me dá um background filosófico e psicológico sobre inovação, que me ajuda na minha vida e no meu trabalho.”José Flávio Albernaz Mundim.

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GRIFOS EM ITÁLICO COM PARÁGRAFO RECUADO: FRASES QUE SERÃO USADAS NO NOVO LIVRO E/OU NA DIVULGAÇÃO DOS ARTIGOS.

GRIFOS EM NEGRITO COM AZUL E ROXO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS NOVOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: SÃO PARÁGRAFOS, QUE CONTÊM CONCEITOS ANTIGOS E VÃO SER INCORPORADOS NO GLOSSÁRIO DO LIVRO “CIÊNCIA DA INOVAÇÃO”, QUE ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO E JÁ DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

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