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#Filtragem da informação – criando e/ou desenvolvendo este conceito.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. A partir da Revolução Midiática, passamos a ter um período de adaptação entre o antigo Macro Ambiente de Sobrevivência e o novo. É o que denominamos de Momento Civilizacional Bimodal.
  2. Uma Linguagem Midiática não é um estilo de Linguagem, como a poética, televisiva, teatral, mas uma nova forma de codificação e decodificação da troca de informação do Sapiens.
  3. Nosso grande problema hoje é a criação dos Filtros 2.0.
  4. Uma Revolução Midiática abre espaço para que tenhamos novos Intermediadores mais sofisticados, que possam resolver as novas demandas mais complexas do Sapiens.
  5. Novas Mídias Mais Completas (que introduzem as três camadas) permitem que mais pessoas possam gerar conteúdo na sociedade.
  6. Novas Mídias Mais Completas (que introduzem as três camadas) permitem que mais pessoas possam gerar conteúdo na sociedade.
  7. A única forma massiva de aumentar a cooperação e participação é com a chegada de novas mídias, que tragam mudanças nas Três Camadas Midiáticas.
  8. Uma nova mídia, que provoca nova Era Civilizacional, introduz na sociedade três novas Camadas Midiáticas: canal, linguagem e armazenamento.

Vamos ao Artigo:

“Não temos um problema de excesso de informação, mas de filtros.”Shirky.

Uma Revolução de Mídia se caracteriza pela chegada de novas tecnologias de informação, comunicação e de interação que têm três Camadas Midiáticas:

  • o Canal Midiático – por onde circula as informações, tal como a boca, o papel e o computador;
  • a Linguagem Midiática – os códigos utilizados para codificar e decodificar as informações;
  • o Armazenamento Midiático – onde são armazenadas as informações.

Uma nova mídia, assim, que provoca nova Era Civilizacional, introduz na sociedade três novas Camadas Midiáticas: canal, linguagem e armazenamento.

Note que a chegada da Mídia Eletrônica (Rádio e Televisão), por exemplo, introduziu um novo Canal, um novo tipo armazenamento, mas não uma nova Linguagem. Por isso, não foi uma Revolução, mas uma Evolução Midiática.

Aqui é preciso deixar claro que:

Uma Linguagem Midiática não é um estilo de Linguagem, como a poética, televisiva, teatral, mas uma nova forma de codificação e decodificação da troca de informação do Sapiens.

O melhor sinônimo para Linguagem Midiática é o de Códigos Humanos, que nos permitem Interagir e Cooperar.

Temos assim, dois tipos de Linguagem Midiática:

  • Linguagem Midiática Interativa – para troca de informação no geral, que não visa a solução direta da sobrevivência, tal como bate papo no bar;
  • Linguagem Midiática Cooperativa – para troca de informação no geral, que visa diretamente a sobrevivência, tal como os preços e as estrelinhas do Uber.

A Nova Mídia, que introduz novidades nas Três Camadas Midiáticas inaugura uma nova Era Civilizacional.

As Mídias são as Tecnologias Mais Centrais do Sapiens, pois são elas a base para a Interação e Cooperação Humana.

Novas Mídias Mais Completas abrem as portas para um novo ciclo de Inovação Civilizacional, com repercussões nas Camadas Inovadoras Organizacional, Grupal e Pessoal.

Por que?

O Sapiens aumenta sempre a população – o que gera mais complexidade – e a única forma mais sustentável de lidar com ela no tempo é aumentando a Taxa de Cooperação e da Participação e a Decisão das pessoas nos Processos de Sobrevivência.

A única forma massiva de aumentar a Taxa de Cooperação e Participação das pessoas é a criação e massificação de novas novas mídias, que tragam mudanças nas Três Camadas Midiáticas.

Novas Mídias Mais Completas (que introduzem as três camadas) permitem que mais pessoas possam gerar conteúdo na sociedade.

Dessa forma, a partir da chegada de uma Mídia Mais Completa há um aumento exponencial da informação, pois muito mais gente passa a ter possibilidade de introduzir conteúdos na sociedade.

Uma Revolução Midiática permite que os Canais Midiáticos se horizontalizem e que mais pessoas possam introduzir conteúdo para mais gente.

Uma Revolução Midiática é um Fenômeno Recorrente do Sapiens, que visa basicamente Reintermediar os antigos Intermediadores, que com o aumento populacional e o tempo de uso da mídia antiga se tornaram obsoletos.

Uma Revolução Midiática abre espaço para que tenhamos novos Intermediadores mais sofisticados, que – ao se utilizar das novas Tecnopossibilidades Midiáticas – possam resolver as novas demandas mais complexas do Sapiens.

Uma Revolução Midiática abre espaço para que se inicie a construção de uma nova Era Civilizacional.

Uma Revolução Midiática promove a Reintermediação com o aumento exponencial dos seguintes itens:

  • da produção de conteúdo;
  • na operação dos processos;
  • nas decisões de sobrevivência;
  • na cooperação entre conhecidos e desconhecidos.

No quesito aumento de produção de conteúdo, passamos a ter a necessidade de promover um novo Macromodelo de Filtragem de Conteúdo.

É o que nos sugere o influenciador digital americano, Clay Shirky com a frase:

“Não temos um problema de excesso de informação, mas de filtros.”

Vamos decupá-la.

Temos o excesso de informação, sim é inegável, mas Shirky diz que este NÃO é o problema principal.

Nosso grande problema hoje é a criação dos Filtros 2.0.

Tivemos no passado, até a chegada do Digital, uma Crise Civilizacional, pois tivemos aumento populacional e continuamos a praticam o mesmo Macro Modelo de Sobrevivência.

O Motor da História Bimodal nos mostra que vivemos um progressivo e recorrente Espiral da Sobrevivência.

No Espiral da Sobrevivência temos:

  • Revoluções Midiáticas;
  • Aumento Populacional Progressivo;
  • Esgarçamento dos Macros Modelos de Sobrevivência;
  • Novas Revoluções Midiáticas e o retorno ao mesmo ciclo.

Uma das características do Esgarçamento dos Macros Modelos de Sobrevivência é a concentração da produção de conteúdo. Foi o que ocorreu no final da Idade Média e é o que ocorreu no século passado com as Mídias Eletrônicas.

Temos, assim, diversos sintomas nas Crises Civilizacionais, todos na direção da concentração:

  • da produção de conteúdo;
  • da produção de bens e serviços;
  • que geram o aumento de massificação humana e a redução da personalização;
  • tudo isso dificultando a nossa capacidade de solucionar de forma mais ágil e barata as novas demandas cada vez mais complexas.

Um dos aspectos, assim, de uma Crise Civilizacional provocada pela falta de uma nova mídia é a Concentração da Produção de Conteúdo, que impede que façamos Inovações Civilizacionais necessárias para lidar com o novo Patamar Demográfico.

A partir da Revolução Midiática, passamos a ter um período de adaptação entre o antigo Macro Ambiente de Sobrevivência e o novo. É o que denominamos de Momento Civilizacional Bimodal.

Um dos problemas a serem superados nos Momentos Civilizacionais Bimodais é a demanda pela adaptação de um Macro Modelo de Filtragem de Conteúdo para outro.

Precisamos hoje, diante da Crise Civilizacional da Filtragem de Conteúdo  passar da Filtragem de Conteúdo Gestora (ou 1.0) para a Filtragem de Conteúdo Curadora (ou 2.0).

  • Na Filtragem Gestora, temos um Intermediador de Conteúdo Mais Verticalizado, que determina de forma muito mais ativa quem vai incluir conteúdo e quem vai consumi-lo;
  • Na Filtragem Curadora, temos um Intermediador de Conteúdo Mais Horizontalizado, que determina de forma muito menos ativa quem vai incluir conteúdo e quem vai consumi-lo.

Há dois movimentos necessários para minimizar a atual Crise Civilizacional da Filtragem de Conteúdo:

  • A Filtragem Exógena de Conteúdo – através de um conjunto de novas metodologias e tecnologias de filtragem, que nos ajude a separar o conteúdo mais útil do mais inútil;
  • Filtragem Endógena de Conteúdo – através de um conjunto de novas formas de pensar e agir de cada pessoa para que possa filtrar com mais qualidade.

O problema de filtro que temos é a passagem da Filtragem Gestora para a Curadora, muito mais ágil, aberta e horizontalizada.

É isso, que dizes?

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO. PASSA A FAZER PARTE DO GLOSSÁRIO BIMODAL PROGRESSIVO, QUE OS ALUNOS DA ESCOLA TÊM ACESSO).

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS, QUE ENTRAM PARA O GLOSSÁRIO DISPONÍVEL PARA OS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

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