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#Educação 2.0 – criando e/ou desenvolvendo este conceito.

Os Mapas Mentais Conjunturais do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. A Educação 1.0 tinha como base a preparação para que o Sapiens vivesse no Ambiente de Sobrevivência Sonoro, que era muito menos mutante do que o 2.0.
  2. Quando pensamos sobre o futuro da educação é preciso entender que a Educação promove uma atividade vinculada à Sobrevivência humana.
  3. Só será possível compreender as demandas da Educação 2.0 se houver, primeiro, uma revisão da Ciência Social 1.0.
  4. Educadores precisam compreender o Sapiens e a jornada humana de forma diferente, para só então, iniciar a revisão dos Ambientes Educacionais.
  5. A chegada da Civilização 2.0 criou uma Anomalia Conceitual na Ciência Social, que afeta todas as outras Subciências.
  6. O papel da Educação, seja ela formal ou informal, é fornecer subsídios para que possamos sobreviver melhor.
  7. Assim, se temos hoje uma mudança disruptiva na forma como sobrevivemos, precisamos adaptar à Educação a este novo ambiente.
  8. Estamos migrando da Sobrevivência 1.0 para a 2.0 e precisamos de uma Educação Formal e Informal, que nos permita criar um Ambiente Educacional compatível.

Vamos ao Artigo:

“A principal inovação na educação neste novo século é superar o desafio da qualidade na quantidade e na quantidade com qualidade.” Ronaldo Mota.

Antes de tudo, é preciso entender tanto na educação como em todas as outras Subciências Sociais de que temos uma Anomalia Conceitual a ser superada.

Temos dois tipos de Subciências Sociais:

  • As Subciências Sociais que geram atividades fins (Educação, Direito, Administração);
  • As Subciências Sociais que geram atividades meios (Psicologia, Inovação).

Anomalias Conceituais ocorrem quando os fatos passam a não mais rimar com os conceitos.

A chegada da Civilização 2.0, iniciada a partir da chegada e massificação de uma nova Mídia Descentralizadora, criou uma Anomalia Conceitual na Ciência Social, que afeta todas as outras Subciências.

Só será possível compreender as demandas da Educação 2.0 se houver, primeiro, uma revisão da Ciência Social 1.0.

A Ciência Social 1.0 NÃO considerava que algumas forças alteram profundamente a história humana e suas respectivas Subciências:

  • A Demografia Progressiva;
  • A Mídia Progressiva;
  • A Sobrevivência Progressiva.
  • Que nos levam à Complexidade Progressiva.

Quando pensamos sobre o futuro da educação é preciso entender que a Educação promove uma atividade vinculada à Sobrevivência humana.

O Sapiens é uma espécie que precisa de uma Formatação Básica Obrigatória para que possa sobreviver cada vez melhor.

O papel da Educação, seja ela formal ou informal, é fornecer subsídios para que possamos sobreviver melhor.

Assim, se temos hoje uma mudança disruptiva na forma como sobrevivemos, precisamos adaptar a Educação a este novo ambiente.

Estamos migrando da Sobrevivência 1.0 para a 2.0 e precisamos de uma Educação Formal e Informal, que nos permita criar um Ambiente Educacional compatível.

Temos dois tipos de ajustes necessários:

  • Na Formatação Básica Obrigatória – Sapiens que tenham mais capacidade adaptativa, o que significa mais criatividade, autonomia, capacidade empreendedora;
  • Na Atualização Educacional ao longo da vida – Sapiens que se reciclem constantemente.

A Educação 1.0 tinha como base a preparação para que o Sapiens vivesse no Ambiente de Sobrevivência Sonoro, que era muito menos mutante do que o 2.0.

Se tivermos que listar as demandas atuais e futuras do Sapiens, que a educação pode ajudar, teríamos:

  • mais autonomia, capacidade de autodidatismo;
  • mais criatividade, para que se possa inovar de forma permanente;
  • mais empreendedorismo, para que se possa viver num mundo de mais trabalho e menos emprego.

Se tivermos que listar o que o Sapiens precisa MENOS na educação teríamos:

  • Conteudismo – já que o conteúdo está disponível;
  • Verticalismo – com o aprendizado cada vez mais horizontal;
  • Formalismo – com uma desburocratização do aprendizado.

Os desafios para a Educação 2.0 são grandes e vão exigir iniciativas disruptivas por parte dos educadores.

Porém, antes de qualquer coisa, é preciso saber por onde começar.

Educadores precisam compreender o Sapiens e a jornada humana de forma diferente, para só então, iniciar a revisão dos Ambientes Educacionais.

É isso, que dizes?

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GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL:NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

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