Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal150722

Novas Hashtags:

#disruptores detalhando este fenômeno.

Qual o tema do artigo?

Os Mapas Mentais do Artigo:

Pontos que serão utilizados nos áudios:

O filme Lutero e as séries Mindhunter e Unabomber.

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. Disruptores em momentos de Normalidade tendem a ser menos demandados e são muito solicitados em momentos de Extraordinariedades e Anomalias.
  2. Disruptores são fundamentais para enfrentar desafios mais abstratos, promovendo, em geral Inovações principalmente as Disruptivas.
  3. Disruptores são fundamentais para enfrentar desafios mais abstratos, promovendo, em geral, Inovações principalmente as Disruptivas.
  4. Fato é que hoje, como sempre foi, as teorias precisam rimar com os fatos. Quando não rimam, as decisões tomadas, a partir delas, são sempre inadequadas.
  5. A capacidade de abstração maior dos Disruptores, permite que eles consigam identificar e lidar problemas filosóficos, teóricos e de mudança de paradigma com mais facilidade.
  6. Disruptores não são mais inteligentes, nem são superdotados, mas possuem um tipo de inteligência específica para um determinado tipo de problema específico.
  7. O diferencial da mente dos Disruptores é possuir uma capacidade de abstração maior do que a maioria das pessoas.
  8. São poucas as pessoas que conseguem superar determinadas barreiras emocionais e aceitar uma lógica mais consistente sobre o atual cenário.

Vamos ao Artigo:

“É elementar meu caro Watson.” – Holmes.

Por quê estudar os Disruptores, Nepô?

Foi uma consequência direta do avançar da Primeira Linha de Pesquisa Bimodal, o desenvolvimento da Visão de Cenário, a partir da atual Revolução da Sobrevivência 2.0.

No desenrolar da Primeira Linha de Pesquisa Bimodal descobri que ao desenvolver uma nova visão, bem diferente da usual sobre o atual cenário, passamos a esbarrar em uma velada resistência das pessoas.

Percebi que:

  1. eram poucas as pessoas que conseguiam superar determinadas barreiras emocionais e aceitar uma lógica mais consistente sobre o atual cenário;
  2. as pessoas que se aproximavam da Bimodais têm um perfil parecido, tanto na forma de pensar e agir;
  3. e foi se consolidando a ideia de que formavam um Perfil Humano específico, que, a princípio, não é tão estudado.

(Se você conhecer um livro, um autor, uma linha de pesquisa que se aproxima dos Disruptores, me diga, que estou ávido por isso.)

Fato é que hoje, como sempre foi, as teorias precisam rimar com os fatos. Quando não rimam, as decisões tomadas, a partir delas, são sempre inadequadas.

A partir daí, iniciamos uma jornada de pesquisa sobre os Disruptores, que consiste em:

  • análise de livros que abordam perfis e jornadas inovadoras e empreendedoras;
  • trabalho de mentoria e Pesquisa Vertical com os próprios Bimodais.

Vejamos os dois tipos de pesquisa possíveis sobre Perfis Humanos:

  • Pesquisa Vertical – aquela que se estuda poucos casos, mas deve forma profunda para que se possa iniciar a coleta de possíveis padrões;
  • Pesquisa Horizontal – aquela que se estuda muitos casos, para que se possa validar as hipóteses de padrões feitas na Pesquisa Vertical.

E iniciamos agora na Oitava Imersão da Bimodais o processo de consolidação da primeira fase da pesquisa, através do desenvolvimento do atual texto.

Podemos definir aqui o que já constatamos resumido nos 10 padrões que constatamos estudando os Disruptores:

  1. são pessoas com um perfil específico diferente dos demais, que nascem com um tipo de cérebro que tem determinadas características particulares;
  2. o diferencial da mente dos Disruptores é possuir uma capacidade de abstração maior do que a maioria das pessoas. Disruptores não são mais inteligentes, nem são superdotados, mas possuem um tipo de inteligência para um determinado tipo de problema específico;
  3. a capacidade de abstração maior dos Disruptores, permite que eles consigam identificar e lidar de forma mais adequada e com mais facilidade com problemas filosóficos, teóricos, que nos ajudam a lidar melhor com mudanças de paradigmas;
  4. Disruptores, por sua capacidade mais abstrativa, adoram enfrentar desafios filosóficos e teóricos. É o que faz o seu “cachorrinho balançar o rabo”;
  5. Disruptores são fundamentais para enfrentar desafios mais abstratos, promovendo, em geral Inovações principalmente as mais Disruptivas;
  6. Disruptores em momentos de Normalidade tendem a ser menos demandados e são fortemente  solicitados em momentos de Extraordinariedades e Anomalias;
  7. Quando os Disruptores não estão enfrentando Desafios Paradigmáticos, tendem a viver momentos mais depressivos e vice-versa (Desafios Paradigmáticos são aqueles que trabalham com questões no topo do Edifício do Pensamento, aonde estão as questões principalmente filosóficas.)
  8. Um Disruptor é mais afeito às atividades de consultoria do que às de carteira assinada, pois como autônomo pode mudar mais rapidamente de desafios ou ter vários deles em paralelo;
  9. Em geral, um problema mais abstrato enfrentado por um Disruptor tem três fases: contato com o desafio, enfrentamento usando a sua capacidade maior de abstração e, a partir disso, o desenvolvimento de nova forma de pensar e agir sobre o problema, através de soluções disruptivas sobre ele, que geram ganhos exponencialmente maiores do que os tradicionais;
  10. Há dois tipos de desafios mais abstratos enfrentados pelos Disruptores:
    • Padrões com Baixa Lógica – temos padrões, mas que ficaram obsoletos ou nunca fizeram sentido;
    • Sem Padrões – não temos padrões e os envolvidos já desistiram de procurá-los.

Recomendo duas séries do Netflix, que abordam os dois tipos de desafios enfrentados pelos Disruptores e o filme Lutero no Youtube.

Veja estas obras de ficção e perceba o tipo de Desafio Abstrato que os Disruptores tiveram que lidar:

  • MindhunterPadrão Paradigmático Inexistente;
  • Unabomber Padrão Paradigmático Inadequado;
  • LuteroPadrão Paradigmático Inadequado.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

Compre meu livro Administração 3.0, autografado: https://bit.ly/adm30autografado

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL:NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

 

Leave a Reply

WhatsApp chat