Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal280622a

Novas Hashtags:

#fechando a sétima imersão revisando uma das imersões.

Os Mapas Mentais do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo:

  1. O grande problema é quando determinadas formas de pensar e agir problemáticas se tornam automáticas.
  2. A Metapercepção é um exercício obrigatório de quem quer mudar: se olha para a percepção e não apenas para o objeto que ela percebe.
  3. Quem quer mudar precisa desautomatizar o cérebro!
  4. Quanto mais a pessoa coloca determinadas formas de pensar e agir em áreas mais automatizadas do cérebro, mais terá dificuldade de mudar.
  5. Quanto mais próximo de determinadas áreas mais automatizadas, menos temos acesso.
  6. A Metapercepção precisa ser musculada, através de exercícios, tais como registrar percepções, refletir e criar formas de mudar o que é mais tóxico.
  7. Usamos muitos conceitos, que são repetidos, sem a devida reflexão, o que dificulta nossa capacidade de pensar e, portanto, de mudar para melhor.
  8. Quanto mais você usa as leituras profissionais para mudar formas de pensar e agir, mais se está praticando uma Leitura Ativa.

Vamos ao Artigo:

“A certeza é a inimiga do crescimento. Quando aprendemos algo novo, não passamos de “errados” a “certos” — passamos de “errados” a “um pouco menos errados.” Manson.

Comentando os novos conceitos da 7ª Imersão:

Quem quer mudar precisa desautomatizar o cérebro!

Mergulhamos na sétima imersão, além de aprimorar a Visão de Cenário Bimodal, nos desafios da inovação.

Comecemos pelo primeiro conceito em destaque da sétima imersão: o Paraego.

Temos um fenômeno psicológico, que podemos chamar de Paraego, quando o paradigma hegemônico está tão entranhado na mente da pessoa, que se confunde com o ego.

Quanto mais a pessoa coloca determinadas formas de pensar e agir em áreas mais automatizadas do cérebro, mais terá dificuldade de mudar.

A frase acima se junta a outros conceitos que surgiram ao longo da imersão, que destaco abaixo em negrito:

 “Temos três Áreas do Nosso Cérebro: Área mais Interna, Totalmente Automatizada, Área Intermediária, Parcialmente Automatizada e  Área Mais Externa,  Muito pouco Automatizada.”

Quanto mais próximo de determinadas áreas mais automatizadas, menos temos acesso.

O grande desafio da mudança é: quando determinadas formas de pensar e agir problemáticas se tornam automáticas.

Para que possamos aprimorar nossa forma de pensar e agir, é preciso operar com a Metapercepção, como vemos no conceito abaixo:

 “Podemos dizer que uma pessoa que consegue pensar e agir melhor desenvolve uma capacidade da Metapercepção.

A Metapercepção é um exercício obrigatório de quem quer mudar: olha para a percepção e não apenas para o objeto que ela percebe.

A Metapercepção precisa ser musculada, através de exercícios, tais como registrar percepções, refletir e criar formas de mudar o que é mais tóxico.

A dicotomia Exógeno e Endógeno

Não sei se foi bem na sétima imersão, ou antes, mas os conceitos Exógeno e Endógeno chegaram para ficar.

Exogenia expressam movimentos que vêm mais de fora para dentro do que de dentro para fora e a Endogenia, o contrário.

Em processos de mudança, é preciso aumentar a taxa da Endogenia, reflexões que vêm de dentro para fora para que a pessoa possa pensar cada vez mais, a partir de seus critérios.

O uso da dicotomia serve em várias situações, como vemos abaixo:

Fama é um medidor de Sucesso Exógeno (de fora para dentro). // Podemos dizer que o Sucesso Endógeno é a capacidade que cada pessoa tem de exercitar, o máximo possível, os seus potenciais.

A dicotomia Saudável e Tóxico

Outro ponto importante foi estabelecer a dicotomia Tóxico e Saudável, que passam a ser adjetivos para uso em diversas situações, tais como:

“Inconformismo Tóxico – aquele que não lida bem com a sua inconformidade, não gerando benefícios nem para ele e nem para os outros.” //  “Inconformismo Tóxico – aquele que não lida bem com a sua inconformidade, não gerando benefícios nem para ele e nem para os outros.”

Outro exemplo:

“O problema assim não é errar, pois errar é obrigatório, a meta é aumentar a taxa de Erros Saudáveis e diminuir a dos Erros Tóxicos.

Mais um:

“Goleman se enquadra dentro da Narrativa Bimodal, como um Autor Renascentista, que aborda o tema da Felicidade Saudável.”

Mais uma:

 “Alienação Saudável – é aquela que você concentra seus esforços e preocupação cada vez mais naquilo que pode alterar;“ //  “Alienação Tóxica – é aquela que você concentra seus esforços cada vez mais naquilo que NÃO pode alterar.“

Outra:

“A Disrupção Saudável é aquela que consegue criar novas formas de pensar e agir, que conseguem resolver problemas, de forma mais adequada, aos antigos processos.”

Mais esta:

Rotina Saudável – sempre sendo aprimorada, com alta taxa de reflexão; //  “Rotina Tóxica – repetida, com baixa taxa de reflexão.

Os Ciclos Civilizacionais

Passamos a operar, de forma mais fácil, com os diferentes Ciclos Civilizacionais, a saber:

A Renascença Civilizacional, do surgimento da nova mídia ao momento de consolidação de novas Zonas de Atração.//a Consolidação Civilizacional, do surgimento e massificação das novas Zonas de Atração – que servem de guia para toda a espécie, permitindo um novo ciclo de aumento populacional;//e a Decadência Civilizacional, do novo ciclo de aumento populacional até o surgimento de uma nova mídia.

A diferença entre aqueles que ajudam a pensar e a agir

Os Empreendedores Renascentistas das Ações – aqueles que criam projetos para mudar a forma como fazemos as coisas, os operacionais; Os Empreendedores Renascentistas das Visões – aqueles que criam narrativas para mudar a forma como vemos as coisas, os teóricos e filosóficos.

Temos um mercado grande de Conceituadores, que procuram entender o que está ocorrendo, mas este mercado não é muito conhecido e divulgado.

Usamos muitos conceitos, que são repetidos, sem a devida reflexão, o que dificulta nossa capacidade de pensar e, portanto, de mudar para melhor.

Leitura Passiva versus Leitura Ativa

“Foi o momento de Contextualização dentro da Metodologia de Leitura Profissional Ativa, que estamos desenvolvendo.”

Li na sétima imersão 15 livros, o que deve se repetir na oitava.

Com as leituras, em paralelo, houve o desenvolvimento da Leitura Ativa Bimodal, que é refletir sobre as leituras para alterar a forma de agir e pensar.

Quanto mais você usa as leituras profissionais para mudar formas de pensar e agir, mais se está praticando uma Leitura Ativa.

A lista completa sem comentários:

  1. Temos um fenômeno psicológico, que podemos chamar de Paraego, quando o paradigma hegemônico está tão entranhado na mente da pessoa, que se confunde com o ego.
  2. Fama é um medidor de Sucesso Exógeno (de fora para dentro). //Podemos dizer que o Sucesso Endógeno é a capacidade que cada pessoa tem de exercitar, o máximo possível, os seus potenciais.
  3. A Renascença Civilizacional, do surgimento da nova mídia ao momento de consolidação de novas Zonas de Atração;//a Consolidação Civilizacional, do surgimento e massificação das novas Zonas de Atração – que servem de guia para toda a espécie, permitindo um novo ciclo de aumento populacional;//e a Decadência Civilizacional, do novo ciclo de aumento populacional até o surgimento de uma nova mídia.
  4. Os Empreendedores Renascentistas das Ações – aqueles que criam projetos para mudar a forma como fazemos as coisas, os operacionais; Os Empreendedores Renascentistas das Visões – aqueles que criam narrativas para mudar a forma como vemos as coisas, os teóricos e filosóficos.
  5. “Foi o momento de Contextualização dentro da Metodologia de Leitura Empreendedora Ativa, que estamos desenvolvendo.”
  6. “Goleman se enquadra dentro da Narrativa Bimodal, como um Autor Renascentista, que aborda o tema da Felicidade Saudável.”
  7. “O Segundo Eu, vai aprendendo a se separar do Primeiro Eu e começar a ter atitudes diferentes.” // O Primeiro Eu reage, conforme foi ensinado, ou formatado, sem grandes reflexões. //  “Por fim, o Terceiro Eu é quando começamos a desenvolver algo original, de forma muito mais reflexiva, num processo continuado de excelência.“
  8. “O Bem Estar Continuado que cada um sente não pode ser contestado de fora para dentro. É um critério de Felicidade Endógena. É o fim para qual todos os outros meios devem servir.” // “A busca da Felicidade Continuada é deixar o tempo todo a Mente Cachorrinho com o “rabo abanando”.”
  9. “O primeiro passo é a consciência de que um Inquieto Inovador tem algo de diferente das demais pessoas.” // “Jornadas de Excelência para
    Inquietos Inovadores visam, além da potencialização de seus dons particulares, criar projetos disruptivos dentro da atual Renascença Civilizacional.” // “A construção da Metodologia Bimodal de Potencialização de Inquietos Inovadores – ferramental conceitual para ajudar Inquietos Inovadores a desenvolver Projetos Renascentistas.”
  10. “Mudanças DRED pedem um tipo específico de tratamento, pois geram realmente uma sensação DREA (de Dispersão, Resistência, Estranheza e Ansiedade).”
  11.  “Eles eram autoridades, nas quais todos confiavam totalmente e, foi justamente isso, o efeito manada da Verdade Baseada nas Autoridades, que gerou a crise.”
  12.  “Quando a pessoa embarca na Jornada de Excelência, tendo o aprendizado como foco, ela vai muito mais longe, pois ela consegue desenvolver a Inteligência Progressiva.” //  “A chegada no Terceiro Eu, OBRIGATORIAMENTE, passa pela necessidade de passar por encruzilhadas Filosóficas, Teóricas e Metodológicas, abraçando a Jornada de Excelência da Originalidade.“ // “Um Processo de Originalização de longo prazo precisa NECESSARIAMENTE que a pessoa esteja no Terceiro Eu.“
  13.  “O que nos resta fazer é utilizarmos a Animalogia, a comparação com outras espécies e promover uma Comparação Negativa.”
  14.  “Ambientes Administrativos Curadores – têm um Modelo de Comunicação baseado nos Rastros Algorítmicos e, por causa disso, NÃO mais precisam de um líder-alfa.”
  15. “O Ambiente Administrativo Gestor Absolutista – no qual o líder centraliza mais as decisões, reduzindo a autonomia das equipes;” // “O Ambiente Administrativo Gestor Republicano – no qual o líder descentraliza mais as decisões, aumentando a autonomia das equipes.”
  16.  “O Ambiente Administrativo Curador Platafórmico – no qual o curador centraliza mais as decisões, reduzindo a o poder dos participantes da plataforma;” // “O Ambiente Administrativo Curador Ecossistêmico – no qual o curador define um modelo inicial e descentraliza as decisões, aumentando o poder dos participantes da plataforma.”
  17.  “O Posicionamento do Ego no Perfil Mais Aparecer do que Aprender não é sustentável, pois o cenário é mutante e, por causa disso, nós precisamos ser mutantes também.”
  18.  “Dependendo do Apetite Existencial de cada um, não basta crescer, tem que se originalizar.“
  19. “As Ciências Sociais 2.0 nos permitem enxergar a nova forma ainda incipiente do Sapiens sobreviver, através do avanço lento e consistente da Curadoria.“
  20. “A Ética da Existência – vou repetir padrões ou criar uma vida mais personalizada?“  //  “A Ética da Sobrevivência – vou viver de trocas voluntárias ou impor aos outros a minha sobrevivência, através de algum tipo de imposição ou força?“
  21.  “Este aumento da Taxa de Ética Mais Humanas é uma das fortes características das Renascenças Civilizacionais, típicas destes momentos de Revoluções da Sobrevivência.“
  22.  “os naturalistas – que consideram que há algo definido “de fábrica” em cada pessoa, que se perde com a formatação e pode ser recuperado mais adiante.“ //  “…os artificialistas – que consideram que temos potenciais, que podem ser desenvolvidos, a partir dos contextos e não há algo original a ser recuperado.“
  23.  “Podemos dizer que uma pessoa que consegue pensar e agir melhor desenvolve uma capacidade da Metapercepção.“
  24.  “Alienação Saudável – é aquela que você concentra seus esforços e preocupação cada vez mais naquilo que pode alterar;“ //  “Alienação Tóxica – é aquela que você concentra seus esforços cada vez mais naquilo que NÃO pode alterar.“
  25.  “Resistentes – com interesses ligados ao Modelo Decadente –  mais reticentes às mudanças;// Transformadores – com interesses ligados ao Modelo Ascendente –  incentivadores das mudanças.“
  26.  “Uma sugestão que eu faço sempre, antes de começar a abrir uma conversa sobre determinados temas mais inovadores, que pedem um tipo de escuta mais aberto é se utilizar do Método do Palito de Fósforo.“
  27.  “A Pedra Preciosa do livro de Alberto é o que vou chamar de Cérebro Progressivo.“
  28.  “…Três Áreas do Nosso Cérebro: Área mais Interna, Totalmente Automatizada, Área Intermediária, Parcialmente Automatizada e  Área Mais Externa,  Muito pouco Automatizada.”
  29.  “É preciso separar os Conceituadores Percepcionistas dos Padronistas. // Os Conceituadores Percepcionistas apresentam várias impressões que têm sobre determinado Problema-Foco, porém, não apresentam Padrões. // Os Conceituadores Padronistas apresentam padrões históricos do Problema-Foco, evitando chegar a conclusões baseados apenas em percepções.”
  30. “O Modelo de Sobrevivência 1.0 foi concebido, a partir das mídias que estavam disponíveis, para um Patamar de Complexidade Demográfica menor.”
  31.  “Se analisarmos um formigueiro, por exemplo, veremos que ali temos um Blockchain Primitivo.” //  “Um formigueiro é um ecossistema de sobrevivência, na qual cada membro da colônia pode, conforme o contexto,  ser líder ou liderado, pois se utiliza de um tipo de Linguagem Algorítmica Natural.” // “A Filosofia Blockchain é a criação de um Ecossistema Para Solução de Problema, que funciona sem um centro organizador, independente das tecnologias utilizadas.”
  32.  “Minimalismo é uma proposta de Ética do Consumo, que é uma escolha de como vamos consumir para viver. //  “Quando vamos ler sobre Minimalismo e Essencialismo estamos dentro da Filosofia da Sobrevivência, parcialmente discutindo sobre a Ética de Consumo, que acaba por definir a Ética do Trabalho.”
  33.  “O inconformismo é a marca de um Originalizador.” // “Começo com este artigo a jornada de escrever um texto maior (talvez um e-book) do que vou chamar Sistema Filosófico Originalista.” //  “O SFO (Sistema Filosófico Originalista), obviamente, pode ser utilizado por qualquer pessoa, mas tem como foco inicial os Inquietos Inovadores.”
  34. “Mas podemos perceber um fenômeno que vou batizar de Síndrome de Vagonice.”
  35.  “No lado novo, temos uma forma de resolver problemas, que se utiliza do Ambiente Midiático Algorítmico, que nos permite criar Organizações Curadoras.”
  36.  “De um lado antigo, temos uma forma de resolver problemas, que se utiliza do Ambiente Midiático Sonoro, que só nos permite criar Organizações Gestoras.”
  37.  “Os Imprevisibilistas – aqueles que NÃO acreditam ser possível prever alguma coisa sobre o futuro.” //  “Os Previsibilistas – aqueles que acreditam ser possível prever alguma coisa sobre o futuro;”
  38. “Quando ouvimos as pessoas e percebemos o uso de uma palavra que deve ser questionada, naquele momento, estamos colocando uma Agulha de Acupuntura Conceitual, “espetando” um paradigma.”
  39.  “Até aqui o Sapiens se utilizou de um Macro Modelo de Sobrevivência Mamífero e, pela primeira vez, estamos entrando em um Macro Modelo de Sobrevivência Insetífero.”
  40. “Eu diria que há na sociedade uma Equação de Pareto da Inovação, na qual 20% das pessoas tendem a desobedecer o status quo e 80% o seguem.”
  41. “O problema assim não é errar, pois errar é obrigatório, a meta é aumentar a taxa de Erros Saudáveis e diminuir a dos Erros Tóxicos.”
  42.  “A Disrupção Saudável é aquela que consegue criar novas formas de pensar e agir, que conseguem resolver problemas, de forma mais adequada, aos antigos processos.”
  43.  “É a capacidade de questionar paradigmas e aceitar novas verdades que define o valor de um Disruptor para o mundo.”
  44.  “O Ego Aprendiz (quer aprender) –  abraça problemas e está sempre querendo uma melhor solução, para um cliente, através do aprendizado;” // “O Ego Aparecedor (quer aparecer) – aquele que, ao invés de abraçar um problema, você defende com unhas e dentes uma uma solução. O foco deixa de ser o aprendizado e passa a procurar benefícios para ele mesmo.” //  “O Ego Dogmático – aquele que tem uma taxa menor de aprendizado, pois se dedica apenas a defender soluções, o que acaba por gerar uma Vaidade Mais Tóxica, pois se quer mais aparecer do que aprender.”
  45. “Rotina Saudável – sempre sendo aprimorada, com alta taxa de reflexão; //  “Rotina Tóxica – repetida, com baixa taxa de reflexão.
  46.  “A Animalogia Positiva – aquilo que somos iguais às demais; // A Animalogia Negativa – aquilo que somos diferentes às demais.”
  47. “Padrinho Conceitual é um Conceituador, que apresenta um padrão consistente do fenômeno estudado, que servirá de guia para todas as análises que virão a seguir.”
  48. “E, finalmente, o Fator Revisante – a partir da atuação diante do fenômenos, o que ajudou a viver melhor e o que precisa ser alterado?”
  49. “Novas mídias, segundo nossos padrões, quando surgem têm como missão resolver Entropias Civilizacionais provocadas pelo contínuo aumento populacional.”
  50. A Bimodais é um ambiente de Pesquisa Progressiva.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

Compre meu livro Administração 3.0, autografado: https://bit.ly/adm30autografado

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL:NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

Leave a Reply

WhatsApp chat