Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo 

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal240322

Novas Hashtags:

Daniel Pink conhecendo a forma de pensar deste autor.

Frases de Divulgação do Artigo

  1. Podemos dizer que na jornada da Felicidade Estrutural, o objetivo é conseguir uma vida mais significativa, potencializando, o máximo possível, nossas aptidões.
  2. Quando passamos a dominar nossa vida, estabelecendo uma Métrica de Felicidade Endógena (de dentro para fora), começamos a trabalhar, de forma consciente, sem grande stress, com a finitude.
  3. Sem desafios constantes e permanentes, o Cachorrinho Interno do Inquieto Inovador começa a latir e a morder.
  4. A Jornada de Excelência de um Inquieto Inovador, que é diferente de um músico ou de um nadador, é estar permanentemente resolvendo problemas complexos.
  5. Um Inquieto Inovador, tem como tendência, querer resolver determinado caos e depois que está resolvido partir para outro.
  6. O Inquieto Inovador precisa de desafios constantes e progressivos.
  7. De maneira geral, os Inquietos Inovadores gostam de estar permanentemente sendo colocados e colocando-se em desafios.
  8. O objetivo da Metodologia Bimodal de Inovação é conseguir promover em qualquer ambiente uma Aceleradora de Projetos Disruptivos.

Mapa(s) Mental (is) do Artigo:

Veja o Mapa Mental da MIBPII completo aqui.

Vamos ao Artigo

“…muitas características antes consideradas reflexos do talento inato são na verdade resultado de intensa prática por um mínimo de dez anos.” – Anders Ericsson.

No Terceiro Triênio Bimodal (2022 – 2025) estamos desenvolvendo uma Metodologia de Inovação, via Potencialização dos Inquietos Inovadores.

Se nós fôssemos uma construtora de prédios, teríamos o seguinte cenário:

  • podemos dizer que fizemos o Primeiro Edifício Conceitual da Visão de Cenário Pós-Digital, que está de pé, sendo permanentemente ajustado nos detalhes.
  • e agora estamos na construção, desde a a fundação do Segundo Edifício Conceitual da Metodologia de Inovação, via Potencialização dos Inquietos Inovadores.

Já temos uma Mapa Mental da Metodologia de Inovação, via Potencialização dos Inquietos Inovadores, que vai, progressivamente, tomando forma.

Permitam-me falar das novidades recentes.

Temos agora dois grandes eixos na Metodologia:

  • A Visão da Metodologia – quando definimos os Inquietos Inovadores para serem os protagonistas na Renascença Civilizacional 2.0;
  • A Operação da Metodologia – que se divide na Mentoria para Grupos ou para Pessoas.

Todas as análises de livro dos Autores Excelentistas visam melhorar a Narrativa Bimodal.

A partir da análise que fizemos de Benjamin Hardy, todos as marcações feitas no livro procuram ser classificadas nas 12 Recomendações para a Jornada de Excelência dos Inquietos Inovadores.

Vamos a elas.

Recomendações

Recomendação 1 – ” Tenha um propósito”.

A Depressão do Inquieto

  • “Ser um profissional (de excelência/inclusão do Nepô) é fazer as coisas que você adora fazer nos dias em que não está com vontade de fazê-las.” – Julius Erving;

Podemos dizer que temos aqui uma reflexão sobre o “Fio Condutor” de um Inquieto Inovador.

De maneira geral, os Inquietos Inovadores gostam de estar permanentemente sendo colocados e colocando-se em desafios.

Porém, como diz um dos meus mentorados:

“Eu gosto de resolver o caos em ambientes de tecnologia”

Quando ele já resolveu o caos da vez, bate o que podemos chamar de Depressão do Inquieto.

Um Inquieto Inovador, tem como tendência, querer resolver determinado caos e depois que está resolvido partir para outro caos.

O Inquieto Inovador precisa de desafios constantes e progressivos.

A Jornada de Excelência de um Inquieto Inovador, que é diferente de um músico ou de um nadador, é estar permanentemente resolvendo problemas complexos.

Sem desafios constantes e permanentes, o Cachorrinho Interno do Inquieto Inovador começa a latir e a morder.

Complementemos:

  • “Tente escolher uma profissão em que você goste de fazer mesmo as partes mais triviais e chatas. Aí você será sempre feliz.” – Will Shortz.

De maneira geral – e isso é importante – os Autores Excelentistas defendem uma Jornada Excelentista Generalista, que se encaixa para qualquer perfil.

Aqui na BIMODAIS nosso foco não é generalista, mas criar uma Jornada de Excelência para Inquietos Inovadores.

A Jornada de Excelência para Inquietos Inovadores tem particularidades que a Genérica não tem.

Inteligência Progressiva

  • “Aqueles que menos buscam recompensas extrínsecas (Felicidade Estrutural / Métrica Endógena) são os que as acabam recebendo.” –  Jean Carney.

Quando a pessoa embarca na Jornada de Excelência, tendo o aprendizado como foco, ela vai muito mais longe, pois ela consegue desenvolver a Inteligência Progressiva.

A Inteligência Progressiva é a capacidade que uma pessoa tem, ao ter uma Rotina Criativa Continuada de “muscular” a sua aptidão e expandi-la gradualmente.

Esta frase abaixo exemplifica bem a capacidade de cada pessoa se originalizar:

“…muitas características antes consideradas reflexos do talento inato são na verdade resultado de intensa prática por um mínimo de dez anos.” – Anders Ericsson.

Rotina Criativa Continuada

Quando estamos em uma Rotina Criativa Continuada há uma afinidade entre mente e pessoa / objetividade e subjetividade, que vale na metáfora do Cachorrinho Balançando o Rabo.

  • “Trabalho consiste em algo que um corpo é OBRIGADO a fazer, enquanto Brincadeira consiste naquilo que um corpo não é obrigado a fazer”. – Mark Twain.

Métrica de Felicidade Endógena

Na Personal Jornada de Excelência, que utilizamos a Métrica de Felicidade Endógena não mais separamos o que é trabalho do bem estar e vice-versa:

  • “…as experiências mais ricas da vida não ocorrem quando estamos clamando pela validação dos outros, mas quando estamos ouvindo nossa voz.”

Felicidade Estrutural

Quando passamos a dominar nossa vida, estabelecendo uma Métrica de Felicidade de dentro para fora, começamos a trabalhar, de forma consciente, sem grande stress, com a finitude.

Podemos projetar os anos que temos pela frente e fazer planos para a nossa Felicidade Estrutural, deixando de ser escravos da Felicidade Conjuntural, aquela que acredita que “felicidade são momentos felizes”.

Podemos dizer que na jornada da Felicidade Estrutural, felicidade é conseguir ter uma vida mais significativa, potencializando, o máximo possível, nossas aptidões.

Isso se revela nessa frase entre as duas Felicidades Conjuntural e Estrutural.

  • “O prêmio de curto prazo sufoca o aprendizado de longo prazo.”

Abaixo uma série de frases, que exemplificam bem um modelo de motivação imposto, centralizado, típico da Civilização 1.0:

  • “Excelência e miopia são incompatíveis.”
  • “Pessoas que recebem recompensas muitas vezes têm mais dificuldade em ver planos periféricos e elaborar soluções originais.”
  • “Tente encorajar uma criança a aprender matemática pagando a ela por cada página de exercícios feita: é quase certo que a criança se tornará mais diligente a curto prazo, mas perderá o interesse pela matemática a longo prazo.”
  • “Recompensas do tipo “desde que” (“desde que você faça isto, lhe darei aquilo”), impõem às pessoas que abram mão de parte de sua autonomia.”
  • “E o que a ciência está revelando é que recompensas e punições podem promover o mau comportamento, criar vício e encorajar o pensamento de curto prazo em detrimento da visão de longo alcance.”
  • “Metas que fixamos para nós mesmos visando ao aperfeiçoamento costumam ser saudáveis, mas, quando impostas por outros (metas de vendas, retornos trimestrais, notas em testes padronizados e assim por diante), podem ter efeitos colaterais perigosos.”
  • “O problema em fazer de uma recompensa extrínseca o único objetivo que importa é que algumas pessoas escolherão o caminho mais rápido, ainda que seja um caminho imoral.”
  • “Quando a recompensa é a própria atividade – aprender mais, encantar os clientes, dar o melhor de si – não há atalhos.”

Recomendação 2 – “Se afaste das Toxicidades”.

  •  “Quando instituições – famílias, escolas, empresas e times esportivos, por exemplo – se concentram no curto prazo e optam por controlar o comportamento das pessoas”, ocorrem grandes danos a longo prazo.” – Edward Deci.
  • “Devemos nos concentrar em criar ambientes para nossas necessidades psicológicas inatas florescerem.”Edward Deci.

Recomendação 3 – “Crie uma rotina criativa”.

  • “O esforço é uma das coisas que dão sentido à vida. Esforço significa que você se importa com algo, que algo é importante para você e que você está disposto a trabalhar por aquilo. A existência humana seria pobre se não estivéssemos dispostos a valorizar certas coisas e nos empenharmos por elas.” – Carol Dweck;
  • “…muitas características antes consideradas reflexos do talento inato são na verdade resultado de intensa prática por um mínimo de dez anos.” – Anders Ericsson.
  • “…a estrada para a excelência – tornar-se cada vez melhor em algo importante para você – não é repleta de margaridas nem coroada por um arco-íris. Se fosse assim, a maioria das pessoas tomaria esse caminho.”
  • “Excelência: você pode se aproximar dela. Pode se voltar para ela. Pode chegar perto, bem perto dela. Mas, como Cézanne, nunca conseguirá tocá-la.”
  • “Se partimos de uma suposição alternativa, e mais precisa – de que as pessoas querem realizar um bom trabalho –, devemos deixar que se concentrem no trabalho, e não no tempo despendido para realizá-lo.”
  • Sem soberania sobre nosso tempo, é quase impossível ter autonomia sobre nossa vida.”
  • “Nada é mais importante para meu sucesso que controlar minha agenda.” – Scott Adams.
  • “Sou mais criativo das cinco às nove da manhã. Se eu tivesse um chefe ou colegas de trabalho, eles arruinariam minhas melhores horas de algum modo.”  – Scott Adams.

Recomendação 5 – “Aprenda e ensine a dizer não.”

  • “De uma forma curiosa, a velhice é mais simples que a juventude, por ter tão menos opções.” – Stanley Kunitz.

Recomendação 8 “Copie muito para criar.

  • “esse impulso para fazer algo porque é interessante, desafiador e envolvente é essencial para altos níveis de criatividade….”

Recomendação 10 Aprenda a gerenciar as suas emoções”

  • “Somos seres emocionais, que tentam, nem sempre conseguem, refletir sobre nossas emoções.”
  • “Aqueles que menos buscam recompensas extrínsecas são os que as acabam recebendo.” –  Jean Carney.
  • “Trabalho consiste em algo que um corpo é OBRIGADO a fazer, enquanto Brincadeira consiste naquilo que um corpo não é obrigado a fazer”. – Mark Twain.
  • “Práticas que conseguem transformar brincadeira em trabalho ou transformar trabalho em brincadeira.” – Efeito Sawyer.
  • “E o que a ciência está revelando é que recompensas e punições podem promover o mau comportamento, criar vício e encorajar o pensamento de curto prazo em detrimento da visão de longo alcance.”
  • “Metas que fixamos para nós mesmos visando ao aperfeiçoamento costumam ser saudáveis, mas, quando impostas por outros (metas de vendas, retornos trimestrais, notas em testes padronizados e assim por diante), podem ter efeitos colaterais perigosos.”
  • “O problema em fazer de uma recompensa extrínseca o único objetivo que importa é que algumas pessoas escolherão o caminho mais rápido, ainda que seja um caminho imoral.”
  • “Quando a recompensa é a própria atividade – aprender mais, encantar os clientes, dar o melhor de si –, não há atalhos.”

Alguns comentários:

Aqui é a questão da escolha, das 4 Encruzilhadas, a segunda:

“O que o energiza – que faz você se levantar de manhã e o impele durante o dia – vem de dentro ou de fora?”

Aqui é o mesmo que Carol Dweck denomina Mindset de Crescimento. Isso é da essência humana, que vai ser potencializado agora e não criado. Chamamos de Escolha pela Métrica da Felicidade Endógena:

  • “O sistema operacional Motivação 3.0 – a atualização necessária para enfrentar as novas realidades de como pensamos, organizamos e realizamos nossas ações – depende do que eu chamo de comportamento Tipo I.”
  • “Em última análise, o comportamento Tipo I depende de três nutrientes: autonomia, excelência e propósito. O comportamento Tipo I é autônomo. É dedicado a se tornar cada vez melhor em algo que importa. E conecta essa busca pela excelência a um propósito maior.”
  • “O comportamento Tipo I promove maior bem-estar físico e mental.” //O comportamento Tipo I é um recurso renovável.
  • “O comportamento Tipo I não desdenha dinheiro ou reconhecimento.”
  • “O desempenho das pessoas Tipo I quase sempre supera, a longo prazo, o das pessoas Tipo X.”
  • O comportamento Tipo I é adquirido, não é inato.” (reforça aqui o conceito BIMODAL do Segundo Eu.)
  • Para o Tipo I, os motivadores principais são a liberdade, o desafio da tarefa e o propósito da própria realização; quaisquer outros ganhos são bem-vindos, porém são mais como um bônus.”
  • “Esse comportamento é incitado mais pelos desejos intrínsecos do que pelos extrínsecos. Preocupa-se menos com as recompensas externas às quais a atividade leva e mais com a satisfação inerente à própria atividade.” 
  • No centro do comportamento Tipo I está o terceiro impulso.”

O que ele chama de “Terceiro Impulso” é a autonomia que está sendo praticada no Modelo de Sobrevivência 2.0, que não é novo, apenas está sendo mais potencializada.

Aqui é o mesmo que Carol Dweck denomina Mindset Fixo. Chamamos de Escolha pela Métrica da Felicidade Exógena:

“O sistema operacional Motivação 2.0 dependia do que denomino comportamento Tipo X e o fomentava. O comportamento Tipo X é incitado mais por desejos extrínsecos do que intrínsecos. Preocupa-se menos com a satisfação inerente a uma atividade e mais com as recompensas externas às quais aquela atividade conduz.”

Isso depende de alguns aspectos conjunturais, mas na Civilização 2.0, temos a chance de praticar uma autonomia como nunca tivemos, de forma continuada, e não mais tendo o problema da centralização, quando se aumenta a escala:

“…Ou, para usar outra metáfora relacionada a computadores, será nossa “configuração padrão”? Quando adentramos o mundo, estamos programados para sermos passivos e inertes? Ou estamos programados para sermos ativos e engajados?”

Isso se refere ao problema do Modelo de Sobrevivência 1.0:

“O que importa são esses outros fatores.” E o que umas poucas empresas voltadas para o futuro estão descobrindo é que um desses fatores essenciais é a autonomia – em especial, autonomia sobre quatro aspectos do trabalho: o que as pessoas fazem, quando fazem, como fazem e com quem fazem.”

“Enquanto algumas empresas lubrificaram um pouco as engrenagens e muitas outras se declararam favoráveis a essas inovações, na prática o gerenciamento não mudou muito em cem anos. Sua ética central ainda é o controle; suas principais ferramentas ainda são os motivadores extrínsecos.”

Isso se refere ao Modelo de Sobrevivência 1.1 (Republicano):

“As empresas que ofereciam autonomia cresciam a uma taxa quatro vezes maior e apresentavam um terço da rotatividade em comparação com aquelas orientadas para o controle.”

Isso se refere a algo inerente ao ser humano, no longo prazo:

“Mesmo em locais não ocidentais de alta pobreza, como Bangladesh, cientistas sociais descobriram que autonomia é algo que as pessoas buscam e que aumenta a qualidade de vida.”

“Depende não de manter nossa natureza sufocada, mas em permitir que venha à tona. É preciso resistir à tentação de controlar as pessoas – e, em vez disso, fazer todo o possível para despertar a adormecida autonomia que temos enraizada em nós. Essa capacidade inata de autogestão está no núcleo da Motivação 3.0 e do comportamento Tipo I.”

Sempre foi assim, mas agora muito mais, diante de uma Autonomia 2.0:

“…as habilidades não rotineiras, envolvendo o lado direito do cérebro, das quais dependem muitas das economias do mundo atualmente.”

Autonomia 2.0 é aquela pratica nos Modelos de Sobrevivência 2.0 (Insetífero).

“Não precisam estar no escritório em determinado horário – em horário algum, na verdade. Só precisam fazer seu trabalho. Como, quando e onde o fazem é problema delas.”

Mais Comentários:

“Em suma, a nova forma de pensar sobre nossas ações no âmbito econômico é difícil de ser conciliada com a Motivação 2.0.”

“O ser humano, de acordo com Deci, tem uma “tendência intrínseca a buscar novidades e desafios, a ampliar e exercitar suas capacidades, a explorar e a aprender”.”

“Em geral, não pensamos muito nos sistemas operacionais.” //Sociedades também têm sistemas operacionais. As leis, os costumes sociais e os acordos econômicos que permeiam nosso dia a dia revestem uma camada de instruções, protocolos e suposições sobre como o mundo funciona.”

“Costumamos apontar o carvão e o petróleo como os combustíveis do desenvolvimento econômico, mas, em certo sentido, o motor do comércio tem sido igualmente abastecido pelo chamado “cenoura ou chicote”, as recompensas e punições.”

“Com o avançar do século XX, em que as economias se tornaram ainda mais complexas e as pessoas tiveram que empregar habilidades novas e mais sofisticadas, a abordagem da Motivação 2.0 começou a encontrar certa resistência.”

“A grande maioria dos programadores entrevistados informou também que com frequência atingia o estado de envolvimento total chamado “fluxo”.”

“Na vida real, nosso comportamento é bem mais complexo do que admite a teoria e muitas vezes desafia a ideia de que somos puramente racionais. “

“…o trabalho baseado em regras, realizado pelo lado esquerdo do cérebro.”

“….o trabalho rotineiro pode ser terceirizado ou automatizado; o trabalho artístico, empático, não rotineiro geralmente não pode.”

“Não se harmoniza com a forma como muitos dos novos modelos de negócios organizam nossas ações – pois somos maximizadores de propósito intrinsecamente motivados, não apenas maximizadores de lucro extrinsecamente motivados.”

“…os economistas estão enfim percebendo que somos seres humanos complexos, não robôs econômicos tacanhos.”

“Uma tarefa algorítmica é aquela em que você segue instruções preestabelecidas, por um caminho único, até uma determinada conclusão. Ou seja, existe um algoritmo para resolvê-la.”

“Durante o século XX, a maior parte do trabalho foi algorítmica. Não apenas em empregos em que o operário girava o mesmo parafuso da mesma forma o dia inteiro – mesmo quando trocávamos o trabalho industrial pelo de escritório, as tarefas realizadas tendiam a ser rotineiras.”

“Pintores e escultores que eram intrinsecamente motivados, aqueles para os quais a alegria da descoberta e o desafio da criação eram as únicas recompensas, conseguiram suportar os tempos difíceis – e a falta de remuneração e reconhecimento – que inevitavelmente acompanham a carreira artística.”

“Ser pessimista é uma receita quase infalível para níveis baixos daquilo que os psicólogos chamam de “bem-estar subjetivo”.”

“A SDT (“teoria da autodeterminação” – SDT, na sigla em inglês) em contraste, começa com uma ideia das necessidades humanas universais. Argumenta que temos três necessidades psicológicas inatas: competência, autonomia e conexão. Quando essas necessidades são satisfeitas, ficamos motivados, produtivos e felizes.”

O motivo, como você deve lembrar, é que a perspectiva de um prêmio estreitava o foco dos participantes e limitava sua capacidade de enxergar além do óbvio e chegar a uma solução inventiva.”

“Assim, ele transformou uma tarefa desafiadora (envolvendo o lado direito do cérebro) em uma tarefa rotineira (envolvendo o lado esquerdo).”

“Para tarefas rotineiras, que não são muito interessantes e não exigem muito pensamento criativo, recompensas podem proporcionar uma pequena dose de incentivo motivacional sem os efeitos colaterais.”

RECOMPENSAS E PUNIÇÕES: As sete falhas mortais:

    1. Podem extinguir a motivação intrínseca. 
    2. Podem minar o desempenho. 
    3. Podem sufocar a criatividade. 
    4. Podem reduzir o bom comportamento.
    5. Podem encorajar desonestidade, atalhos e comportamento antiético. 
    6. Podem se tornar viciantes. 
    7. Podem fomentar o pensamento de curto prazo.

Links

  • “Previsivelmente irracional”Dan Ariely;
  • “Mindset: A nova psicologia do sucesso”Carol Dweck;
  • “O futuro da administração”Gary Hamel;
  • “Trabalho qualificado: Quando a excelência e a ética se encontram”Howard Gardner;
  • “A guerra da arte: Supere os bloqueios e vença suas batalhas interiores de criatividade” – Steven Pressfield;
  • “Jogos finitos e infinitos: A vida como jogo e possibilidades”James Carse;
  • “Desafiando o talento: Mitos e verdades sobre o sucesso”Geoff Colvin;
  • “Por que fazemos o que fazemos: Entendendo a automotivação”Edward Deci;
  • “A vaca roxa” e “Tribos”Seth Godin;
  • “Punidos pelas recompensas” Alfie Kohn.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

Leave a Reply

WhatsApp chat