Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo 

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal170322b

Novas Hashtags:

#Daniel Pink conhecendo a forma de pensar deste autor.

Frases de Divulgação do Artigo

  1. Não vivemos uma Revolução Industrial ou da Motivação, mas uma Revolução Civilizacional detonada por uma nova mídia, que promove mudanças na Indústria e na motivação.
  2. Hoje, as Organizações Tradicionais trabalham sobre uma Placa-Mãe da Sobrevivência, que se tornou obsoleta por causa do aumento populacional.
  3. O problema de Pink é o mesmo de outros que tentaram entender o Digital, a partir das Ciências Sociais Tradicionais: confundem a consequência com a causa.
  4. A Teoria de Pink sobre a Motivação 3.0 é fraca.
  5. O problema de Pink, como de vários outros autores, é não entender que as Ciências Sociais estão vivendo a sua maior crise, desde que foram criadas.
  6. No novo Ambiente Digital ficou muito mais fácil e barato interagir e, por isso, temos mais projetos cooperativos.
  7. Quanto mais gente temos no mundo, mais e mais precisamos criar modelos mais distribuídos para resolver nossos problemas.
  8. Mudanças na motivação das pessoas existem no Pós-Digital, mas são consequências da Revolução Civilizacional 2.0 e não a causa.

Mapa(s) Mental (is) do Artigo:

Vamos ao Artigo:

“Trabalhos rotineiros, menos interessantes, exigem direção; trabalhos não rotineiros, mais interessantes, dependem de autonomia.” – Pink.

Pink é um Autor Excelentista, que resolveu não comprar uma Visão de Cenário pronta.

Ele decidiu, por conta própria, fazer a sua.

Note que na Jornada de Leitura Excelentista Bimodal:

  • Joel Moraes foi de Vuca.
  • Goleman de Sociedade do Conhecimento.
  • Pink inventou a sua Personal Teoria sobre o Digital.
  • E os outros nem tocaram no assunto.

O problema da teoria criada por Pink é o mesmo de outros que tentaram entender o Digital, a partir das Ciências Sociais Tradicionais: confundem a consequência com a causa.

Não vivemos, por exemplo, uma Revolução Industrial, mas uma Revolução Civilizacional detonada por uma nova mídia, que promove mudanças na Indústria.

A febre (mudanças nos setores) é apenas o sintoma da pneumonia (Revolução Civilizacional) e não a causa.

Se eu tento entender o novo cenário, a partir dos setores vou me perder completamente.

As mudanças na motivação humana apontadas por Pink no Pós-Digital são consequências da Revolução Civilizacional e não o motivo.

A Teoria de Pink é Fraca, ou melhor, é uma Pré-Teoria, pois não consegue:

  • definir claramente a essência do fenômeno;
  • apontar as causas;
  • e comprová-las, de forma consistente, em Recorrências Históricas.

Pink acerta em alguns pontos:

  • que existe uma espécie de Sistema Operacional da sociedade, que se modifica no tempo:
    • “Em geral, não pensamos muito nos sistemas operacionais.” //”Sociedades também têm sistemas operacionais. As leis, os costumes sociais e os acordos econômicos que permeiam nosso dia a dia revestem uma camada de instruções, protocolos e suposições sobre como o mundo funciona.”
  • que estamos promovendo uma Mudança Civilizacional, que afeta fortemente a motivação:
    • “Com o avançar do século XX, em que as economias se tornaram ainda mais complexas e as pessoas tiveram que empregar habilidades novas e mais sofisticadas, a abordagem da Motivação 2.0 começou a encontrar certa resistência.”
  • que há uma demanda por um tipo de Motivação (que ele denomina 3.0), que é mais autônoma e que vai de encontro a algo inato dos seres humanos:
    • “Os seres humanos possuem um impulso interno inato para serem autônomos, autodeterminados e conectados uns com os outros.”

Note que ele atribui essas mudanças por que “as economias se tornaram ainda mais complexas” ou “por causa do surgimento do código aberto”.

Ele acredita, a partir da sua teoria, de que estamos criando uma nova motivação totalmente nova neste novo século, na qual o ser humano vai viver de forma mais autônoma.

Pink consegue perceber a dimensão civilizacional da mudança, de que é uma alteração no “sistema operacional” e que temos, a partir disso “bugs da Motivação 2.0.”.

A Motivação 2.0 está dentro do Sistema Operacional da  “administração científica”:

“Taylor inventou, no início do século XIX, o que chamou de “administração científica”. Sua invenção foi uma forma de “software” habilmente composta para rodar na plataforma Motivação 2.0. E foi ampla e rapidamente adotada.”

Pink foi bem longe com as precárias ferramentas conceituais que tinha nas mãos.

Entretanto, o Sapiens NÃO tem uma Plataforma Motivacional, que se altera no tempo.

O Sapiens tem uma Plataforma de Comando e Controle, que se altera no tempo e isso afeta algumas áreas de nossas atividades, a saber: Como interagimos? Como conhecemos? Como nos informamos? Como nos motivamos?

O que ele denomina “Sistema Operacional” é o que chamamos aqui na escola de Ambiente de Sobrevivência para nos manter vivos.

A Sobrevivência é sempre o fim último de qualquer ser vivo, que se utiliza de Ferramentas de Sobrevivência para isso.

O conhecimento, a informação, as redes, a interação, a indústria, a motivação são ferramentas de sobrevivência, são meios, de algo maior, que é a Plataforma de Sobrevivência.

A Plataforma de Sobrevivência, que pode ser chamada também de Sistema Operacional de Sobrevivência, ou ainda melhor, de Placa-Mãe da Sobrevivência tem as seguintes forças determinando a sua topologia:

  • tamanho da população;
  • mídias disponíveis;
  • macro modelo de comando e controle.

As mídias influenciam as mudanças na Placa-Mãe da Sobrevivência, que precisam se sofisticar por causa do aumento da Complexidade Demográfica.

O Sapiens é uma Tecno Espécie e, por causa disso, tem uma Placa-Mãe da Sobrevivência Progressiva.

Hoje, as Organizações Tradicionais trabalham sobre uma Placa-Mãe da Sobrevivência, que se tornou obsoleta por causa do aumento populacional.

A Placa-Mãe de Sobrevivência 1.0 tem determinadas regras de funcionamento, que são diretamente ligadas às mídias existentes.

Existe uma Lógica de Comando e Controle, que exige a presença de um Gestor, controlando os processos, via oralidade e escrita.

A Placa-Mãe de Sobrevivência 2.0 tem novas regras de funcionamento, que são diretamente ligadas às novas mídias existentes.

O que vivemos hoje, entretanto, diferente dos ajustes incrementais que tivemos no passado é uma mudança disruptiva na Placa-Mãe da Sobrevivência.

O Uber não é uma continuação de uma cooperativa de táxi, mas algo que tem uma Lógica de Comando e Controle totalmente nova. 

Pink, na verdade, percebe a mudança, mas não consegue explicá-la de forma adequada:

  • “Talvez esteja na hora de atirar a própria palavra “gerenciamento” na pilha de cinzas linguísticas, junto com “cinematógrafo” e “carruagem sem cavalo”.”

Ele fala de obsolescência do modelo, mas qual modelo Pink?

Diz ele:

“Pesquisadores como Teresa Amabile, da Harvard Business School, descobriram que recompensas e punições externas – tanto as cenouras quanto os chicotes – podem funcionar bem com tarefas algorítmicas, mas podem ser devastadoras para tarefas heurísticas.”

Falaremos mais de tarefas Heurísticas e Algorítmicas no segundo artigo, mas o que é importante destacar é o seguinte:

A Placa-Mãe da Sobrevivência 1.0 é filha das Mídias do Pré-Digital.

O Modelo de Comando e Controle 1.0 (Gestão) foi o melhor que conseguimos fazer com as mídias disponíveis.

O Modelo de Comando e Controle 1.0 (Gestão) nos permitiu chegar a oito bilhões de habitantes e isso foi um mérito do modelo.

Todos os oito bilhões de sapiens, que vivem neste planeta, precisam agradecer a Placa-Mãe da Sobrevivência 1.0, pois foi ela que nos trouxe até aqui.

Porém, uma Tecnoespécie, de tempos em tempos, por que aumenta a população, precisa renovar a sua Placa-Mãe da Sobrevivência.

Há, de fato, uma obsolescência da Placa-Mãe da Sobrevivência, que foi entrando em crise pelos seus próprios méritos.

É como alguém que é tão bom em colher laranjas, que precisam se reinventar para conseguir administrar um número muito maior de frutas.

Com o aumento populacional, fomos centralizando cada vez mais a Placa-Mãe da Sobrevivência e criando problemas, que só agora, no Digital, temos a possibilidade de começar a solucioná-los.

A Centralização da Placa-Mãe da Sobrevivência 1.0 foi gradualmente aumentando o que Pink chama de “cenouras e chicotes”, um controle mais centralizado e com menos autonomia.

Foi o que foi possível com as mídias que tínhamos disponíveis.

O modelo foi ficando cada vez mais obsoleto não por que:

  • “…grande parte das empresas ainda permanece deploravelmente atrás da ciência.”

Não.

A ciência está em crise também Dr. Pink!

O modelo foi ficando obsoleto, pois ele permitiu que aumentássemos a população e o aumento da complexidade, tornou-o obsoleto, demandando um mais sofisticado!

A ciência que estuda a motivação percebe, ao comparar Wikipédia com as Enciclopédias em CD, que algo novo existe no ar.

E que há uma demanda por mais e mais autonomia das pessoas, mas isso só é possível perceber se fizermos uma revisão disruptiva das Ciências Sociais Tradicionais.

Explico.

As Ciências Sociais têm no seu epicentro uma Filosofia Social.

A Filosofia Social basicamente define quem é o humano e como ele avança ao longo da história.

Hoje, estamos vivendo uma Anomalia das Ciências Sociais, pois é preciso rever a nossa essência e o Motor da História.

Somos uma Tecnoespécie, que, por causa disso, aumenta a população e precisa reajustar a Plataforma de Sobrevivência ao longo do tempo.

As explicações sobre o Motor da História das Ciências Sociais Tradicionais não conseguem explicar o que está ocorrendo no Pós-Digital.

As Ciências Sociais Tradicionais ignoraram as seguintes forças e seus efeitos na sociedade:

  • a demografia;
  • as tecnologias;
  • as mídias;
  • os macro modelos de sobrevivência;
  • as relações entre estas forças;
  • e as variações que estas forças têm provocado ao longo da história.

Por causa destas omissões, passou a ser IMPOSSÍVEL, utilizando os paradigmas das Ciências Sociais Tradicionais, compreender o novo cenário Pós-Digital.

Vivemos hoje, sem dúvida nenhuma, a Maior Crise Epistemológica das Ciências Sociais, desde que foram criadas.

Pink, assim, tentou explicar o novo cenário, aceitando uma falsa premissa de que a grande mudança está na motivação humana.

Mudanças na motivação são consequências da Revolução Civilizacional 2.0 e não causa.

Para entender o Digital é preciso:

  • rever os paradigmas estruturais das Ciências Sociais Tradicionais;
  • e, só então, procurar explicações gerais e específicas para várias mudanças.

O que ocorre nas Revoluções Civilizacionais – isso se comprova no passado – é um aumento da inovação, do empreendedorismo, da motivação quando há um aumento da Taxa de Interação entre as pessoas.

Quanto mais as pessoas diferentes e distantes podem interagir, mais chance temos de criar coisas novas!

(Gosto bem mais da explicação neste aspecto de Clay Shirky (Influenciador Digital Americano) que criou o conceito de Excedente Cognitivo, que passa a ser direcionado para atividades interativas e de cooperação.)

Na nova Plataforma de Sobrevivência 2.0 ficou muito mais fácil e barato interagir e, por isso, temos mais projetos cooperativos.

O Digital, assim, NÃO está inventando uma nova motivação, mas permitindo que as pessoas possam ter mais liberdade para interagir, criar e promover atividades conjuntas.

Concordo com Pink que:

“Os seres humanos possuem um impulso interno inato para serem autônomos, autodeterminados e conectados uns com os outros.”

Mas para que isso “saia do armário” é preciso uma Plataforma de Sobrevivência que seja compatível com a nova complexidade demográfica.

O que antes não era possível.

Quem é o autor?

Daniel H. Pink (nascido em 1964) é um autor de livros sobre trabalho, gestão, e ciência comportamental.

Objetivo:

  • “Este é um livro sobre motivação. Mostrarei que grande parte de nossas crenças sobre o assunto está equivocada.”
  • “…grande parte das empresas ainda permanece deploravelmente atrás da ciência.”
  • “…a maioria das empresas não se atualizou nessa nova compreensão do que nos motiva.”
  • “Há muito tempo existe um desencontro entre o que a ciência sabe e o que as empresas fazem. O objetivo deste livro é suprir essa lacuna.”
  • “A melhor forma de evitar as sete falhas mortais dos motivadores extrínsecos é evitá-los por completo ou minimizá-los significativamente, substituindo-os por ênfase nos elementos da motivação mais profunda – autonomia, excelência e propósito – que exploraremos adiante neste livro.”
  • Então, temos uma escolha. Podemos nos agarrar a uma visão da motivação humana fundamentada mais nos velhos hábitos do que na ciência moderna. Ou podemos ouvir as pesquisas, trazer nossa empresa e nossas práticas pessoais para o século XXI e forjar um novo sistema operacional para ajudar a nós mesmos, nossas empresas e nosso mundo a funcionar um pouco melhor. Não será fácil. Não vai acontecer da noite para o dia. Portanto, mãos à obra.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS.

 

One Response to “#1 – Motivação 3.0 – Daniel Pink”

Leave a Reply

WhatsApp chat