Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo 

Link encurtado: https://bit.ly/artigobimodal100322

Novas Hashtags:

#Benjamin Hardyconhecendo e adaptando a forma de pensar deste autor para a nossa narrativa.

Mapa(s) Mental (is) do Artigo:

Frases de Divulgação do Artigo

  1. Se você quer realmente mudar de vida, comece mudando o seu ambiente, pois, caso contrário, ele não vai deixar você mudar por mais força de vontade que você tenha.
  2. Um Ambiente é formado, a partir de três pilares: pessoas, lugares e situações.
  3. Por mais que você queira mudar e tenha a força de vontade (título do livro) você vai resistir um tempo, mas vai acabar se rendendo.
  4. Você precisa ter consciência da força do ambiente na sua vida, torná-lo consciente e fazer as escolhas, que parte de seus critérios de Felicidade Continuada.
  5. Quem está no processo de mudança opta o tempo todo, pelo seu Ambiente PLS (Pessoas, Lugares e Situações) com o qual você quer se relacionar.
  6. Se você se mantém no mesmo Ambiente PLS (Pessoas, Lugares e Situações), seus pensamentos e emoções permanecerão mais ou menos os mesmos por mais que você não queira.
  7. Note que a sugestão NÃO é que você deve se adaptar ao ambiente, mas você deve CRIAR o ambiente que mais se adequa a você.
  8. Hardy sugere que você deve concentrar a sua força de vontade, antes de tudo, em mudar de ambiente e, só então, dar continuidade no processo de mudança.

Vamos ao artigo

“A maioria das pessoas é orientada a evitar a vida.”Hardy.

Hardy é mais um Autor Excelentista analisado pelos BIMODAIS.

O oitavo da lista dos que já foram analisados.

Nosso objetivo com as leituras é o desenvolvimento de uma Narrativa Bimodal de Apoio à Mudanças Estruturais Disruptivas como a que estamos passando agora.

Vivemos hoje uma mudança do tipo DRED (Disruptiva, Rápida, Estrutural e Desconhecida) e precisamos de ferramentas conceituais, que ajudem nossos clientes a lidar melhor com elas.

A BIMODAIS optou por clientes com o perfil/temperamento Inquieto Inovador por considerá-los os mais aptos, tanto para compreender a complexidade da mudança, mas também criar projetos para acelerá-la.

Entendemos que vivemos hoje um Movimento de Mudança Sistêmico Civilizacional, na direção de novas possibilidades da solução de diversos problemas para os quais não havia solução no passado – em função das mídias existentes.

Nosso foco com a Leitura Ativa de Autores Excelentista não é apenas fazer um resumo, mas principalmente analisar o que cada um dos livros pode agregar à Narrativa Bimodal de Apoio à Mudanças DRED.

Dentro da Narrativa Bimodal de Apoio à Mudanças DRED, criamos a Metodologia da Jornada de Excelência Bimodal, que se divide em Identificação de Inquietos Inovadores.

A partir da Identificação:

  • Integração dentro de Ambientes Digitais de Interação;
  • Repasse sistemático da Visão de Cenário Bimodal e do Ferramental de Excelência.

A missão da BIMODAIS é muito específica:

  • dotar os Inquietos Inovadores de uma Ferramental Conceitual consistente para que possam transformar suas respectivas inquietudes em Projetos Renascentistas.

Inquieto Inovador é um Perfil/Temperamento mais adequado para a promoção de mudanças de todos os tipos – em especial as DRED.

 Projetos Renascentistas são aqueles que se aproveitam das novas possibilidades da Civilização 2.0 para resolver antigos problemas insolúveis do Sapiens.

No livro “Força de Vontade não funciona” Hardy procura questionar um senso comum de que basta força de vontade para promover as mudanças.

Ele vai defender, de forma convincente, de que as pessoas são PROFUNDAMENTE afetadas pelos ambientes, que vivem.

Hardy procura detalhar a vital relação entre o ambiente e a pessoa e a pessoa e as demandas de mudança.

Hardy se assemelha, a partir deste raciocínio, a Marshall McLuhan (1911 – 80) que dizia também que “O meio é a mensagem”.

O “meio” pode ser tanto interpretado como mídia, ou como ambiente.

McLuhan vai mais adiante.

“Não importa o canal de televisão que você está assistindo, a televisão por ela mesma, sem que você perceba, está mudando você.”

Ou o ambiente que é influenciado também pelas mídias.

McLuhan e Hardy podem ser descritos como Ambientalistas.

Aqui, a definição de Ambientalista – diferente de defensor do meio ambiente – são aqueles autores que defendem a ideia da força provocada pelo ambiente nas objetividades e subjetividades das pessoas.

Os Autores Ambientalistas acreditam que o ambiente provoca alterações, de forma involuntária nas pessoas e que é preciso ter consciência dessa influência para poder tomar decisões melhores.

Diz ele:

  • “…nosso comportamento é moldado pelas pressões sutis que nos rodeiam, que não conseguimos reconhecê-las.”

E cita Churchill:

  • “Moldamos nossos edifícios; depois nossos edifícios nos moldam.” Winston Churchill.

O que é idêntico à frase de McLuhan:

“O ser humano cria as tecnologias e as tecnologias recriam o ser humano.”

Os outros Autores Excelentistas também destacaram a importância da influência do ambiente nas nossas vidas, mas Hardy teve neste livro a preocupação da ênfase neste ponto.

Ele defende ainda uma tese bastante nova e interessante:

  • “De acordo com a nova ciência genética conhecida como epigenética, os sinais de seu ambiente são muito mais responsáveis por sua composição genética que o DNA com o qual você nasceu.”

Hardy faz parte do que podemos chamar de Estudiosos da Psicologia da Motivação, que é um outro nome para os Excelentistas.

E neste livro ele é radicalmente defensor dos efeitos do ambiente na vida das pessoas.

Tanto que o título do livro “Força de vontade não funciona” – quer dizer o seguinte:

Se você quer realmente mudar de vida, comece mudando o seu ambiente, pois, caso contrário, ele não vai deixar você mudar.

Hardy nos ajuda a reforçar o Segundo Passo da Jornada de Excelência Bimodal – “Se afaste das toxidades, criando um ambiente saudável para viver.”

E quando nos referimos a ambiente estamos falando da Toxicidade PLS:

  • Pessoas;
  • Lugares;
  • Situações.

Por mais que você queira mudar e tenha a força de vontade (título do livro) você vai resistir um tempo, mas vai acabar se rendendo.

A Lógica Ambientalista faz parte da experiência dos Grupos dos Anônimos de Mútuo Ajuda, que diz justamente que para você abandonar um vício precisa se afastar de Pessoas, Lugares e Situações (PLS) que te levam a não conseguir mudar.

A Metodologia dos Grupos dos Anônimos de Mútuo Ajuda tem servido de inspiração para criar a nossa Narrativa Bimodal de Apoio à Mudanças Estruturais Disruptivas.

Diz Benjamin:

 “…uma evolução pessoal consciente envolve controlar e criar ambientes que nos moldem nas pessoas que queremos nos tornar.”

Ou seja.

Você precisa ter consciência da força do ambiente na sua vida, torná-lo consciente e fazer as escolhas, que parte de seus critérios de Felicidade Continuada.

Note que a sugestão NÃO é que você deve se adaptar ao ambiente, mas você deve CRIAR o ambiente que mais se adequa a você.

Diz ele:

“Quando você muda seu ambiente — digamos, cercando-se de pessoas diferentes — seus pensamentos e suas emoções também mudam.”

Ou seja:

Não adianta querer mudar dentro do mesmo ambiente que te faz sentir desconforto, através da Força de Vontade.

Quem está no processo de mudança está, o tempo todo, optando pelo seu Ambiente PLS (Pessoas, Lugares e Situações) com o qual você quer se relacionar.

O que significa dizer que:

Se você se mantém no mesmo Ambiente PLS (Pessoas, Lugares e Situações), seus pensamentos e emoções permanecerão mais ou menos os mesmos por mais que você não queira.

Hardy é ainda mais radical na sua defesa:

  • “…(mudar o) seu ambiente é na verdade a única maneira de você mudar alguma coisa.
  • Ao permanecer num ambiente contrário as suas regras pessoais, você só tem duas escolhas: adaptar-se a um ambiente ruim ou lutar contra ele por meio da força de vontade. As duas opções são muito ruins e vão acabar levando você ao mesmo lugar.
  • “Como o ambiente incita seu comportamento, é o ambiente que precisa ser interrompido.”
  • “…se quiser mudar sua vida, você precisa mudar seu ambiente e os papéis que desempenha.”

Uma das referências que passei a ter para identificar um Inquieto Inovador é justamente avaliar o seu passado nas Mudanças PLS (Pessoas, Lugares e Situações).

Quanto mais a pessoa modifica o seu Ambiente PLS, mais é um sintoma de Inquietude.

Diz ele sobre Força de Vontade:

  • “Se permanecer preso nos mesmos papéis e padrões, não importa quanta força de vontade reúna; seus esforços continuarão confinados ao contexto limitante de seu papel.”
  • “…força de vontade é como um músculo. É um recurso finito que se esgota com o uso.”

O que ele traz de novo para o Segundo Passo da Jornada de Excelência Bimodal que não aparece em outros autores?

Ele sugere a criação de dois Ambientes Excelentistas distintos.

Ele denomina:

  • Ambiente de Produção – no qual você desenvolve a sua atividade principal;
  • Ambiente de Recuperação – no qual você precisa se desconectar completamente de todo o estresse de trabalho, exercício e do mundo em geral.

Frases top sobre o tema da mudança de ambiente:

  1. “Quando os Beatles mudaram o ambiente, o novo ambiente mudou a cultura e a humanidade.”
  2. “Moldamos nossos edifícios; depois nossos edifícios nos moldam” – Winston Churchill.

Segue uma lista de frases referentes ao Segundo Passo da Jornada de Excelência Bimodal

  1. “Depois de ver a si mesmo e o mundo de um jeito novo, você pode transcender os medos e as crenças mesquinhas que o prendem no ambiente atual.”
  2. A maioria das pessoas é muito desconectada de si mesma. Estão vivendo em estado vicioso e reativo, causado por uma rotina e um ambiente negativos.”
  3. “…árvores que crescem em ambientes extenuantes de muito vento são obrigadas a plantar raízes mais profundas.…”
  4. “As pessoas me dizem que querem “mudar de vida” ou fazer “algo incrível”, mas continuam passando tempo demais presas a velhos hábitos ou a velhos amigos que não estão indo a lugar algum na vida.”
  5. “…seu potencial é moldado por aquilo que o cerca.”
  6. “A maioria das pessoas vive vidas simples, não porque não tenham talento, mas porque sua situação não as desafia mais.”
  7. “…as possibilidades de ação de cada pessoa são limitadas por seu contexto.”
  8. “É preciso muita força de vontade para se manter positivo num ambiente negativo.”
  9. “Quem você é e o que é capaz de fazer num ambiente é muito diferente de quem você é e do que é capaz de fazer em outro.”
  10. “Não se muda as coisas lutando contra a realidade existente. Para mudar alguma coisa, construa um novo modelo que torne o modelo existente obsoleto. — R. Buckminster Fuller”.
  11. “Cerque-se de pessoas que o lembrem mais de seu futuro que de seu passado.” — Dan Sullivan.
  12.  “A história não foi moldada por homens grandiosos, mas sim por situações desafiadoras. //A necessidade é o ingrediente mais importante da receita da grandiosidade.”
  13. “Somos “a média das cinco pessoas com quem mais convivemos”. //”Não se junte a uma multidão confortável; você não vai crescer. Vá aonde as expectativas e exigências de desempenho são altas. – Jim Rohn. 
  14. Quanto mais conscientes somos, mais podemos criar os contextos em que vivemos… e acreditar na possibilidade de mudança.” – Ellen Langer.
  15. “Quem com coxo anda aprende a mancar”. – Plutarco.

A frase abaixo reforça o Mantra da Potência Bimodal:

  • “…pessoas (…) se concentram no que não podem mudar em vez de observar aquilo que pode.”

Objetivo do livro

  1. O livro procura questionar isso: (Mudar) … a noção de que a pessoa e o ambiente são desconexos e separados.” 
  2. “Na verdade, o foco é que está errado. A maioria dos guias de autoajuda coloca toda a pressão diretamente sobre o indivíduo.”
  3. “Embora este livro reconheça que existem restrições ao crescimento pessoal, essas restrições não são tão nítidas e rígidas. Ao contrário, as restrições de uma pessoa são flexíveis e se baseiam no contexto em que ela está inserida.”
  4. “Passei a última década estudando como os seres humanos mudam.”
  5. “Parte II deste livro vai ensiná-lo a criar ambientes enriquecidos, otimizados para o descanso e a recuperação.”
  6. “A Parte III deste livro vai ensiná-lo a criar ambientes enriquecidos, otimizados para o estresse e a alta demanda. “
  7. “Como fazer com que a força de vontade seja irrelevante.”

Quem é o autor?

Pai de 6 filhos, Psicólogo Organizacional, Atualmente escrevendo 10X É MAIS FÁCIL QUE 2X

“…como se comprometer 100%? Essa é a questão que venho estudando em meu doutorado em psicologia organizacional.”

“Especificamente, estou estudando um conceito que chamo de “ponto sem volta”, que é o momento em que é mais fácil avançar em direção a seus objetivos do que evitá-los.”

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)
Ou: https://sun.eduzz.com/932565

Quer ser um parceiro da BIMODAIS e ganhar a cada aluno novo indicado? Entre por aqui: https://bit.ly/bimodalparceiro

Quer comprar o último livro feito dentro da escola “Civilização 2.0”, é por aqui:
https://sun.eduzz.com/347192

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL SUBLINHADO:LINKS PARA AS HASHTAGS BIMODAIS.

GRIFOS EM ITÁLICO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE CONCEITOS BIMODAIS CLÁSSICOS.

GRIFOS EM ITÁLICO E ROXO: DESCRIÇÃO DE NOVOS CONCEITOS BIMODAIS.

GRIFOS EM NEGRITO E VERDE: NEOLOGISMOS BIMODAIS PARA MELHORAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E MARROM: HASHTAGS BIMODAIS PARA ORGANIZAR A NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E LARANJA: SÃO AS REGRAS BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

GRIFOS EM NEGRITO E ROSA: SÃO AS PROJEÇÕES BIMODAIS DENTRO DA NARRATIVA.

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO – MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

Leave a Reply

WhatsApp chat