Feed on
Posts
Comments

O áudio do artigo.

“Se o conhecimento pode criar problemas, não é através da ignorância que podemos solucioná-los.” –  Isaac Asimov.

Segundo o Dicionário Googleniano Ciência é:

“Conhecimento atento e aprofundado de algo, através de um corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas categorias de fenômenos e fatos, e formulados metódica e racionalmente.”

Note que, na sua definição de dicionário, não se define o objetivo da Ciência.

Para os Bimodais, Ciência é:

A Ciência foi criada pelo Sapiens para ajudá-lo a lidar melhor com fenômenos e desconfortos complexos.

Note que a Ciência foi criada para gerar melhores soluções para a sociedade.

Quanto mais a Ciência se afasta da sua missão original – gerar soluções para a sociedade – é menos ciência e mais outra coisa: entretenimento, passatempo, arte.

A Ciência, que podemos colocar em Caixa Alta, diferente da ciência (caixa baixa), tem três atividades básicas:

  • Diagnosticar – fenômenos/desconfortos;
  • Tratar – sugerir tratamentos;
  • Prognosticar – apostar sobre cenários futuros.

Cada uma destas atividades, pode ser dividida entre vários Conceituadores, mas vai se avaliar a eficácia de determinado projeto científico pela sua capacidade de ajudar a sociedade, em algum momento, a nos levar a pensar e agir melhor diante de determinado fenômeno/desconforto.

Ao longo do tempo, tivemos momentos, como o atual, em que a Ciência se afasta do seu objetivo principal e ao invés de solucionar problemas, muitas vezes, passa a criar problemas para a sociedade.

A atual crise da Ciência tem dois aspectos:

  • Conjuntural – o longo tempo de concentração midiática das últimas décadas levou à sociedade a uma centralização, onde se inclui as Organizações Científicas,  o que as fez   servir cada vez menos e se servir cada vez mais da sociedade;
  • Estrutural – o atual Macro Modelo Científico foi criado baseado nas mídias passadas (oral e escrita) e precisa agora de uma nova forma de Comando e Controle mais adequada ao Digital.

Todas as organizações da sociedade, em alguma medida, se tornaram menos prestativas e mais indolentes ao longo do processo de centralização das mídias.

Obviamente, que a Crise Conjuntural dos Ambientes Científicos não é uniforme, mas podemos dizer que a Taxa de Indolência Científica aumentou bastante nas últimas décadas.

Assim, o que temos hoje, diante de novos fenômenos, seja ele uma pandemia ou a Revolução Midiática Civilizacional Digital é um reduzido apoio no diagnóstico, tratamento e prognóstico dos Ambientes Científicos Tradicionais.

A Crise Conjuntural dos Ambientes Científicos – com o aumento vertiginoso da Taxa de Indolência Científica –  tornou os Ambientes Científicos cada vez mais burocráticos, com uma preocupação excessiva com regras do que como resultados.

Diante disso, é preciso duas ações relevantes:

  • a criação de espaços alternativos de pesquisa, sem as antigas amarras burocráticas, com o surgimento de experiências de pesquisa descentralizadas, tal com a Bimodais;
  • e a revisão disruptiva do Macro Modelo de Comando e Controle com novas Ferramentas Conceituais e Operacionais.

O atual Macro Modelo de Comando e Controle Hegemônico das publicações científicas foi feito baseado no Ambiente Oral e Escrito e agora precisa de um ajuste para o Ambiente Digital.

Haverá, ao longo das próximas décadas, o surgimento de cada vez mais experiências, se utilizando das Ferramentas Conceituais e Operacionais da Uberização e da Blockchenização no fazer científico.

O foco principal das mudanças disruptivas nos Ambientes Científicos, como em todos os outros é o aumento da participação da sociedade nos rumos das pesquisas.

O surgimento da Bimodais e de outros espaços similares, fora da estrutura acadêmica tradicional, é uma forte tendência saudável para oxigenar os diálogos e produzir, com menos burocracia, conceitos mais alinhados com os fatos.

É isso, que dizes?

Quer sair de Matrix e não sabe onde comprar a pílula vermelha? Me manda um Zap: 21-996086422 (Nepô, quero sair de Matrix!)

GRIFOS EM NEGRITO: CONCEITOS BIMODAIS

GRIFOS EM NEGRITO E AZUL: NOVOS CONCEITOS BIMODAIS (MARCO A COR SÓ NA PRIMEIRA VEZ QUE APARECE, DEPOIS FICA EM NEGRITO).

GRIFOS EM NEGRITO E VERMELHO: DESCRIÇÃO DE NOVOS E ANTIGOS CONCEITOS BIMODAIS. 

PALAVRAS EM CAIXA ALTA E NEGRITO: CHAMANDO A ATENÇÃO DO LEITOR PARA ALGO ESPECÍFICO, DO TIPO OBRIGATORIAMENTE.

Os parágrafos que estão deslocados apenas uma vez à direita foram usados para divulgação do artigo nas Mídias Digitais.

Os parágrafos que estão deslocados duas vezes à direita foram selecionados como as melhores frases do mês ou as definições conceituais mais relevantes, que são enviadas regularmente para os Bimodais e incluídas no Mapa Mental dos Bimodais para consulta permanente.

O presente artigo se encaixa nos seguintes tópicos no ROTEIRO/MAPA MENTAL BIMODAL:

(Entre para a Escola para ter acesso completo ao MAPA MENTAL BIMODAL com o roteiro da formação, no qual temos os links para todos os artigos e áudios sobre as nossas diversas Metodologias Futuristas. Aqui, você terá a possibilidade de dialogar sobre as metodologias com o Curador da Escola e com os outros Bimodais. Mande um Zap: 21-99608-6422.)

 

 

Leave a Reply

WhatsApp chat