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Objetivamente, a coisa não tá funcionando.

Não existe nenhuma empresa tradicional que seja líder de um novo mercado.

Há uma barreira psicológica, a meu ver, que ainda não conseguimos superar.

Vou listar aqui os 7 erros que identifico:

1 – considerar que as mudanças são apenas tecnológicas e não civilizacionais, de novo modelo de comando e controle incompatível com o atual;

2- insistir no método indutivo (mesmo paradigma para analisar e agir sobre os novos fatos) e não o dedutivo (revisão de paradigmas filosóficos, teóricos e metodológicos para analisar e agir sobre os novos fatos);

3 – não enxergar que as tradicionais empresas de consultoria e gurus de plantão também estão cegos e em crise;

4- insistir em autores americanos, que, na maior parte, não analisa o fenômeno do ponto de vista histórico, com necessária revisão filosófica e teórica;

5 – apostar que o grande problema do novo século é a inovação e não a capacidade de competir num novo mercado com novas regras de comando e controle;

6 – pensar sempre no curto prazo, revisando os planejamentos estratégicos, baseado no diagnóstico que tudo que ocorre é apenas modismo, como vários outros do passado, e que mais adiante vai passar e tudo voltará com antes;

7 – apostar todos os projetos estratégicos, sem prever a criação de área separada para experimentar sem intoxicação o novo modelo comando e controle.

Em síntese, são estes os equívocos que observo.

Que dizes?

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