Feed on
Posts
Comments

O Futurismo não é, como muita gente pensa, Modismo.

  • Um modista, ou estrategista, trabalha com cenários de curto prazo.
  • Um Futurista atua no longo prazo,

Mais.

  • A formação de modistas e estrategistas é muito ligada à pesquisa de números;
  • A formação dos futuristas é ligada ao estudo da civilização, que envolve antropologia, macro-história, filosofia para entender as mudanças necessárias de paradigmas.

Um futurista não trabalha com datas, tal coisa vai acontecer, em tal ano, etc.

O seu papel na sociedade é entender os fatores causantes e detonantes, que contribuem para mudanças civilizacionais, quando estão ocorrendo como agora.

Não se pode tentar entender uma mudança civilizacional que fecha ciclos milenares e seculares com um óculos de curto prazo!

Por exemplo, o aumento demográfico, a massificação de mídias descentralizadoras, a possibilidade da engenharia genética, a viabilidade da exploração espacial, o surgimento da inteligência artificial e talvez de uma nova espécie tecnológica ou ainda a mudança de clima – tudo isso é macro e não micro.

Só com esta visão alargada de milênios e séculos se torna possível entender determinadas macro-mudanças que estão em curso.

Não escutávamos, por exemplo, falar de Futuristas há 20 anos, pois as alterações eram todas dentro das sociedades regionais e não da civilização.

Eram mudanças regionais, pontuais, mas não civilizacionais como agora com a chegada do digital.

Hoje, por exemplo, nossa escola de Futuristas Bimodal consegue enxergar o salto demográfico como fator causante e a chegada da nova mídia como fator detonante da mudança.

Um macro movimento da espécie em direção à descentralização, em camadas, visando reduzir intermediários obsoletos: primeiro, a digitalização e depois a curadorização (uberização).

  • No primeiro momento se inventa uma aparato tecnocultural para substituir intermediários operacionais (caixas, corretores, bilheteiros, ascensoristas).
  • E no segundo momento se inventa uma aparato tecnocultural para substituir intermediários gerenciais (Uber, AirBnb, mercado livre, Youtube).

Não é possível enxergar tais macro movimentos se não observar a jornada da civilização, através do óculos da Antropologia (tendo a Cognitiva como novidade).

Só, assim, é possível ao Futurista cumprir a sua missão: entender a fundo a dinâmica e ajudar pessoas e organizações a lidar com a nova era.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?

Venha tomar nossa pílula vermelha:
https://www.bimodais.com.br/pro

Um dos formandos da escola me disse  seguinte:


Leave a Reply

WhatsApp chat