Feed on
Posts
Comments

RESUMO AQUI:

https://youtu.be/p4Proozew28

Nosso amigo Kevin Kelly faz a seguinte projeção na página 65 do livro “Inevitável”:

“Graças aos robôs, vamos poder nos concentrar em nos tornar mais humanos do que jamais fomos”.

E aí cabe a pergunta: o que é nos tornar mais ou menos “humanos”? E qual o papel das tecnologias nessa variação?

Sugiro trabalhar com o que vou chamar de Taxa de Humanidade, que é uma medida para poder definir nossa capacidade de ampliar mais ou menos nossa essência em larga escala.

  • somos tecnos para sermos humanos e humanos porque somos tecnos;
  • as tecnologias nos humanizam, pois nos permitem resolver nossas demandas.

Todo nosso esforço, ao longo destes milhares de anos, é o de nos reproduzir sem limite e sobreviver com nossas objetividades (coletivas e particulares) e existir com nossas subjetividades
(coletivas e particulares).

Tudo isso com a maior diversidade possível pelo menor preço.

Assim, quando aumentamos a população, vivemos naturalmente uma redução da Taxa de Humanidade, pois temos que abrir mão da diversidade em nome da massificação.

Precisamos nos dedicar às objetividades e deixamos as subjetividades para outra hora.

Revoluções Midiáticas-Administrativa são, assim, necessárias ao longo do tempo justamente para restabelecer o reequilíbrio da nossa capacidade de viver melhor tanto nas objetividades quanto nas subjetividades.

As tecnologias, incluindo as mídias, são criadas para permitir que possamos, a cada etapa do aumento constante da Complexidade Demográfica Progressiva, aumentar nossa Taxa de Humanidade.

Nossa Taxa de Humanidade é, assim, variável, não fixa.

Depende da nossa capacidade de nos reinventar para que volte a subir, conforme vamos sendo estimulados a aumentar o tamanho da população.

Analisando sob este ponto de vista pergunto: é possível aceitar a frase de Kelly ao dizer que por causa dos robôs “vamos nos tornar mais humanos do que jamais fomos”

Diria que há uma relação entre a taxa de humanidade, que sobe e desce, em diferentes contextos demográficos, midiáticos/tecnológicos, administrativos.

E que em vários momentos da história tivemos e teremos a redução e o aumento da Taxa de Humanidade, conforme a variação dos fatores demografia, ambiente midiático-tecnológico e modelo administrativo.

No século passado, tivemos uma queda vertiginosa da Taxa de Humanidade (explosão demográfica versus mídia concentrada), que iniciamos o reequilíbrio neste.

Assim, eu refaria a frase do Kelly da seguinte forma:

Que com o novo aparato tecno-midiático-administrativo, no qual estão inseridos também os robôs, irá nos permitir aumentar, de novo, a Taxa de Humanidade, mas não é garantido que ela será sempre alta.

Se aumentarmos a população, teremos novas crises de Humanidade, exigindo novas guinadas midiáticas/tecnológicas, administrativas.

Se continuarmos a crescer e formos incapazes de promover Revoluções Midiáticas-Administrativas Civilizacionais a Taxa de Humanidade tenderá, de novo a cair.

Ou seja, ela não é fixa e nem continuada, depende dos fatores acima citados.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Competitivo Bimodal?

Quer passar a ministrar palestras e cursos nesse campo?

Vem se formar na escola e participar de nossos núcleos regionais…

Tudo começa com você me enviando um Zap: 21-996086422.

“Nepô, quero ser bimodal!”

Veja o depoimento dos nossos formandos:

Leave a Reply

WhatsApp chat