Feed on
Posts
Comments

“Revolução não acontece quando a sociedade adota novas tecnologias. Acontece quando a sociedade adota novos comportamentos” Clay Shirky;

Ontem, recebi a seguinte avaliação do meu curso experimental de fotografia artística que coloquei na Udemy:

“Olá, a imagem do seu curso não é ruim, mas não se encaixa em nossos padrões, principalmente por conter texto, mesmo que seja só o nome do curso, você precisará remover o texto para o seu curso ser aprovado, pois aqui na Udemy nossas pesquisas indicam que os alunos ficam menos propensos a comprar cursos cuja imagem contenha texto. “

O que temos aqui é algo interessante para refletirmos sobre Plataformas Digitais, que podem ser da Gestão, de Gestoria ou Curadoras, o que varia é a
Filosofia de Comando de Controle da Qualidade das pessoas, processos, produtos e serviços.

Vejamos a diferença:

  • Da Gestão – todos os processos, pessoas são controlados e produzidos pelo centro (Ex. TV Globo);
  • Da Gestoria – tudo precisa para ser comercializado do carimbo do centro (Ex. Netflix, Udemy);
    • Gestoria de Produção – o caso do Netflix que é um Curador de filmes basicamente feitos por terceiros, diferente da TV Globo que praticamente faz tudo;
    • Gestoria da Publicação – é o caso da Udemy, que não produz nada, mas não faz como no Youtube, que pode até criar alertas, mas não proíbe a publicação a priori.
  • Curadoria – nada é produzido ou controlado pelo centro (Ex.Youtube, Uber, AirBnb, Mercado Livre) – é o cliente que cria reputação, só possível agora pelo surgimento e massificação da nova Linguagem Midiática dos Rastros.

Note que estamos falando aqui do que chamamos de “Controle de Qualidade”, que está migrando do modelo atual central para novo modelo distribuído, a saber:

  • Na Gestão e na Gestoria o controle de qualidade só é considerado válido se passar, em algumas das fases do processos, por gestor de carne e osso, uma Autoridade da Gestão, que tem a capacidade de produzir ou aprovar a qualidade de pessoas, processos, produtos e serviços. É o que o pensador digital Clay Shirky de Filtrar para publicar, ou vender, ou contratar;
  • Na Curadoria o controle de qualidade é feito pelos consumidores, que criam a reputação de pessoas, processos, produtos e serviços. É o que o pensador digital Clay Shirky de Publicar para Filtrar, ou vender, ou contratar. Aqui o Curador – o novo administrador – programa apenas as regras no algoritmo e este, dentro da plataforma, ajuda aos consumidores e fornecedores com a criação da Reputação Curadora.

Vivemos hoje justamente a passagem da Filosofia de Comando e Controle da Qualidade do poder central (Gestão/Gestoria) para a distribuída (Curadoria), possibilitada pela Linguagem Midiática dos Rastros.

Filtrar para publicar/comercializar versus Publicar/Comercializar para Filtrar.

Um curso, se é novo, entra sem nenhuma avaliação e fica por conta e risco do cliente se fará, ou não, o que pode influenciar no preço de entrada do curso, até ganhar reputação positiva.

Se o curso tiver muito texto na imagem principal, quem tem que se incomodar é o cliente e não o “avaliador da Udemy“, que não é a pessoa mais indicada para saber se há texto de mais ou de menos.

Tem clientes que podem gostar e outros não do texto na imagem de apresentação – o cliente é diverso e quem tem que conhecê-lo é o fornecedor e não o “poder central“.

Pode-se sugerir na Curadoria, mas nunca proibir de publicar/comercializar.

A Curadoria tem a vantagem de ser:

  • Mais exponencial, pois não tem controle central;
  • Permitir mais diversidade, pois não parte de um pré-conceito do que é melhor para os outros;
  • Menor custo, pois a comercialização é toda gerenciada e feita por terceiros;
  • Mais qualidade, pois é o próprio consumidor – que paga – que define o que é adequado e o que não é, criando o que podemos chamar de Qualidade Distribuída

Você pode perguntar:

“Nepô, mas não é um critério da Udemy ser uma Gestoria?”

Sim, claro, apenas não gostaria de colocar meus cursos e ter que ficar tendo que discutir com cada avaliador – a partir de critérios dele – a inclusão de um novo produto.

Eles acreditam que este modelo garante “mais qualidade”, mas apenas garante um tipo de qualidade, que no final das contas espelha menos a relação de oferta e demanda.

Pois quanto mais a qualidade for distribuída, mais terá chance de atender aos milhares de nichos e idiossincrasias que existem por ai.

No meu caso particular, prefiro, se encontrar, uma Plataforma Curadora para colocar meus cursos. E talvez, no futuro, vários competidores consigam mais clientes do que a Udemy justamente por isso.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Bimodal?

Me mande um zap: 21-99608-6422

Conheça nosso Programa de Formação de Futuristas Bimodais.

Veja aqui o depoimento completo dos nossos formandos!

RESSALVA

Os Conceitos Estruturantes criados ou utilizados neste texto serão grafados com caixa alta no início da palavra, tal como Futurismo.

Ao final do texto do livro “Futurismo Competitivo Digital Bimodal – Teoria e Prática” temos o Glossário Completo com a definição de todos eles para que sirva de suporte aos que querem se aprofundar no tema.

E referência para que se possa entender com a máxima precisão o que estamos propondo aqui em termos de pensar e agir.

O Grupo Bimodal Avançado é uma das opções dos formandos, que já foram certificados no Módulo Introdutório e Intermediário.

Veja abaixo o depoimento de um dos nossos participantes:


Leave a Reply