Feed on
Posts
Comments

Exponencial – relativo a expoente. Expoente – o que se destaca. Crescimento Exponencial – aquele que aumenta muito mais do que os demais, que consegue crescimento superior aos concorrentes.

Assim, não podemos falar que existe uma Organização Exponencial, pois não é uma característica da Organização, mas do crescimento.

Uma Organização fez determinada mudança em relação aos concorrentes e, por causa disso, consegui ser MAIS exponencial do que os demais.

Há uma Válvula ou Interruptor de mudança, que permitiu que determinada organização pudesse crescer muito mais do que os demais.

No filme, “Fome de Poder“, que, na verdade, em inglês não tem a conotação pejorativa que teve no Brasil, “Founder“, conta-se a história do McDonald.

O McDonald não era uma organização exponencial, mas o Modelo Administrativo da Franquia que o fez crescer mais do que os demais.

O Interruptor que alterado foi:

  • Pequena loja de esquina em uma cidade com apenas um dono;

versus

  • Centenas de lojas com pequenos donos, coordenados por central franqueadora.

O que foi Exponencial foi a “Válvula Franquia” que passou a competir com o modelo “loja isolada“.

O modelo franquia é mais exponencial, se bem implantada, do que uma loja isolada. Não podemos chamar o McDonald como exponencial, mas a franquia.

Hoje, temos a mesma situação.

Estamos passando do atual Modelos Administrativo da Gestão e criando um novo chamado Curadoria, que se utiliza dos recursos do Digital para ter um crescimento exponencial.

Um Uber consegue ser muito mais exponencial do que qualquer cooperativa de táxi.

O Uber não é exponencial, mas o Modelo da Curadoria, se comparado ao Modelo da Gestão.

O Uber consegue ser exponencial, pois elimina a necessidade de gerentes, chefes, supervisores, pois transfere boa parte do que era feito por estes para os consumidores.

É eliminando os custos de gerentes, RH, treinamento, carteira assinada, que o Uber consegue jogar o custo no chão sem perder a qualidade, ao contrário.

É quantidade com qualidade na complexidade.

Quando ouço falar de organizações exponenciais chego ate a rir.

Ninguém será exponencial entoando cantos, implantando Design Thinking ou fazendo meditação motivacional.

Terá que procurar criar a Uberização no ser respectivo mercado – ela sim é mais exponencial do que os concorrentes que ainda continuam na gestão.

É isso, que dizes?

Quer ser um Futurista Bimodal?

Me mande um zap: 21-99608-6422

Conheça nosso Programa de Formação de Futuristas Bimodais.

Veja aqui o depoimento completo dos nossos formandos!

RESSALVA

Os Conceitos Estruturantes criados ou utilizados neste texto serão grafados com caixa alta no início da palavra, tal como Futurismo.

Ao final do texto do livro “Futurismo Competitivo Digital Bimodal – Teoria e Prática” temos o Glossário Completo com a definição de todos eles para que sirva de suporte aos que querem se aprofundar no tema.

E referência para que se possa entender com a máxima precisão o que estamos propondo aqui em termos de pensar e agir.

O Grupo Bimodal Avançado é uma das opções dos formandos, que já foram certificados no Módulo Introdutório e Intermediário.
Veja abaixo o depoimento de um dos nossos participantes:

Leave a Reply

WhatsApp chat