Curadoria é o novo Macro-Modelo Administrativo do Sapiens possível, a partir do mundo digital.
O processo de massificação da Curadoria é o que chamamos de Uberização.
Na Curadoria, basicamente há alteração na forma , do comando e controle de pessoas e processos.
Na Curadoria, não há a necessidade do mesmo número de gerentes do que na gestão. Muito mais pessoas conseguem se auto-gerenciar, através da nova Linguagem Midiática dos Rastros.
As relações trabalhistas são muito mais flexíveis, pois é preciso entrar e sair do ambiente, conforme se é bem ou mal avaliado.
A Curadoria consegue melhores resultados do ponto de vista do custo/benefício e por isso tem a possibilidade de crescimento mais exponencial do que Gestão.
A Curadoria não cria Organizações Exponenciais (este conceito é falho), mas permite resultados mais exponenciais do que a Gestão, pois consegue quebrar barreiras administrativas que antes não eram possível.
O DNA Administrativo da Curadoria, assim, é disruptivamente diferente da Gestão.
São DNAs administrativos diferentes, pois se utilizam de duas linguagens distintas. A Gestão é estruturada sobre as Linguagens Midiáticas Oral e Escrita e a Curadoria pela Linguagem Midiática dos Rastros:
- A Gestão tem o seu DNA Administrativo baseado nas Linguagens Midiáticas Oral e Escrita, que demandam líder-alfa e respectivo comando de controle mais parecido com o dos mamíferos;
- A Curadoria, por sua vez, tem o seu DNA Administrativo baseado nas Linguagem Midiática dos Rastros (participação ativa da comunidade de consumo, internet das coisas e inteligência artificial), que demandam um Curador com comando de controle mais parecido com o dos insetos (principalmente formigas).
O Sapiens – isso é um paradigma novo – promove mudanças no DNA Administrativo, na macro-história, por causa do aumento demográfico progressivo.
Primeiro, altera os canais de comunicação e informação, depois introduz nova linguagem, que permite o surgimento de novo DNA Administrativo mais sofisticado.
A Curadoria só é possível de ser percebida se utilizamos o recurso do Futurismo Dedutivo, base conceitual da Escola de Penamento Bimodal.
Caso queira conhecer mais, entre nas nossas Comunidades Abertas e participe de nosso Curso Básico de Formação Bimodal, via Whatsapp.
Quer participar, me manda um Zap: 21-99608-6422.
O conceito “Curadoria” faz parte dos Pilares Teóricos Estruturantes da Escola de Pensamento Bimodal.
Veja abaixo a avaliação de quem já participou da Programa de Formação Bimodal:
[…] converso com muitos clientes e falo de Uberização (a implantação da Curadoria nos negócios), muita gente diz que não faz parte da “sua […]
[…] Curadoria só é mais exponencial, consegue melhores resultados, onde já consegue operar, por causa do uso […]
[…] que modifica a forma de controle informacional e cria, com a Linguagem Midiática dos Rastros, a Curadoria – modelos administrativo muito mais sofisticado do que o […]
[…] de massificação da Curadoria é o que chamamos de […]
[…] Digitalização (da escassez para a abundância da informação) e Uberização ( da Gestão para a Curadoria, que tem novo DNA […]