Feed on
Posts
Comments

Podemos dizer que quanto mais Sapiens houver no planeta, mais a informação terá que se descentralizar.

A informação é a chave para que se possa descentralizar a tomada de decisão para lidar melhor com a Complexidade Demográfica Progressiva – uma das essências da nossa espécie.

A descentralização das decisões não é opcional, mas obrigatória!

Toda vez que aumentamos demograficamente, ficamos grávidos de nova mídia que acaba nascendo depois de um certo tempo para que possamos lidar melhor com o novo Patamar de Complexidade.

A nova mídia vem, assim, com dois objetivos no âmbito da Anatomia das Mídias:

  • Criar novos Canais Midiáticos – para reduzir uma era de escassez e passarmos para a abundância de informação;
  • Criar nova Linguagem Midiática – que nos permite criar novos Macro Modelos Administrativos mais sofisticados.

O problema principal é justamente o que estamos vivendo: a adaptação do Ambiente Social Pré-Revolução Midiática para o Pós, com dois fenômenos em paralelo: Digitalização (da escassez para a abundância da informação) e Uberização ( da Gestão para a Curadoria, que tem novo DNA Administrativo).

Um Ambiente Social com muito mais informação exige alterações emocionais e intelectuais das pessoas, até que depois de algumas gerações consideremos tudo isso “normal“.

Há, em função disso, demanda por criação de conceitos mais abstratos, pois há necessidade de analisar a informação abundante para separar:

  • o que é falso do que não é;
  • como cada nova informação se encaixa no quadro mais geral;
  • E qual é o quadro mais geral que te guia para interpretar os problemas que têm para resolver na vida pessoal e profissional.

Num ambiente de escassez nada disso era emergente e fundamentgal.

Fomos educados, formatados e preparados para Ambiente de Escassez Informacional e é preciso proceder esse processo de Trans + Formação para podermos lidar com mais facilidades neste novo contexto.

O tema tem sido tratado na Oitava Temporada das Leituras Compartilhadas, na leitura do Livro Abundância de Diamandis e Kotler.

E no Programa de Formação Digital Bimodal, com os Módulos Básico e Intermediário.

Veja abaixo a avaliação de um dos formandos do Módulo Básico:

Leave a Reply

WhatsApp chat