Um Profissional de Inteligência Competitiva Digital será, mais ou menos eficaz, conforme a sua capacidade de projetar o futuro.
Podemos definir futuro como “conjunto de fatos relacionados a um tempo que há de vir”.
O tempo que há de vir terá algo do tempo atual e algo que será diferente.
Assim, um cenário futuro será feito de prováveis mudanças e conservações.
O que continua e o que se altera?
Podemos dizer que, por exemplo, que as demandas humanas sempre continuarão.
Comer, beber, se locomover, se informar, conhecer, aprender, trocar, dormir, ir ao banheiro, morrer, nascer, se manter saudável.
(Sim, podemos com a engenharia genética mudar algo nessa direção, mas isso podemos deixar para depois.)
E que se temos demandas permanentes, teremos ofertas permanentes, assim, iremos sempre precisar oferecer algo para atender as demandas acima descritas.
O que se altera, assim, não é nem que haverá demanda e nem oferta, mas justamente COMO resolveremos estas demandas – que é o que se altera.
Podemos chamar, assim, de um jogo de Demanda-Oferta Estrutural, aquilo que é perene. E de Demanda-Oferta Conjuntural, aquilo que é mutante.
Uma escola, por exemplo, é um jogo de Demanda-Oferta Conjuntural, mas a necessidade de EDUCAÇÃO é um jogo de Demanda-Oferta Estrutural.
Assim, podemos dizer que no futuro CERTAMENTE teremos algum modelo educacional, mas não necessariamente podemos imaginar que a escola como é hoje permanecerá.
A escola é filha de alguns fatores:
- do tamanho populacional;
- do acúmulo Tecnocultural disponível (onde se inclui as tecnologias de mídia e as demais);
- do ambiente administrativo (comando/controle) disponível.
Note, assim, que podemos definir alguns fatores que alteram a Demanda-Oferta Conjuntural.
A Educação será eterna, mas poderá ser alterada na oferta, quando aumentamos a população, criamos novas tecnologias e passamos a praticar novos modelos administrativos.
Por tendência, todas as pessoas que pensam educação, por exemplo, são ESCOLOCENTRADOS, pois não conseguem imaginar algo que não seja feito dentro do jogo de Demanda-Oferta Conjuntural disponível.
Dependem desse modelo para viver, foram educados nesse modelos, acreditam nisso, vivem imersos dentro dele e têm dificuldade de enxergar um futuro sem ele.
O papel de um Profissional de Inteligência Competitiva Digital, entretanto, é não se deixar intoxicar por isso.
É conseguir separar o jogo de demanda-oferta estrutural do conjuntural e perceber as variantes para que possa fazer um cenário menos intoxicado.
É isso, que dizes?
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