Feed on
Posts
Comments

A filosofia é o amor a sabedoria. Sabedoria é respeitar as regras da vida, sabendo quando e onde é possível negociar com elas.

Filósofo é, portanto, aquele que sabe lidar com a vida do jeito que ela se apresenta a cada contexto.

Filósofo aprende com a vida e revela sua lógica e regras mais fundamentais.

A filosofia é, assim, criada pelo humano para ser guia, espécie de GPS para definir valores fundamentais pra guiar o Sapiens na sua caminhada.

A filosofia é espécie de STF do pensamento, aonde vamos debater temas mais abstratos, profundos e fundamentais para servir de guia para os indivíduos.

A religião muitas vezes ocupa o papel da filosofia.

A religião, porém, é baseada em algum tipo de dogma, na ligação sempre de alguma entidade do além, com os humanos feitas a partir de psicografia, revelação, envio de um messias, etc.

Religiões têm valores filosóficos? Sim, tem alguns, porém, cada pessoa precisa ser seguidora de determinado livro central, que determina as regras do jogo, que foram definidas por alguém de fora do planeta.

Religiões servem para aplacar determinadas ansiedades humanas, que se mostram contínuas no tempo, justamente por falta de filosofias que as ajudem de forma mais ativa.

Em crises filosóficas, haverá ascensão de religiões e vice-versa.

A filosofia não é inspirada por entidade divina, mas na capacidade que pessoas de carne e osso tem de aprender com a vida e criar valores para que se viva melhor na terra – sem a necessidade de religiões.

Não se pode, entretanto, defender valores fundamentais da cabeça dos filósofos – que seria de laboratório não testados ou comprovados.

Valores filosóficos não testados na história não são filosóficos, pois desprezam a base da filosofia que é amar a vida como ela parece ser.

Se você não aprende com a relação dos nossos antepassados com a vida, está desprezando a experiência que tivemos no tempo.

É um desrespeito à vida e aos antepassados, que não eram burros. Fizeram o melhor possível dentro do contexto que tinham.

Você ignora a vida e quer impor a ela o seu jeito, a sua forma – o que acaba por receber de volta o seu desprezo.

Valores filosóficos inconsistentes são repelidos pela própria vida, não tem jeito.

A vida detesta não ser respeitada e quando isso ocorre responde com raiva, gerando crises de todos os tipos.

Crises são resultados de ações humanas, que foram  desrespeitosas com a vida.

Um filósofo, assim, não pode criar os valores que deseja para a vida, pois estará não mais amando-a, mas querendo impor a ela o seu desejo.

A vida é espécie de cavalo indomável, que em raros momentos permite ser montada, desde que com muito cuidado e respeito.

O filósofo, amante da vida, procura, assim, traçar valores fundamentais, respeitando o que a vida nos ensinou mais relevante no passado e pode ser perpetuado no tempo.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat