Feed on
Posts
Comments

Como vimos aqui a espécie tem na sua essência movimento do Pêndulo Civilizacional (centralização/descentralização).

O item principal é a capacidade humana de aumentar a taxa de autonomia de pensamento para promover a descentralização. Quando ela é baixa, tende à centralização. Quando é maior, tende à descentralização.

Saltos demográficos, por exemplo, geram redução da autonomia de pensamento na sociedade.

Nascem muitas pessoas, não se consegue informá-las/educá-las para que consigam ter melhor qualidade de decisão, baseada em lógica, dados econômicos e históricos, com domínio mais apurado do idioma.

E se inicia ciclo de aumento de dependência das pontas a determinado centro, que vai gradualmente tomando a decisão pelas pessoas por necessidade destas.

Aumentos demográficos, assim, reduzem a taxa de autonomia de pensamento local, regional ou mundial e isso nos leva à demanda por ciclos centralizadores.

Assim, o movimento centralizador é a primeira resposta humana a aumentos demográficos, pois haverá o apelo para que se aumente a centralização para coordenar o conjunto de demandas.

A descentralização será sempre o segundo movimento, pois haverá, no longo prazo, a demanda por soluções mais flexíveis, mais participativas, mais diversificadas.

E isso vai gerar, lentamente, a demanda por descentralização.

Existem  dois possíveis movimentos para que o aumento gradual da autonomia de pensamento em maior escala e respectiva descentralização social de determinado país, região ou globo:

  • movimento cultural/educativo – feito de forma coordenada, no médio e longo prazo;
  • movimento midiático descentralizador – feito de forma aleatória, no curto e médio prazo.

Hoje, vivemos na sociedade, no Brasil em particular, o fim de uma Era Centralizadora dos Meios Eletrônicos, resposta dada para o salto demográfico dos últimos 100 anos de 30 para 210 milhões.

Houve movimentos centralizadores, que se aproveitaram dessa baixa autonomia de pensamento para prosperar. Não houve movimento educativo, que aumentasse a autonomia de penamento.

Porém, a chegada de nova mídia descentralizadora permitiu que isso fosse feito pelo viés midiático, criando ciclo descentralizador.

Um fenômeno local e mundial, que terá fortes reflexos no globo nas próximas décadas.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat