Feed on
Posts
Comments

Uma sociedade que não se comunica, vê a realidade de forma mais primitiva.

SUPERPOPULAO

Há um problema de visão e, por sua vez, de ação. Isso nos leva a um problema da qualidade das decisões. Qualidade de decisão pode ser medida na relação de custo benefício. Uma qualidade melhor nos leva a um custo menor e um benefício maior e vice-versa.

O problema de uma mídia concentrada é justamente as tomadas de decisões da espécie por cada vez menos gente dentro das organizações, reduzindo a diversidade do olhar e do agir.

Há, ao final de um ciclo cognitivo (espaço enter duas RCs), portanto, um déficit de diversidade, que faz com que as organizações tomem decisões cada vez com qualidade cada vez mais baixa.

Uma Revolução Cognitiva traz novas ferramentas de participação de massa.

superpopulação

Estas tecnologias permitem um empoderamento cognitivo e afetivo de cada cidadão que passa a se capacitar para influenciar mais e ganha ferramentas para que isso seja feito. Assim, ganhamos uma sofisticação maior na tomada de decisões.

Foi o que aconteceu com a RC Impressa, que nos legou a sociedade moderna, empoderada pela massificação da escrita que permitiu organizações com melhor qualidade de decisão, se comparada as anteriores.

E piores se comparadas as que estamos criando pós-RC Digital.

A participação de massa, assim, não é inventada pela Internet, mas é aperfeiçoada por ela.

Há uma crise da participação de massa com a concentração de mídia e o aumento demográfico.

Há uma perda radical de diversidade do mundo.

superpopulac3a7c3a3o2 (2)

E a tomada de decisões fica cada vez mais concentrada na mão de centros cada vez mais narcisistas e absolutos.

Saímos, assim, de uma baixa taxa de participação de massa, dentro dos limites tecnológicos que temos e começamos um desafio de expandir esses limites, a partir da latência que existe e empoderados pelas novas ferramentas disponíveis.

O grande salto que temos hoje é a capacidade que os algorítimos, dentro das Plataformas Digitais Colaborativas, permitem em criar ambientes mais sofisticados de participação de massa.

Conseguimos nestes ambientes melhores benefícios,  com menores cursos, pois conseguimos justamente aumentar a diversidade, reduzindo o gap de percepção da realidade.

É isso, que dizes?

Leave a Reply

WhatsApp chat