Feed on
Posts
Comments

Vejamos a tabela abaixo:

modelo_mental

  • Note que existe no computador uma área acessada apenas por hiper-especialistas, que são os códigos de máquina.
  • É ali que as peças se entendem entre si.
  • Por sobre elas, temos um sistema operacional que “conversa” com os códigos de máquina e permite que sejam desenvolvidos aplicativos. Ou seja, o sistema operacional é a ponte entre as peças físicas do computador e os aplicativos.
  • E os aplicativos fazem a “ponte” entre o sistema operacional e os registros, que são o resultado final de um computador, para o qual foi criado.

Podemos dizer que o pensamento humano tem as mesmas camadas.

15-510x382

Vou chamar de Cosmovisão Cognitiva Básica aquele tipo de linguagem muito próxima à plástica cerebral, que é influenciada pelas tecnologias cognitivas de plantão.

Há, assim, influências na nossa Cosmovisão Cognitiva Básica quando há mudanças de tecnologias cognitivas, por sermos uma tecno-espécie e alterarmos nossa cultura diante da tecno-ecologia ainda mais mudanças nas ferramentas que dão suporte e empoderam o cérebro.

Podemos dizer que a espécie humana sofre mutações cognitivas, quando o ambiente cognitivo é alterado. Esse movimento é independente e voluntário, pois o cérebro tem uma função voluntária diante dos ajustes da plástica cerebral para lidar com as novas tecnologias.

Há sentimentos e pensamentos que passam a ser possíveis, ou estimulados, em função destas mudanças.

cerebro-2013-06-12-size-598-510x287

A partir daí, há uma mudança gradual, não mais voluntária, mas impulsionada por “especialistas”, no caso filósofos, que passam a criar novas Cosmovisões Filosóficas, que vão criar as bases para o que vem a seguir:

  • Cosmovisões teóricas;
  • Cosmovisões metodológicas e Tecnológicas.

Assim, o que estou defendendo é que Revoluções Cognitivas, pela ordem:

  • – Alteram o cérebro e provocam mudanças involuntárias na forma de ver o mundo de dentro para fora;
  • – Que isso é captado por filósofos, que, diante de novas perspectivas e nova forma de sentir e pensar, sugerem novas cosmovisões filosóficas;
  • – Que levam a mudanças das Cosmovisões teóricas e tecnológicas.

Vivemos neste momento a chegada da primeira etapa, na qual há uma primeira geração já com o processo de mutação cognitiva em curso, pós-Internet colaborativa, e uso intenso de computadores e, principalmente, equipamentos móveis.

E que a seguir iniciaremos, como tem feito Lévy e vários outros, o processo de criação de novas Cosmovisões.

É isso, que dizes?

One Response to “As 4 camadas da cosmovisão humana”

Leave a Reply

WhatsApp chat