Feed on
Posts
Comments

Há dois grandes erros das organizações analógicas.

Ponte A Konder

O primeiro é não conseguir enxergar a mudança cultural radical que estamos vivendo na sociedade.

O que as coloca em um processo de alto risco, de ver surgir um novo concorrente, que consegue introduzir uma nova cultura cognitiva, mais eficaz, com uma relação de custo/benefício muito superior à atual.

Aquelas que conseguem enxergar algo nessa direção, procuram implantar a nova cultura de dentro para dentro, o que torna o processo complicado e difícil.

Experiências demonstram quem quando temos duas culturas radicalmente distintas, é preciso criar áreas separadas, da atual produção e da experimentação da nova cultura.

O motivo é simples.

A cultura implantada é fortemente arraigada e tem uma força muito grande de atração para que nada a altere.

O ser humano é medroso e zela pela sua sobrevivência.

Qualquer novidade é visto como um risco pela maioria.

Além disso, a nova cultura, sendo radicalmente distinta, precisa trabalhar em uma área completamente “desintoxicada” para poder provar o seu mérito e ser mais eficaz.

  • – mudanças tecnológicas radicais pedem esse tipo de projetos, como foi o desenvolvimento do Kindle pela Amazon;
  • – ou o projeto de introdução do capitalismo na China Comunista nas zonas de livre comércio.

DSC01-2

Tal projeto tende a ter uma relação de custo/benefício melhor do que a implantação de uma cultura radicalmente distinta dentro da estrutura da organização.

O problema é que novas culturas assustam e criam rejeições principalmente nos estrategistas das organizações, que, na sua maior parte das vezes, tendem a um certo conservadorismo.

O problema da cultura digital é que ela é vista como uma continuidade e não uma ruptura organizacional.

Acredita-se que a chegada das Plataformas Digitais Colaborativas, a grande novidade da Internet para as organizações, não são processos (r)evolucionários, mas sim evolucionários.

E procura-se misturar as duas culturas com resultados problemáticos.

Por causa dessa dificuldade de percepção, o investimento para esse tipo de projeto entra na escala dos operacionais.

gcom_pontes_antigas_03

E quando se fala em zonas de inovação separadas, com custos separados e equipe separadas, isso não é bem absorvido, pois não se acredita que a mudança é tão radical.

A experiência que tenho vivido com os primeiros projetos ao implantar essa metodologia de zonas separadas têm esbarrado justamente no investimento.

Ou seja, já conseguimos entender que é necessária a separação, mas falta o investimento para que esses projetos sejam feitos de forma completamente separada, com verba e equipe exclusivas, distantes dos processos atuais.

24cse3k

O processo é longo.

É isso, que dizes?

One Response to “Como fazer a migração de culturas radicalmente distintas?”

  1. […] Isso não pode ser feito dentro da atual sala de aula, mas em espaços separados, em uma metodologia própria de migração de culturas radicalmente distintas. […]

Leave a Reply

WhatsApp chat