Feed on
Posts
Comments

Assim, quando criamos uma nova tecnologia ampliamos os limites culturais da sociedade!

Fiz este áudio e este texto complementa as reflexões.

A REDOMA TECNO-CULTUAL
https://www.youtube.com/watch?v=RRFDMw9-X-M&feature=youtu.be

O ser humano é uma tecno-espécie que tem limites culturais impostos por barreiras tecnológicas, quebradas as barreiras, quebra-se alguns limites culturais.

Vejamos estas figuras abaixo.

LIMITES_TECNOLOGICOS

 

É importante perceber que somos uma Tecno-espécie e vivemos em redomas tecnológicas. Nossa cultura, forma de agir e pensar, depende das possibilidades oferecidas pelas tecnologias.

Ou seja, se tenho um carro que anda a 60 KM vou criar uma cultura limitada a esse limite, que pode ser alterada se conseguir um que anda a 120 KM, pois a forma de pensar e agir sobre viagem, tempo e espaço, vai ser alterada.

Assim, quando criamos uma nova tecnologia ampliamos os limites culturais da sociedade!

 

LIMITES_TECNOLOGICOS2

Uma nova tecnologia traz, então, uma área de expansão cultural, pois havia limites humanos que esbarravam em limitações tecnológicas, que passam a não existir mais.

É fundamental compreender que não é a tecnologia que muda a sociedade, mas é a possibilidade de expansão cultural, que será utilizada por aqueles que conseguem superar a barreira de pensamento e começar a experimentar as novas tecnologias para mudar a cultura.

Todos os modelos organizacionais sociais, políticos e econômicos são tecno-culturais e estão sujeitos às barreiras tecnológicas de maneira geral e, em particular, profundamente influenciados pelas Tecnologias Cognitivas, que alteram a forma de troca humana.

É isso, que dizes?

One Response to “A redoma tecno-cultural”

Leave a Reply

WhatsApp chat