Feed on
Posts
Comments

Quando criamos a possibilidade de que cada um pode resolver o micro-problema pela sua própria iniciativa, começamos a dividir a complexidade em uma sofisticada rede produtiva em que um planta, o outro colhe, o outro distribui, mais um transforma e todos nós consumimos.

Muita gente acha que a livre iniciativa é algo do demônio.

eu_amo_a_livre_iniciativa_png_t_shirt-r47e00285f81f4c5f9105c016ccd41e59_8nhl3_512

Não é.

Quando saímos da Idade Média nossa espécie queria crescer e sair de uma série de limites que tínhamos.

A grande contribuição dos liberais, que queriam a liberdade, era de apontar a iniciativa de cada indivíduo como o grande pilar para resolver nossos problemas de complexidade.

Note que aluta contra a  complexidade humana é diária e, por isso, é tão importante que possamos contar com uma rede produtiva mais ágil possível.

Quando criamos a possibilidade de que cada um pode resolver o micro-problema pela sua própria iniciativa, começamos a dividir a complexidade em uma sofisticada rede produtiva em que um planta, o outro colhe, o outro distribui, mais um transforma e todos nós consumimos.

Obviamente, que essa base gera soluções para a complexidade e injustiças.

d1e6f6b822c49e69475ea6ff4d084957

O problema é que a rede distribuída produtiva se mostrou no tempo a melhor saída para lidar com a complexidade, que pode ser melhorada e aperfeiçoada.

Todas as tentativas de abagar a livre iniciativa, que é a melhor saída que tivemos diante da complexidade, nos levou a sérios problemas de abastecimento.

A outra alternativa seria um planejamento central ou seja a iniciativa monitorada por um centro.

Aprendi que quanto mais gente tivermos no planeta, mais complexo tem que ser o sistema produtivo e mais liberdade é preciso dar para as pontas.

Há desvios na livre iniciativa e isso precisa ser corrigido dentro de um ambiente de tensões e debates, que é a democracia, que deveria dar espaço para que o ambiente produtivo se aprimore e seja um produtor de menos injustiças e sofrimentos.

O problema é que os movimentos anti-sistemas acreditam que o sistema produtivo é algo simples e fácil de ser criado.

lucros

Não é.

Uma rede produtiva demora décadas para se estruturar e quando entra em crise gera crises de entrega, de abastecimento. Uma rede descentralizada precisa ser cada vez mais descentralizada, pois ela é a indutora de complexidade demográfica, pois mais gente pode ser atendida e, ao mesmo tempo, ela é demandante que mais e mais seja complexa e diversificada.

E para isso surgem novas tecnologias que permitem esse desafio, como é o caso das Tecnologias Cognitiva, que permitem novar formas de troca.

Descentralizar sem perder a capacidade de entrega.

Essa é a base do colaboracionismo.

 

One Response to “A livre iniciativa é o que permite a rede descentralizada”

  1. Gostei. Quero substituir o site http://www.renascebrasil.com POR site de rede digital atraves de plataforms q me permita criar ferramenta de rede distributiva, nao centralizada e horizontal, aonde os membros, responsaveis unicamente POR suas paginas e iniciativas proprias e com adesoes espontanea possam propor acoes e eventos sem representarem envolvimento do site em si. Em outras palavras, sem que jamais o site seja a rede de pessoas. Ou seja, o site nao estara representando is membros, nem vice-versa.

Leave a Reply

WhatsApp chat