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Defini assim esse novo conceito:

Unidade menor no qual um registro de ideias se utiliza para ser armazenado e/ou se propagar.

Temos dois tipos de moléculas no ato cognitivo:

moleculas2

 

 

  • A Molécula Cognitiva do Armazenamento – é a unidade menor onde podemos armazenar os códigos que podem depois ser transformados em ideias;
  •  A Molécula Cognitiva da Transmissão – é a unidade menor onde podemos transmitir os códigos que podem depois ser transformados em ideias.

Exemplos?

  • No livro impresso, por exemplo, os Códigos Cognitivos são armazenados nas mesmas moléculas de transmissão;
  • No CD, mesma coisa, os códigos cognitivos são armazenados nas mesmas moléculas de transmissão.

Podemos dizer que há um agregamento do uso das moléculas cognitivas. A mesma molécula utilizada para armazenar é utilizada para transmitir.

Um programa de rádio ao vivo temos também essa similaridade, pois a mesma molécula é utilizada. Em um programa gravado isso não acontece, pois é preciso “salvar” o código em um determinado meio armazenador e recuperá-lo para transmitir.

O que nos dá a seguinte classificação:

moleculas3

 

E aí podemos apresentar alguns exemplos:

moleculas4

Note que no caso de um livro a transmissão e o armazenamento se dá na mesma Molécula Cognitiva, ou seja, se armazena no mesmo lugar que se transmite, não são dois lugares separados.

O mesmo acontece com um CD que se tem o código impresso em uma mídia, que será distribuída dentro do próprio produto.

Podes arranjar um nome para isso, provisório, tal como:

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  • Canal de transmissão monocelular;
  • Canal de transmissão multicelular.

O livro e um CD é Monocelular, pois o mesmo meio de armazenamento é o da transmissão.

E isso tem impacto na rede de distribuição do mesmo, pois não se pode dissociar o armazenamento da distribuição, pois o elemento cognitivo é inseparável.

Um livro é ao mesmo tempo que uma peça de códigos armazenados é um pacote de transmissão.

Vejamos o quadro completo abaixo:

moleculas6

Estas seriam todas as etapas de um ato cognitivo, agora vejamos como ficaria um livro ou um CD, que seria Monocelular:

moleculas7

 

Note que o livro é ao mesmo tempo o elemento de armazenamento é o de transmissão.

Isso nos dá bons elementos quando formos trabalhar com canais de distribuição, pois:

 

  • quando temos um ato cognitivo baseado em um registro monocelular, o armazenamento será igual ao canal de distribuição. E vice-versa.
  • quando temos um ato cognitivo baseado em um registro multicelular, o armazenamento será diferente do canal de distribuição.

Isso fará muita diferença nos dos impactos de uma Revolução Cognitiva no setor terciário cognitivo.

É isso, que dizes?

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