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Mudanças estão acontecendo e precisamos entender o principal.

O modelo atual é o seguinte:

problema1

 

 

Os problemas estão longe do ambiente de ensino, pois eram demorados e dava tempo para os organizadores de conteúdo empacotarem os assuntos para depois os alunos, com os assuntos memorizados se prepararem para resolvê-los.

Havia um controle da inovação, em função do controle das ideias, que permitia que o tempo fosse demorado.

Hoje, com a Canalização Horizontal da Sociedade esse tempo se encurtou.

Além disso, estamos entrando em uma nova Era Cognitiva, que traz:

  • – uma expansão das ideias durante essa primeira etapa;
  • – um novo modelo mental que trará uma revisão dos atuais paradigmas do conhecimento (ver mais sobre isso aqui).

Isso nos leva para um modelo que o problema vai para a sala de aula como objeto de estudo e se constrói junto soluções com os alunos para que se ganhe tempo.

Os novos cidadãos do mundo estão vivendo em um ambiente muito mais líquido e precisarão saber lidar melhor com os problemas.

Além disso, terão que se capacitar para desenvolver o conhecimento em um outro ambiente não mais analógico, mas digital, como vemos na figura abaixo:

problema2

 

Assim, o aprendizado não se dá a partir das teorias para a sala de aula.

Mas da sala de aula que analisa os problemas e vai buscar as teorias que possam ser úteis para melhorar a solução de um dado problema.

Que é a característica iluminista de uma dada época.

Os autores não terão mérito pelo que disseram, mas sofrerão uma revisa, diante dos novos problemas para saber se suas ideias continuam válidas.

Se irão sobreviver no novo Modelo Mental.

Quanto mais um autor conseguiu estar fora do Modelo Mental datado da época, mais chance têm de se manter atual e vice-versa.

É isso, que dizes?

2 Responses to “A mudança radical da Educação na nova Era Cognitiva Digital”

  1. A Educação da Velha Energia estava baseada no Sistema do Poder. Alguns poucos, extraiam a riqueza de tudo que os cercava se utilizando da ignorância de humanos que aceitavam serem escravizados. Esta riqueza acumulada lhes trazia ainda mais poder.
    O Conhecimento (a informação de fora para dentro), que possibilita o despertar da Sabedoria (a habilidade de utilizar o conhecimento para conduzir o fluxo criativo da inteligência anímica de dentro para fora) só era acessível a muito poucos, a partir dos Sábios oriundos das Escolas de Mistérios da antiguidade.
    Hoje o conhecimento, a informação não está mais submetida ao poder das instituições educacionais e sim maravilhosamente distribuída por todos os cantos do planeta, através da internet.
    Não há mais necessidade de se submeter ao poder de um único, ou de um grupo ou de uma filosofia, religião, partido ou até mesmo consciência de massa.
    Cada um pode buscar e encontrar por conta própria conhecimento e informações necessárias à sua individualidade para colocar em ação o fluxo da inteligência, da criatividade fazer sua própria educação de dentro para fora, com autonomia para decidir, escolher e se comprometer com seu verdadeiro Ser, e criar sua própria Sabedoria pessoal.
    Na educação da Nova Energia, não necessitaremos de Professores, Doutores ou Mestres detentores de conhecimentos e capazes de transmití-los para os educandos.
    Precisaremos sim de Tutores, Facilitadores, Empreendedores, Compartilhadores de recursos compartilhados, Produtores de Oportunidades. Pessoas capazes de canalizar os potenciais de cada humano em formação para produzir, criar e se expressar com Sabedoria.

  2. Denise disse:

    As teorias são úteis como forma de conhecimento que nos possibilita uma abertura de análise dos problemas enfrentados no dia a dia. O conhecimento tradicionalista que antes escravizava e atrofiava a mente não permitindo aos educadores uma liberdade de expressão hoje permite um pensamento crítico e reflexivo sobre as situações cotidianas fazendo com que o trabalho educacional aconteça de forma natural e bem instrutiva. Os educadores serão os facilitadores, mediadores do saber numa política educacional que desenvolva todo potencial do educando tornando o crítico, participativo e cada vem mais envolvido com o processo ensino aprendizagem que ocorrerá prazerosamente.

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