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Podemos dizer que a sociedade tem variações nas Taxas de Circulação Horizontal de Ideias.

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  • Antes da prensa, em 1450, a taxa era mais baixa que depois da prensa, pois houve uma redução de custos para que as ideias fossem reproduzidas, criando-se novos canais, que antes o Ambiente Cognitivo não oferecia.
  • Antes da Internet, a taxa era mais baixa que depois da Internet, pois houve uma redução de custos para que as ideias fossem reproduzidas, criando-se novos canais, que antes o Ambiente Cognitivo não oferecia.

A mudança de uma baixa taxa para uma maior provoca mudanças profundas na sociedade e em cada indivíduo.

Um longo período de baixa taxa de circulação de ideias significa um aumento da taxa de um cidadão consumidor de ideias e menos produtor. Isso impacta da seguinte maneira no Circuito de Produção do Conhecimento processo de conhecimento, como vemos abaixo:

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  • O cidadão recebe muita impressão, de fora para dentro, mas não tem como se exprimir, por isso reflete pouco.
  • Tem pouco espaço para a reflexão, pois não terá necessidade de se exprimir, pois há poucos canais.
  • O que, por sua vez, reduz o feed-back.

Há uma baixa capacidade de abstração, pois o circuito de produção de conhecimento é parcial, não sinergético e precário.

Quando temos a Primavera Cognitiva, com a Canalização Horizontal de Canais, aumenta radicalmente o cidadão-produtor, o que exige dele saber lidar mais com a reflexão e o recebimento de Feed-back.

O salto de qualidade educacional que temos que proporcionar nesse novo século é o estímulo, tanto na capacidade de refletir, de se expressar em canais públicos, que permitam feed-back para melhorar mais e mais a sua capacidade de receber novas impressões.

É isso, que dizes?

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